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Conheça o papel do diretor na gestão escolar

A imagem do diretor carrega muita responsabilidade, ele é responsável por exercer uma função imprescindível no cotidiano escolar. Ele trabalha em prol do desenvolvimento, da coordenação e da integração entre a escola e a sociedade. Como um líder, seu trabalho pode influenciar de maneira positiva ou negativa, todo o ambiente escolar.

Poucas pessoas sabem explicar o que de fato um diretor faz dentro da escola. Os alunos sempre terão uma mescla de medo e respeito com a figura do diretor, alguns até de admiração. Os pais ou responsáveis o veem como um administrador da instituição de ensino e solucionador de problemas corriqueiros, os profissionais e demais funcionários da escola enxergam o diretor como um colega de profissão, um chefe, alguém que eles podem recorrer quando necessário.

Enfim, essas são algumas das visões que se pode ter da figura do diretor escolar, e sobre os seus afazeres dentro do ambiente educacional. Porém, é preciso que haja a ciência de que essa atuação não é algo simples e requer bastante conhecimento em diferentes áreas. Não há como definir qual a função do diretor escolar, porque suas atividades são múltiplas.

Não conseguimos definir a função do diretor, mas sabemos o que se espera da direção para que haja um bom funcionamento na escola: que o ambiente se mantenha organizado, na medida do possível, que a limpeza seja constante, todos os equipamentos devem estar em seu pleno funcionamento para uso, os gastos controlados, assim como as contas pagas. Além disso, manter os funcionários motivados e satisfeitos, e buscar a participação contínua da comunidade junto a escola.

Sim, estamos falando da harmonia de praticamente todos os aspectos escolares. Esses são os pontos fundamentais, mas sabemos que nem sempre é assim que a banda toca.

Sempre há uma ou outra situação que impede que possamos viver na escola ideal, assim como acontece em os outros aspectos da vida, mas cabe ao diretor tentar alcançá-la. Ele deve se colocar à frente para driblar os obstáculos e tomar as melhores decisões possíveis para cada questão que apareça.

O perfil do diretor escolar

Alguns pesquisadores na área de educação chegaram à conclusão sobre o perfil esperado para um diretor de escola, vamos falar sobre algumas características necessárias a quem deve ocupar esse cargo:

A primeira característica apontada no estudo é em relação ao seguimento de regras e normas estipuladas pelo sistema educacional. Ele é visto como um administrador, no qual estará na busca de cumprir com as metas e os prazos propostos pelos superiores. A escola deve ser vista pelo diretor também como uma empresa, onde é necessário haver uma prestação de contas.

O segundo atributo esperado diz respeito ao investimento no ensino e na capacitação de seus funcionários. O diretor precisa acreditar na sua equipe, e por isso tem que proporcionar possibilidades para que eles se tornem os melhores, cada um em sua área de atuação. A criatividade também faz parte desse segundo ponto, pois é através de um pensar criativo que ele encontrará formas de melhorar o que é convencional dentro da escola.

A liderança é um adjetivo que não pode faltar para este profissional. Ser um líder educacional é conseguir atender as diversas necessidades de âmbito escolar, trazer a comunidade para perto das atividades e programações escolares e escutar todas as versões dos agentes escolares, procurando uma solução para as dificuldades apresentadas.

Para funcionários, alunos, pais e responsáveis o diretor é a figura de liderança, e isso acontece não apenas no que é tangível ao ambiente, mas (e talvez principalmente) no intangível. Um diretor que passa a imagem de segurança, conhecimento e acolhimento já carrega com ele parte do seu dever cumprido. Quando uma mãe, aluno ou professores em situação de dificuldade buscam pela figura do diretor, então buscando por essa sensação de segurança.

Em relação aos afazeres práticos, existe uma lista do que é obrigação especifica do profissional que assume a direção dentro da escola. Nos próximos tópicos serão apresentadas as principais funções, para que seja possível compreender a complexidade na prática escolar.

O papel do diretor escolar na gestão escolar: lista de funções

Já para iniciar esse tópico vamos falar sobre a questão administrativa, em especial a financeira. O diretor é o responsável por cuidar do dinheiro que entra, e prestar as contas do dinheiro que sai. É fundamental saber economizar, ter o controle sobre os gastos e evitar esbanjamentos, ou seja, cuidar muito bem das finanças escolares.

Os gastos devem ser descritos para a comunidade. A transparência deve ser algo levado muito a sério e a população tem todo o direito de saber aonde seu dinheiro está sendo aplicado. Mesmo que seja uma escola pública, há dinheiro do povo envolvido.

