InícioEducaçãoComo aplicar o reforço escolar em sua IE?

Como aplicar o reforço escolar em sua IE?

O reforço escolar é uma atividade muito importante na rotina de uma instituição de ensino, pois é estratégica para o progresso dos alunos em sua aprendizagem. Porém, para que o reforço funcione, ele deve adotar uma metodologia diferente da sala de aula regular e atender cada aluno individualmente.

Qual é o objetivo do reforço escolar?

O reforço escolar é uma atividade voltada para alunos que, por qualquer motivo, não conseguiram aprender determinado conteúdo durante as aulas regulares e apresentam algum tipo de problema de aprendizagem.

Ocorre depois da escola e geralmente oferece assistência individual. Isso significa que permite um acompanhamento mais próximo das peculiaridades de cada aluno. O objetivo do reforço é ajudar o aluno a tirar suas dúvidas, superar suas dificuldades e desenvolver as habilidades previstas no currículo.

A chave para isso é usar uma abordagem diferente do que foi usado anteriormente em sala de aula para dar ao aluno uma nova oportunidade de aprender. Recomenda-se também a utilização de metodologias ativas de aprendizagem, como veremos adiante.

Qual é a diferença entre amplificação, recuperação e recomposição?

Enquanto a remediação ocorre ao longo do ano letivo, após as aulas para auxiliar os alunos com dificuldades de aprendizagem, a remediação ocorre ao final de cada bimestre letivo para auxiliar os alunos que não atingiram a média exigida para aprovação. A recomposição escolar é uma estratégia para preencher lacunas educacionais criadas por uma crise como a pandemia de Covid-19, acelerando o processo de aprendizagem e priorizando o currículo.

Como aplicar o reforço escolar em sua instituição de ensino?

Analise as dificuldades de cada aluno

Antes de iniciar as atividades de planejamento e reforço das aulas, use testes de diagnóstico para identificar os problemas de aprendizagem de cada aluno. Entrevistas com alunos e seus pais ou responsáveis ​​também podem ser úteis.

Forneça assistência personalizada

Não adianta fazer reforço escolar se as atividades forem iguais para toda a turma. O momento de empoderamento é um dos poucos que permite o contato direto e privado entre aluno e professor. Por isso, estimule seus professores a dedicarem um tempo individual a cada aluno, no qual escutem suas dúvidas e os ajudem a realizar as atividades.

Use métodos de ensino ativos

As metodologias ativas de aprendizagem são as mais recomendadas para a fixação do conteúdo processado, pois, segundo a teoria da pirâmide de aprendizagem, requerem a participação ativa dos alunos. Representam também uma forma de diversificar a abordagem de ensino, tendo em conta que provavelmente foram utilizadas metodologias tradicionais no ensino regular.

Exemplos de metodologias ativas incluem seminários, debates, estudos de caso, jogos educativos, resolução de problemas, sala de aula invertida e cultura maker.

Desenvolva um ambiente agradável

Um fator crucial para o sucesso do reforço é a existência de um ambiente acolhedor onde os alunos se sintam à vontade para expor suas dúvidas e dificuldades – algo que nem sempre acontece em sala de aula quando toda a turma está reunida, por timidez ou insegurança. Com um grupo menor de pessoas na sala e até mesmo a possibilidade de conversar sozinho com o professor, esse bloqueio é mais fácil de ser superado.

Para garantir essa abertura, oriente os professores de sua escola a implementar algumas dinâmicas no início das atividades, quebrar o gelo e se mostrar sempre receptivo e simpático!

Incentivar a participação

Alguns alunos têm medo de participar do reforço porque veem essa atividade como punição ou evidência de reprovação acadêmica. Porém, esse recurso nada mais é do que um suporte adicional para o aluno, que tem tudo para ajudá-lo a se desenvolver e aprender ainda mais.

Portanto, ao convidar os alunos para reforço e conversar com os pais ou responsáveis ​​sobre essa necessidade, tome cuidado para não reforçar essa percepção negativa. Em vez disso, explique os benefícios que o reforço trará ao aluno.

Reconheça e parabenize os pequenos progressos

Durante o encontro, é provável que o aluno apresente melhora no aprendizado, seja na leitura, na resolução de problemas matemáticos ou na interpretação de textos. Certifique-se de que os alunos percebam esses avanços e os parabenize por isso.