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Os principais conceitos de gestão escolar

Os assuntos apresentados neste artigo são considerados recentes em grande parte das escolas do país, porém vem ganhando muita atenção dos profissionais da área de educação. O conceito de gestão escolar envolve diversas questões do ambiente estudantil que devem sempre estar nas pautas de discussão.

A gestão escolar é uma forma de administrar a escola por inteiro. Isto quer dizer que a boa gestão está na busca por atender as exigências de todos os setores envolvidos. Desde os funcionários, estrutura física do prédio, até em relação ao contato com os pais e alunos, e o clima destes com o ambiente educacional. Para que se tenha um ambiente saudável financeiramente e socialmente, cada peça deste quebra cabeça deve ser tratada com igual relevância.

Além dos quesitos internos, é preciso adequar a escola ao que é importante para cada indivíduo. Ou seja, os educadores têm a importante missão de formar cidadãos íntegros, de opinião, críticos sobre a realidade em que vivem e ainda os auxiliarem no desenvolvimento de suas habilidades e competências, sejam elas naturais ou aprendidas com o passar do tempo.

Com certeza não são tarefas fáceis, contudo, são de extrema necessidade para o desenvolvimento de uma sociedade funcional. Dessa forma, a gestão escolar procura oferecer todo o suporte necessário ao aluno e também aos professores e demais funcionários do corpo estudantil, para que todos possam caminhar na mesma direção e obter bons resultados durante e no final do processo.

Existem três conceitos principais dentro da abordagem de gestão de pessoas. Elas são conhecidas como: gestão administrativa, gestão pedagógica e a gestão de recursos humanos. O funcionamento dessas três áreas é de forma integrada, na qual todas se comunicam entre si. Acreditamos que pode ser pertinente adicionar mais um tópico importante para o conceito de gestão escolar: a gestão financeira. O cuidado com a parte financeira de qualquer negócio é imprescindível, independente se o objetivo final seja o lucro ou apenas a manutenção da instituição. O que não é o caso da maioria das escolas.

Nos próximos tópicos cada tipo de gestão será apresentado individualmente para melhor entendimento das áreas, como atuam dentro da escola e a importância que têm. Estes são conhecimentos necessários para ajudar, e muito, no entendimento da relação com as pessoas dentro da instituição. Além disso, o uso prático destes conceitos trarão excelentes resultados para a escola como um todo.

 

1 – Conceito de gestão escolar: Gestão Administrativa

A gestão administrativa é a parte mais burocrática do negócio escolar, assim como em grande parte dos negócios em geral. Aqui o gestor terá que olhar para as questões que envolvem a estrutura, condições, organização física e legal do ambiente. Os responsáveis administrativos têm que ter uma visão macro da organização.

Sobre a estrutura em si, é preciso investigar se há a necessidade de fazer algum tipo de reforma no prédio e salas de aula; observar as carteiras, mesas, cadeiras, lousas, livros, bebedouros, banheiros e demais áreas. Verificar qual o estado em que se encontram e trocar/reformar caso haja a necessidade.

Equipamentos de som, televisores e computadores devem sempre ser testados para que não aconteça nenhum problema quando forem usados, principalmente no momento da aula. É desagradável para o professor planejar uma aula em multimídia e na hora o equipamento não funcionar. A manutenção deve ser uma constante na rotina dos funcionários. Pode sair mais barato, e menos trabalhoso manter a manutenção de equipamentos, móveis e alvenaria em dia, do que estar sempre repondo o que já não tem mais conserto.

No campo institucional, a gestão escolar terá presença marcada em sua atuação. Porque existem as leis que regem os direitos e deveres de cada cidadão, sendo de extrema importância o gestor conhecê-las para poder colocar em prática o que está disposto nas leis.

A administração da escola também fica encarregada de cuidar dos recursos financeiros e dos gastos do ano. Saber controlar o dinheiro que entra e distribui-lo adequadamente nas necessidades do local, é essencial para uma boa gestão financeira. Vamos falar mais sobre isso no tópico de Gestão Financeira.

A inadimplência de alunos não são toleráveis e terão que ser vistas pela administração da instituição. Os problemas que esse tipo de contratempo pode gerar são diversos, acarretando complicações não apenas para a escola, mas também ao próprio aluno. Para contornar esse tipo de situação, medidas devem ser tomadas o quanto antes, mas sempre mantendo o máximo possível de discrição, com o intuito de não causar constrangimentos às crianças ou adolescentes.

Todas as estratégias de atuação das práticas escolares e demais informações administrativas devem estar presentes no Plano Político Pedagógico de Gestão Escolar e descritas no Regime Escolar.