É imprescindível que o profissional tenha conhecimentos sobre a legislação acerca dos direitos e deveres de todos os agentes escolares. Precisa saber também sobre os projetos que devem ser implantados nas escolas, as portarias abertas, e outras questões legais que são essenciais para o cotidiano escolar. Com isso, quando houver a necessidade de reivindicar alguma ação junto à Secretaria de Educação, o diretor terá o respaldo e os saberes para dar continuidade.

É importante que haja o conhecimento sobre a comunidade na qual a escola é pertencente. Necessita-se compreender as necessidades daquela população específica, e levantar junto a todos os agentes escolares, soluções para melhorar interna e externamente aquele ambiente educacional, além da comunidade na qual a escola está presente.

Os conflitos de relações podem ocorrer em qualquer nível de contato, mas ter a habilidade para conseguir resolvê-los, é para poucos. O diretor é uma peça fundamental nessas horas, e é ele quem irá mediar essas conversas, visando a melhor solução.

Outra atribuição do cargo de diretor é a de manter as instalações e a estrutura física em perfeita ordem e excelentes condições de funcionamento, inclusive no que diz respeito a limpeza e organização do lugar.

Os reparos e a manutenção devem ocorrer com frequência no prédio, nos materiais didáticos e equipamentos. Em casos em que não há o que ser feito para restaurar o objeto, é preciso substituí-lo com urgência. O olhar para as questões da manutenção vai além do bem-estar, entrando na zona de segurança. Carteiras quebradas, corrimãos soltos, tomadas com mal contato, entre outros, podem causar acidentes dentro da escola.

É função da direção da escolar a conduzir o Projeto Político Pedagógico, buscando mobilizar a comunidade para estar presente e ajudar a definir as prioridades e objetivos a serem alcançados, sendo um processo totalmente democrático do começo ao fim.

A comprida lista de funções do diretor ainda segue por alguns caminhos. Ele deve realizar o acompanhamento do cotidiano escolar, ou seja, ir nas salas de aulas, conversar com os professores, verificar como anda o aprendizado dos alunos, estar ao lado de todo esse processo. É importante também que ele seja capaz de criar parcerias com o coordenador pedagógico, que é responsável diretamente na gestão do aprendizado de todo o corpo de alunos da escola.

É papel do diretor também, incentivar a elaboração e a prática de projetos e inciativas que visam trazer inovação e mudanças positivas para o ambiente escolar. Proporcionando o material, espaço e o suporte necessário para a implantação e execução destes projetos.

Por fim, a direção irá gerenciar a atuação do corpo de docentes, da equipe da coordenação, a de orientadores e demais funcionários, além de fazer a articulação e mediação da comunicação entre eles, pais e alunos.

O papel do diretor escolar na gestão escolar

Parece bastante serviço para uma única pessoa fazer, entretanto, vale ressaltar que o diretor não é um profissional que irá atuar sozinho dentro da escola. Ele será um líder dentro da instituição de ensino, o qual tem a função de levar a equipe a executar suas funções específicas, porém envolvendo a todos de uma maneira que estes se sintam à vontade em trabalhar no local.

Duas palavras são a chave para o sucesso no ambiente escolar, em especial, na direção: comunicação e parcerias. Saber passar as informações de maneira clara e objetiva e ainda envolver a todos da equipe de maneira que sempre busquem atingir os mesmos resultados em benefício da escola.

O papel do diretor escolar na gestão escolar

Entre as tantas decisões que um diretor deve tomar estão as aquisições tecnológicas que vão trazer benefícios para a escola. A tecnologia já é uma realidade dentro do ambiente escolar. Seja dentro das salas de aula, em processos pedagógicos e até agindo como um facilitador para questões administrativas.

Com uma gestão informatizada, é possível que a escola ofereça grandes diferenciais na qualidade de seus serviços. Um dos exemplos disso são as agendas escolares digitais, que facilitam a interação dos pais com a escola, e dos próprios alunos, demonstrando as informações necessárias em um formato digital e sempre acessível.

Enfim, não é simples definir o papel do diretor na gestão escolar. Para haver um bom funcionamento da escola uma série de fatores devem ser levado em consideração: estrutura física, salas de aula, espaços de convivência, área pedagógica, administração…. Quando o profissional consegue trabalhar de forma alinhada com tudo isso, ele certamente trará excelentes resultados.



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