InícioAlunoComo lidar com alunos agressivos

Como lidar com alunos agressivos

Não é de hoje que a agressividade ronda a sala de aula. É muito comum que alunos tenham comportamentos agressivos na escola. E isso pode ocorrer desde a pré-escola, quando as crianças ainda estão aprendendo como funcionam as regras de convivência. Portanto, a escola deve saber como se posicionar em relação a essa situação e, principalmente, como lidar com os alunos agressivos e os pais.

A agressividade não pode ultrapassar limites. Episódios isolados, como crianças de até seis anos de idade acabam brigando com outras na hora do recreio, fazem parte do dia a dia de uma escola. Porém, quando a implicância toma uma proporção muito maior e se torna uma agressão constante por parte do aluno aos seus amigos e professores, isso deve ser observado com maior atenção pelos coordenadores da escola.

É comum que, até os três anos de idade, a criança empurre um amigo como forma de aproximação física e não como uma vontade de agredir, por exemplo. Já até os seis anos, as crianças sabem falar sobre situações que não gostam. É normal que reclamem sobre alguma situação em que um colega bateu.

Nesta faixa de idade, a criança começa a perceber as regras de convivência. Já aos sete anos, as regras estão estabelecidas e a agressividade deve ser vista de outra forma, pois os problemas relacionados a este comportamento podem começar a aparecer.

O que a escola deve fazer diante de uma situação de alunos agressivos em sala de aula?

O primeiro ponto que deve ser levantado é o fato de quem nem todas as crianças se adaptam facilmente a mudanças emocionais. Isso pode ocasionar num comportamento agressivo por parte da criança. São muitos os fatores que podem desencadear situações agressivas em sala de aula.

São elas: falta de amor e de atenção dos pais, violência física ou emocional, ausência de limites ou tolerância excessiva dos pais, necessidade de experimentar limites, falta de tolerância a frustrações e deficiências físicas ou mentais que não tenham sido diagnosticadas. Outras situações específicas podem também tornar um aluno agressivo como separação dos pais, morte de um ente querido e até mesmo o nascimento de um irmão.

Portanto, a escola deve se posicionar de maneira que possa conduzir esta situação da melhor forma possível e que conquiste uma resolução pacífica. É essencial que o aluno não seja estigmatizado nem acusado por atos agressivos. Se o professor age da mesma maneira, grita e resolve os conflitos na sala de aula de maneira agressiva, o aluno pode reproduzir essas atitudes.

O professor deve fazer um movimento contrário se aproximar do aluno para que ele se sinta à vontade para falar sobre seus sentimentos e, assim, tentar explicar o que vem causando tais atitudes agressivas. O professor e os coordenadores devem ser os primeiros a oferecer uma oportunidade de o aluno se desculpar através de uma conversa tranquila.

Outro ponto é a escola ter uma conversa aberta com os pais do aluno agressivo. Eles podem até ficarem um pouco resistentes, mas se a conversa começa de uma forma positiva, com a escola ressaltando as qualidades do aluno e assumindo que ele precisa de ajuda, pode ir por um bom caminho. Indique psicólogos de confiança e peça ajuda aos pais para que o aluno consiga vencer esse problema. Sempre em conjunto.

Connect Escolas promove integração total entre pais, alunos e escola

Desta maneira, o app Connect Escolas promove uma integração total entre alunos, pais e escola. Todos os envolvidos passam a fazer parte do mesmo ambiente virtual, onde podem acessar a qualquer hora e de qualquer lugar as mais variadas informações.

Entre outras palavras, é um aplicativo que aproxima todos da escola, beneficiando não apenas o pai ou o aluno – que ganha respostas mais rápidas e personalizadas às suas dúvidas e problemas -, mas também a escola, que recebe feedbacks mais constantes e tem a possibilidade de melhorar continuamente a sua solução.

O aplicativo Connect Escolas é o seu principal aliado para conectar a comunidade escolar, o que pode dar fim a situações de agressividade na sala de aula. Para outras informações, acesse o nosso site: http://www.connectescolas.com.br