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Vantagens de professores praticarem uma formação contínua

Vivemos em um estado de constante mudança, a tecnologia está se desenvolvendo cada vez mais a cada dia, então também temos que acompanhar essa mudança e desenvolvimento. Desta forma, todos esses desenvolvimentos expandiram nossa capacidade de comunicação com pessoas ao redor do mundo, e as informações estão ao nosso alcance com o clique de um botão. Isso se aplica a todas as áreas de nossas vidas, principalmente as mais tradicionais como a educação.

Embora o acesso à informação tenha se tornado muito mais fácil nos últimos anos, canalizar essa informação e transformá-la em conhecimento exige que os educadores tenham a capacidade de sintetizar e comunicar de forma ampla para evitar a dispersão de assuntos. Nesse cenário, a única forma de se manter atualizado é continuar aprendendo e investindo em si mesmo. Dessa forma, você enriquecerá suas habilidades e conhecimentos, manter-se-á atualizado e avançará em sua carreira.

Neste artigo, vamos entender o que significa formação contínua, sua importância e como ela pode ser benéfica para professores e alunos. Confira!

O que é formação contínua?

A formação contínua pode ser definida como o processo de aquisição constante de novas habilidades e conhecimentos ao longo do tempo. Esse processo permite que os profissionais se desenvolvam pessoal e profissionalmente, abrindo portas para novas oportunidades e atingindo todo o seu potencial.

Esse aprendizado contínuo e vitalício pode ser alcançado de muitas maneiras diferentes, em muitos ambientes. De cursos de pós-graduação a cursos de qualificação online, os professores podem aprimorar suas habilidades e ultrapassar seus limites, podendo até se especializar em outras áreas do conhecimento para obter novas perspectivas em relação à sua formação.

Por que é importante aprofundar sua formação como professor?

A formação contínua é importante para os educadores por várias razões. Primeiro, a forma como os alunos aprendem mudou nas últimas décadas. Os alunos não se sentam mais em filas tradicionais nas salas de aula para receber instruções fornecidas apenas por um professor. Portanto, os professores devem se manter atualizados com as melhores práticas de ensino para atender às necessidades dessa nova geração de alunos.

Com os nativos digitais na sala de aula, a educação tornou-se multifacetada e complexa, e todo educador é responsável por melhorar o desempenho do aluno usando as melhores estratégias de ensino para eliminar as lacunas de desempenho. Nesse cenário, espera-se que os alunos assumam um papel proativo, colaborem, forneçam feedback e autoavaliem seu progresso.

Os professores também precisam entender o mundo em que o aluno está, porque são conhecedores de tecnologia e gostam de mídias sociais, aplicativos e vídeos em ritmo acelerado. Os alunos estão acostumados a receber informações em tempo real e são capazes de processar o conteúdo rapidamente nesta era digital. Os professores devem aprender a adaptar suas estratégias de ensino para atender às necessidades de todos os alunos, incluindo, entre outros, educação especial, alunos superdotados e talentosos.

Além disso, os professores devem continuar seu treinamento para aprender como usar dados de forma eficaz e tomar as melhores decisões instrucionais, além de garantir que o ensino seja consistente com o rigor das diretrizes educacionais. A coleta e análise de dados válidos e confiáveis ​​fornecem aos professores uma base para monitorar o aprendizado dos alunos e a eficácia de suas práticas de ensino.

Quais são os benefícios da formação contínua para os professores?

Para te ajudar a entender a importância da formação contínua para educadores, neste tópico mostraremos alguns dos principais benefícios que essa prática pode trazer para sua vida profissional e pessoal. Ver abaixo.

Maior adaptabilidade

Pessoas com mentalidade de aprendizagem ao longo da vida tratam erros e problemas como parte do processo de aprendizagem, não vendo erros como falhas porque acreditam que trazem novas informações que podem ser usadas para resolver novos problemas ou desafios.

Tratamento mais fácil de problemas inesperados

A capacidade de lidar com diferentes cenários de um professor em formação continuada soma-se aos desafios em sala de aula. Isso ocorre porque os educadores nunca sabem quais perguntas os alunos farão e, por meio de treinamento constante, o aprendizado se torna um hábito regular que se adapta a mudanças imprevisíveis e ações dos alunos. Quanto mais repertório, melhor será quando você sair do piloto automático.

Ao adotar uma mentalidade de aluno e aprender a fazer da autoeducação um hábito diário, você pode aprimorar suas habilidades atuais e desenvolver novas enquanto enriquece sua mente. Quando chega a hora de ajustar, as transições são menos abruptas. Por exemplo, a cultura maker é um processo cada vez mais pesquisado e que vai beneficiar os professores que já estão se atualizando em relação a esse conteúdo.

Inovar para melhorar os resultados de aprendizagem

Na busca por bons cursos voltados para a nova realidade da educação, os educadores estão descobrindo novos métodos criativos de ensino. Nesses cursos, os professores têm a oportunidade de compartilhar experiências para apresentar ideias inovadoras e utilizá-las no ensino. Essa troca permite que eles alcancem melhores resultados do que métodos de ensino ultrapassados.

Agir como modelo para os alunos

Educadores comprometidos com o aprendizado contínuo são um exemplo para seus alunos porque praticam o que ensinam. Isso, por sua vez, incentiva seus alunos a se tornarem aprendizes ao longo da vida. Educadores eficazes fazem isso compartilhando experiências de trabalho durante o processo de aprendizagem.

Por exemplo, um professor de ciências pode falar sobre um projeto ou experimento de ciências feito fora da escola. Um professor de matemática que trabalha em projetos de pesquisa científica pode explicar como medições e cálculos garantem o sucesso do projeto.

Como vimos, a formação contínua não é mais um diferencial, é uma necessidade do professor que deseja se destacar em sua área de atuação, acompanhando as mudanças na forma de instruir e no comportamento docente da nova geração. Cabe às instituições de ensino fornecer aos professores o suporte necessário na busca por essa qualificação, pois quando os professores crescem como profissionais, as instituições ganham na qualidade do ensino.

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