Principais conceitos de gestão escolar
Close
Principais conceitos de gestão escolar
Redação Connect Escolas
/ Categories: Gestão Escolar

Principais conceitos de gestão escolar

O assunto apresentado neste artigo é considerado algo recente nas escolas do país, porém vem ganhando muita atenção dos profissionais da área de educação, pois envolve diversas questões do ambiente escolar que devem sempre estar sendo discutidas.

A gestão escolar é uma forma de administrar o todo da escola. Isto quer dizer que a gestão buscar atender as exigências de todos os setores que envolvem essas práticas, desde funcionários, estrutura física da escola até em relação aos pais e alunos e o clima destes com o ambiente educacional.

Além disso, é preciso adequar ao que a sociedade impõe para cada indivíduo. Ou seja, os educadores têm a missão de formar cidadãos íntegros, de opinião, críticos sobre a realidade em que vivem e ainda o auxiliar no desenvolvimento de suas habilidades e competências, naturais e aprendidas com o passar do tempo.

Com certeza não é uma tarefa fácil, contudo, é necessária. Dessa forma, a gestão escolar procura oferecer todo esse suporte ao aluno e também ao professor e demais funcionários, para que todos possam caminhar na mesma direção e obter bons resultados durante e no final do processo.

Existem três conceitos principais dentro da abordagem de gestão de pessoas. Elas são conhecidas como: gestão administrativa, gestão pedagógica e a gestão de recursos humanos. O funcionamento dessas três áreas é de forma integrada, na qual todas se comunicam entre si.

Nos próximos tópicos cada tipo de gestão será apresentado para melhor entendimento das áreas, como atua dentro da escola e a importância que tem. É preciso ter esse conhecimento porque ajudará e muito na relação com as pessoas dentro da instituição e com certeza trará excelentes resultados para a escola como um todo.

1 – Conceito de gestão escolar: Gestão Administrativa

Essa á a parte mais burocrática dessa história. Aqui o gestor terá que olhar para as questões que envolvem a estrutura, condições e organização física e também legal do lugar.

É preciso investigar se há a necessidade de fazer algum tipo de reforma no prédio e salas de aula; observar as carteiras, mesas, cadeiras, lousas, livros e demais objetos qual o estado em que se encontram e trocar caso aja a necessidade. Equipamentos de som, televisores e computadores devem sempre ser testados para que não acontece nenhum problema quando forem usar.

No campo institucional, a gestão escolar terá presença marcada em sua atuação. Porque existem as leis que regem os direitos e deveres de cada cidadão, sendo de extrema importância o gestor conhecê-las assim para poder colocar em prática o que está disposto nas leis.

A administração da escola também fica encarregada de cuidar dos recursos financeiros e dos gastos do ano. Saber controlar o dinheiro que entra e distribui-lo adequadamente nas necessidades do local, é essencial para uma boa gestão financeira.

Inadimplências de alunos não são toleráveis e terão que ser vistas pela administração da instituição. Os problemas que esse tipo de contratempo pode gerar são diversos, acarretando complicações não apenas para a escola, mas também ao próprio aluno. Para contornar esse tipo de situação, medidas devem ser tomadas o quanto antes.

Todas as estratégias de atuação das práticas escolares e demais informações administrativas devem estar presentes no Plano Político Pedagógico de Gestão Escolar e descritas no Regime Escolar.

2 – Conceito de gestão escolar: Gestão Pedagógica

Considerada dentre as três a mais fundamental e significativa, a gestão pedagógica tem o intuito de dar atenção maior para área de educação, em outras palavras da escola, propriamente dita, e da parte educacional.

Aqui, os profissionais se reúnem para discutir melhor quais os objetivos específicos e gerais em relação aos métodos de ensino e aprendizagem dos alunos. A definição da abordagem da prática leva em consideração os objetivos estabelecidos e o perfil daquele público com o qual irão trabalhar. Os conteúdos curriculares são elaborados e as metas para o ano são traçadas.

Outra função dentro da gestão pedagógica é a de fazer o acompanhamento e a avaliação do rendimento do que foi planejado anteriormente. Dentro das estratégias, objetivos e metas verificar se foi possível alcançar bons resultados, caso o contrário, entender os motivos que levaram a um não aproveitamento total desses requisitos.

Também é feita a avaliação do desempenho escolar durante todo o ano letivo dos alunos, dos professores e dos demais funcionários que compõe a esquipe escolar. Olhar sempre para o todo da instituição, e não para suas partes isoladas.

As especificidades sobre o que se espera de cada área são descritas dentro do Regime Escolar, incluídas no Projeto Pedagógico e apresentadas aos integrantes da instituição, a fim de que todos tomem conhecimento de suas atribuições nesse ambiente e durante um ano de convívio.

O papel de diretor dentro da escola é essencial, principalmente quando o assunto envolve a gestão pedagógica. Ele é considerado o responsável por levar o campo pedagógico rumo ao sucesso, ou fracasso; e recebe o apoio do Coordenador Pedagógico que irá ajudar na elaboração e aplicação dos projetos e planos.

3 – Conceito de gestão escolar: Gestão de Recursos Humanos

Vista por muitos como o campo mais sensível dentro da gestão escolar, os recursos humanos possuem o objetivo de trabalhar com os relacionamentos entre pessoas, de forma direta, dentro da instituição.

Este fato ocorre por conta de que não é fácil manter várias pessoas trabalhando motivadas e satisfeitas, sem nenhum problema ou obstáculo pelo caminho. Saber contornar as dificuldades e as complicações do cotidiano e das relações entre os sujeitos é realmente uma tarefa para poucos.

É necessário buscar manter o diálogo e um bom relacionamento com os alunos, professores, equipe de funcionários da escola e pais ou responsáveis; pois grande parte dos problemas dentro de uma instituição ocorrem devido a uma má comunicação ou até mesmo por falta de informações sobre determinado assunto.

A respeito dos funcionários, o gestor deve procurar fazer com que se sintam bem dentro do ambiente profissional. As vitórias e os fracassos devem ser compartilhados com o todo escolar, para que assim possam se sentir os responsáveis pelo resultado obtido no final.

Print
53180 Rate this article:
3.6

x

Destaques

  • All
  • Comunicação Escolar
  • Gestão Escolar
  • Tecnologia Escolar
More

    No content

    A problem occurred while loading content.

    Previous Next

    MAIS POPULAR

    • All
    • Comunicação Escolar
    • Gestão Escolar
    • Tecnologia Escolar
    More

      No content

      A problem occurred while loading content.

      Previous Next
      Terms Of UsePrivacy StatementCopyright 2019 by Connect Escolas
      Back To Top