A IMPORTÂNCIA DE INCENTIVAR AULAS DINÂMICAS

A importância de incentivar aulas dinâmicas

As metodologias de ensino têm sofrido grandes modificações ao longo dos anos. Estas modificações podem vir por meio de técnicas de ensino mais atualizadas, ou através de novas tecnologia que vêm dominando todas as áreas. De qualquer maneira, a forma como o aprendizado acontece precisa ser cada vez mais ativo. Sendo assim , as aulas dinâmicas não devem mais serem consideradas opcionais, e sim, deve haver um entendimento de como um aprendizado dinâmico é uma efetiva via de conhecimento.

Para isso vamos voltar o nosso olhar ao passado. É provável que você se lembre o nome de um professor que tenha marcado a sua infância ou adolescência por conta da forma diferenciada que ele, ou ela, apresentava a matéria, não é mesmo?

Só com essa lembrança é possível entender o porquê de priorizar aulas dinâmicas. Muito provavelmente você pensou neste, ou nestes, determinados professores porque estes foram os que te passaram mais do que aprendizados teóricos. Com eles você vivenciou momentos e sensações que ficaram na sua memória afetiva, que é mais facilmente afetada com aulas dinâmicas e divertidas. Este tipo de aula atrai a atenção do aluno, potencializa a socialização, otimiza o aprendizado.

 

Aulas dinâmicas são o oposto à monotonia

Em um mundo onde a informação e o conhecimento estão cada vez mais fluidos, nada afugenta mais as crianças e os jovens do que a monotonia. Ficar sentado horas a fio copiando o conteúdo do quadro está longe de ser um objetivo dos estudantes. Inclusive, apresentar conteúdos por meio de aulas monótonas pode ser um importante entrave à educação, uma vez que ocasiona sonolência, falta de concentração, diminuição da presença, entre outros efeitos negativos.

O professor começa a perder a atenção dos alunos, e suas mentes literalmente divagam mundo afora para longe da sala de aula.

As aulas dinâmicas podem ser o antídoto contra essa evasão mental dos alunos. Cheias de atividades integradoras, trabalhos em grupo e brincadeiras, elas são excelentes para segurar a atenção, além de potencializar a memorização e o aprendizado.

As técnicas que favorecem a participação dos alunos e permitem que eles sejam ativos no processo de aprendizado têm evoluído e, hoje em dia, podem incluir o uso das tecnologias digitais como um facilitador na comunicação aluno professor.

O mundo virtual tem se tornado cada dia mais um importante recurso na vida acadêmica, principalmente ao considerar que a modalidade híbrida de ensino é a mais utilizada pelas instituições. O ensino híbrido é quando parte dele é feito presencialmente, e parte em ambiente virtual. É muito importante que a parte do ensino feita virtualmente envolva o aluno, sejam aulas dinâmicas, pois mais do que nunca eles estarão propensos a não dar atenção ao que é passado pelos professores.

 

3 motivos pelos quais a escola deve incentivar aulas dinâmicas

As aulas com tons mais animados, pegadas criativas e participativas são fundamentais para a formação dos alunos em diversas esferas. Se você ainda não se convenceu desta importância, listamos três razões importantes para as escolas estimularem as aulas dinâmicas para você conferir! Vamos lá:

 

As aulas dinâmicas promovem a socialização e consciência coletiva

Os tempos mudaram. Embora a tecnologia tenha sido primordial para melhorar a vida dos estudantes e os mecanismos de ensino, ela tem sido responsável pela alienação de muitas crianças e jovens, e até mesmo do distanciamento entre eles. O universo online oferece muitas oportunidades de troca de experiências, no entanto, dificulta a boa e velha socialização “presencial”.

Atualmente, a escola tem desempenhado um papel muito importante na socialização das crianças. Inclusive, muitas delas aproveitam os momentos escolares para brincar e fazer atividades que proporcionem a interação com outras crianças, uma vez que a vida corrida dos pais é um limitador para essa integração fora do universo escolar.