 

2 – Conceito de gestão escolar: Gestão Pedagógica

Dentre os pilares da gestão escolar, a pedagógica é considerada a mais fundamental e significativa. A gestão pedagógica tem o intuito de dar atenção maior para área de educação, em outras palavras, da escola propriamente dita, e da parte educacional.

Este é o espaço em que os profissionais se reúnem para discutir melhor quais os objetivos específicos e gerais em relação aos métodos de ensino e aprendizagem dos alunos. A definição da abordagem da prática leva em consideração os objetivos estabelecidos e o perfil daquele público com o qual irão trabalhar. São elaborados os conteúdos curriculares, assim como são traçadas as metas para o ano vigente.

Outra função dentro da gestão pedagógica é a de fazer o acompanhamento e a avaliação de rendimento do que foi planejado anteriormente. Dentro das estratégias, objetivos e metas, verificar se foi possível alcançar bons resultados. Caso ocorra o contrário, entender os motivos que levaram a um não aproveitamento total desses requisitos.

Também é feita a avaliação do desempenho escolar durante todo o ano letivo dos alunos, dos professores e dos demais funcionários que compõe a esquipe escolar. Olhar sempre para o todo da instituição, e não apenas para suas partes isoladas.

As especificidades sobre o que se espera de cada área são descritas dentro do Regime Escolar, incluídas no Projeto Pedagógico e apresentadas aos integrantes da instituição, a fim de que todos tomem conhecimento de suas atribuições nesse ambiente e durante um ano de convívio.

O papel de diretor dentro da escola é essencial, principalmente quando o assunto envolve a gestão pedagógica. Ele é considerado o responsável por levar o campo pedagógico rumo ao sucesso, ou fracasso. Este caminho é percorrido com o apoio do Coordenador Pedagógico, que irá ajudar na elaboração e aplicação dos projetos e planos.

 

3 – Conceito de gestão escolar: Gestão de Recursos Humanos

Vista por muitos como o campo mais sensível dentro da gestão escolar, os recursos humanos possuem o objetivo de trabalhar com os relacionamentos entre pessoas, de forma direta, dentro da instituição.

É uma área que requer muita atenção, já que é desafiador manter várias pessoas trabalhando, motivadas e satisfeitas, sem nenhum problema ou obstáculo pelo caminho. Saber contornar as dificuldades e as complicações da convivência cotidiana e das relações entre os sujeitos é realmente uma tarefa para poucos.

Se faz necessário a constante buscar por manter o diálogo aberto, e um bom relacionamento com os alunos, professores, equipe de funcionários da escola e pais ou responsáveis. Grande parte dos problemas dentro de uma instituição ocorrem devido a uma má comunicação, ou até mesmo por falta de informações sobre determinado assunto.

A respeito dos funcionários, o gestor de recursos humanos deve procurar fazer com que se sintam bem dentro do ambiente profissional. Deve-se ter em mente que é no trabalho que passamos a maior parte de nosso dia, então é de suma importância que esse seja um espaço saudável. As vitórias e os fracassos devem ser compartilhados com o time pedagógico, para que assim possam se sentir os responsáveis pelo resultado obtido no final.

 

4 – Conceito de gestão escolar: Gestão Financeira

Para finalizar, vamos falar um pouco sobre o quarto componente que acrescentamos aos conceitos de gestão escolar, a gestão financeira. Ela é a base que vai sustentar toda a estrutura pedagógica de qualquer instituição de ensino, dando condições para que as metas saiam do papel. Por conta disso, os recursos escolares têm de ser geridos da maneira mais profissional possível.

É necessário que a gestão das finanças seja realizada com competência, para que as contas consigam se manter equilibradas. Quem tem conhecimento do fluxo de uma instituição de ensino sabe que seu gerenciamento é mais complicado que muitos negócios comerciais

Quando a escola sofre com problema de capital de giro, pode ser necessário sacrificar sua qualidade pedagógica, e essa decisão recai no bem-estar do corpo docente e dos alunos. Ao se tratar da gestão financeira escolar, é importante considerar que se deve ter uma gestão preditiva, e não reativa. Educar é um ato continuo, e o aporte de recursos deve ser fundamentalmente garantido. O que só acontece quando a saúde financeira está indo bem.

O processo de definir as metas do ano letivo não é uma tarefa fácil, elas devem ser desafiadoras, mas não podem deixar de ser realistas para que não acabem desestimulando os professores e funcionários. Da mesma forma deve acontecer com as metas financeiras da escola. É preciso estar sempre correndo atrás para garantir o aumento da renda, mas sem fazer com que isso desvie a prioridade de educar.

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