InícioEscolaA importância da participação familiar na vida escolar

A importância da participação familiar na vida escolar

A sociedade está em constante evolução. São muitas as alterações ocasionadas pelo progresso tecnológico, pela criação de novas técnicas e pelo desenvolvimento de novos parâmetros de comportamento. Essas mudanças sociais interferem diretamente no âmbito escolar e familiar. Sem dúvidas, uma das principais questões relacionadas ao impacto das alterações sociais nesses dois cenários refere-se a colaboração entre ambas.

O papel da família tem evoluído graças à inclusão da mulher no mundo laboral e com outras mudanças de diversas índoles, inclusive política e econômica. Essas alterações são cada vez mais profundas e rápidas. A complexidade, cada vez mais expressiva, demanda uma nova visão educadora da família e da escola. Assim, é indispensável que a família e a escola empreendam comprometimento em prol de um projeto comum.

A família e a vida escolar

A família é considerada o primeiro ambiente educativo. Por isso, precisa refletir acerca das pautas educativas e ter consciência do seu papel na educação das crianças. Para que essa educação seja eficiente, é indispensável que a família tenha ampla capacidade de perceber a realidade ao seu redor. Caso não consiga ter domínio dessa realidade, esta fraqueza poderá repercutir na vida da criança e isso acaba ocasionando problemas escolares e familiares. Alguns dos principais desafios de uma educação não baseada na realidade são a falta de motivação, desinteresse, dependência, falta de curiosidade, baixo rendimento acadêmico, fracasso escolar, violência.

A compreensão da sociedade atual e de suas demandas é primordial para que a criança conheça o seu lugar social assim como os seus direitos e deveres na sociedade.

São os pais e mães ou tutores legais quem têm uma relação mais estreita e de confiança com as crianças. Desta forma, eles podem guiar a educação com afeto, orientação, ajuda, suporte. O fato de empreender um relacionamento mais próximo com a criança permite que esses membros consigam influenciar e modificar padrões de comportamento considerados não aptos para a sociedade. É saudável a visão que em uma família todos educam e são educados.

Outro ponto relevante relacionado à família, é que são os pais e tutores legais quem possuem melhores condições de conseguir o aumento da autonomia dos seus filhos e filhas. Portanto, a maturidade das crianças somente é possível quando a família dá suporte às decisões pessoais da criança. Mas atenção, suporte não significa aceitar todo tipo de comportamento ou atitudes. Suportar neste caso é guiar a criança ciente de seus valores e deveres e orientá-la para que as decisões sejam positivas para si.

A colaboração da família no processo de maturidade infantil é algo fundamental para o crescimento da criança tanto em termos de liberdade quanto no que se refere à responsabilidade.

A participação dos pais na vida escolar repercute na vida das crianças ocasionando:

• Elevação da autoestima das crianças.
  • Melhora do rendimento escolar.
  • Potencializa relacionamento entre pais e filhos.
  • Ocasiona uma atitude mais positiva dos pais perante à escola.

Embora perceba-se a necessidade de cooperação entre a família e a escola, ainda há dúvidas quanto à melhor forma de realizar essa parceria. Para que o trabalho em conjunto da família com a escola seja proveitoso é necessária uma nova forma de compreender a educação na família. Isto é, é preciso que a família compreenda que ocupa um lugar extremamente importante em diversos âmbitos sociais. Desta forma, precisa estar preparada para proporcionar uma formação adequada às crianças a respeito desses diversos âmbitos.

Tarefas de casa são oportunidades para a participação dos pais na vida escolar dos filhos

Muitas crianças apresentam dificuldade na hora de fazer a tarefa de casa. Problemas de concentração, complicações com a matéria avaliada são os principais pontos que deixam os pequenos um tanto apreensivos e inseguros. Cabe aos pais ou tutores legais conferir suporte e a atenção necessária para que a criança possa realizar as atividades domiciliares de forma adequada.

É importante citar que a intenção deve ser a colaboração e de forma alguma o adulto deve assumir a tarefa como dele. A participação na tarefa do filho ou filha deve incentivar o comprometimento, responsabilidade e interesse pelo estudo e pelo conhecimento.

Uma das principais dúvidas dos adultos é como ajudar os seus filhos nas tarefas sem assumir a total responsabilidade por elas. Por este motivo é fundamental priorizar o relacionamento família-escola mediante a alimentação de canais de comunicação otimizados para esse fim. A utilização de um aplicativo escolar é uma alternativa formidável e que potencializa o relacionamento entre a escola e a família.

Hoje em dia, os aplicativos são indispensáveis para o dia-a-dia das pessoas, principalmente por conta da sua versatilidade e praticidade. Estas são razões interessantes para a poiar o uso de um aplicativo escolar que permita uma melhor interação entre a escola e a família.

Deseja conhecer a melhor alternativa de aplicativo escolar para a sua instituição? Entre em contato conosco e conheça as vantagens do Connect Escolas.