Nas atividades realizadas em sala de aula é possível estimular a consciência coletiva e estimular a cooperação entre os alunos. Assim, as atividades dentro da sala não contribuem unicamente para o aprendizado acadêmico como também são importantes para o desenvolvimento sócio emocional dos alunos.

 

Dinâmicas em grupo incentivam o posicionamento dos alunos

Fazer uma apresentação em sala de aula, liderar um grupo, conversar e defender ideias, todas estas tarefas podem ser feitas nas aulas dinâmicas. Estas atividades permitem que os alunos possam se expressar e manifestar o seu posicionamento acerca dos mais variados assuntos. Este aprendizado servirá para a vida!

Nas redes sociais é possível que os jovens, e também os adultos, se escondam atrás de fotos e nomes falsos, para fazer bullying, enviar mensagens de ódio, preconceito. É muito importante que desde cedo as crianças aprendam a ter responsabilidade pelo que dizem, seja em ambiente online ou off-line. Saber se posicionar e defender seus ideais é muito interessante, mas com cuidado para não ferir ninguém. Tudo isso pode ser estimulado em uma dinâmica de classe.

 

Uma comunicação dinâmica é mais eficiente

Os benefícios das atitudes dinâmicas vão além da sala de aula. Uma comunicação feita com mais dinamismo pode ser mais eficaz, e isso vale na relação entre professores e alunos, e instituição e pais. Para isso, vale a pena a escola recorrer as novas tecnologias e buscar ferramentas digitais que tornam estas relações mais proveitosas.

Um exemplo disto é a adoção de um software aplicativo que permite uma melhor interação entre todos os agentes envolvidos no meio escolar, proporciona conteúdos multimídias que contribuem para o aprendizado, permite a troca de informações e é um ótimo aliado para as aulas dinâmicas. Quer saber mais informações sobre a relevância de contar com um app escolar?

Acesse os depoimentos de quem já usa e gosta dos resultados do aplicativo escolar Connect Escolas.

 

Algumas dicas para aulas mais dinâmicas

As aulas dinâmicas podem ser riquíssimas em conteúdo, não importa para qual idade estão sendo aplicados (isso vale até para faculdades). Como já vimos anteriormente, estimular a participação dos alunos é muito benéfico e eficaz para driblar todas as distrações que surgem. Para ajudar fazer com que sua sala de aula se torne um ambiente dinâmico, e até mesmo lúdico, pensamos em algumas dicas:

O poder da música pode transformar uma aula

Leve músicas que tenham a ver com o tema que está dando em sala de aula, pode ser sobre história, interpretação de texto, gramática. A música se encaixa em muitas matérias e envolve a turma de uma forma única. Além de ter um resultado incrível, anos depois, quando o aluno escutar aquela música, certamente vai se lembrar daquele dia.

Integre a parede da sala a dinâmica

Claro que você não precisa necessariamente escrever em uma parede de sua sala de aula. A ideia é criar um mural em um espaço da parede, usando um papel comprido que vá até o chão (para que as crianças menores tenham a sensação que podem fazem parte de sua criação). Este mural pode servir para diversas funções, deixar informações importantes, expor trabalhos, colocar avisos.

O bom e velho debate (saudável, é claro)

Promova debates! Monte grupos, escolha temas que gerem boas argumentações, e principalmente que desperte o interesse dos alunos. Dê a eles um bom tempo para pesquisar e se organizar. No dia do debate prepare a sala de forma adequada, tenha um moderador, quando mais perto da realidade estiver, mais eles se sentirão motivados e levarão a sério aquele momento. Este é um ótimo exercício para se fazer integrando mais de uma matéria.

Agora que você já sabe a importância de manter suas aulas dinâmicas, já tem ideias de como fazer isso, e já conhece uma boa ferramenta digital para integrar os pais e alunos nessa missão, é hora é colocar a mão na massa, ou melhor, na cartolina, e começar a agitar seus alunos para construir mais do que bons estudantes, mas bons seres humanos, e ensiná-los mais do que matérias escolares, lições para a vida.