InícioPais e responsáveisEstratégias eficazes para envolver os pais no dia a dia da escola

Estratégias eficazes para envolver os pais no dia a dia da escola

Atrair e envolver os pais no cotidiano escolar pode ser um desafio para muitos diretores e gestores de instituições de ensino. Com o passar do tempo, muitas famílias podem acabar deixando de participar nas atividades cotidianas escolares, podendo se tornar um problema, pois esse acompanhamento é importante para a formação do aluno e também para fazer com que os pais se sintam parte da comunidade escolar.

Desta maneira, listamos abaixo 5 dicas para fazer com que o envolvimento dos pais no dia a dia da escola aconteça de uma maneira mais dinâmica e interativa, permitindo que a participação ocorra de forma natural. Continue lendo para saber mais a respeito!

Comunicação aberta

Ouvir e se sentir ouvido é uma das melhores formas de criar laços nas relações interpessoais.

Não é necessário que a comunicação seja diária, mas ela precisa ser regular, pois dessa forma você conquista a confiança da família, fazendo com que eles se sintam à vontade para realizar qualquer solicitação, tirar dúvidas e até mesmo agradecimentos.

Eventos familiares

Incentivar a participação dos pais em eventos culturais ou escolares, permite que eles passem a desenvolver um “senso de pertencimento” com a instituição. Festas, exposições, feiras do livro, feriados, entre outras, são eventos que podem incentivar a formação de uma rede de contatos e apoio.

Entre essas vantagens, pode facilitar a obtenção de informações sobre o currículo, métodos de ensino e outros aspectos importantes do trabalho escolar, além de ver em primeira mão, as habilidades e conhecimentos que as crianças adquiriram, bem como entender as expectativas, desafios, valores e a compreensão das metas da escola.

Voluntariado dentro da escola

A integração voluntária entre a família e a escola é um momento para gerar oportunidades onde os pais possam se voluntariar em atividades dentro da escola, como excursões, aulas de artes, festas de aniversário, projetos de jardinagem, entre outros. Permitindo que eles participem ativamente da educação dos filhos e conheçam melhor o ambiente escolar.

O que a escola ganha com isso? Para pais ansiosos, pais de primeira viagem, que possuem receio de deixar filhos mais novos (principalmente bebês), essa é uma excelente oportunidade de tranquilizá-los e até mesmo garantir o fechamento de matrículas.

Palestras e workshops

A distribuição de conhecimento e a aproximação escolar pode contribuir para um ensino de melhor qualidade para todos. Uma forma de aproximar a família de palestras ou workshops é por temas que sejam relevantes e do interesse dos responsáveis e seus filhos. Aqui estão algumas ideias que podem ser benéficas: saúde mental, benefícios do uso da internet, novas abordagens na educação e como auxiliar os filhos durante o ano letivo.

Alunos cujos pais estão envolvidos em suas vidas escolares tendem a ter melhor desempenho acadêmico, maior autoestima e melhor comportamento.

Caixa de sugestões

As caixas de sugestões proporcionam aos pais um canal direto para expressar suas ideias, preocupações e sugestões relacionadas à educação de seus filhos, promovendo um senso de participação e envolvimento ativo dos pais na vida escolar dos alunos.

Com essas sugestões, a escola pode adaptar suas práticas e políticas de acordo com as necessidades e expectativas da comunidade escolar. Essa cultura de colaboração entre pais e escola cria um ambiente favorável ao desenvolvimento acadêmico e emocional dos estudantes, onde todos se sentem parte do processo educacional.