Conheça o papel do diretor na gestão escolar
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Conheça o papel do diretor na gestão escolar
Redação Connect Escolas
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Conheça o papel do diretor na gestão escolar

Poucos sabem explicar o que de fato um diretor faz dentro da escola. Alunos sempre terão uma mescla de medo e respeito com a figura do diretor, os pais ou responsáveis o veem como um administrador da instituição de ensino e solucionador de problemas corriqueiros, os profissionais e demais funcionários enxergam o diretor como um colega de profissão.

Enfim, essas são algumas das visões que a população tem sobre os afazeres de um diretor dentro do ambiente educacional. Porém, é preciso ter a ciência de que essa atuação não é algo simples e requer bastante conhecimento em diferentes áreas.

O que se espera de uma boa direção, é que a escola se mantenha organizada, na medida do possível, a limpeza seja constante, os equipamentos devem estar em seu pleno funcionamento para uso, os gastos controlados, assim como as contas pagas, ter funcionários motivados e satisfeitos, e buscar a participação contínua da comunidade.

São esses os pontos fundamentais, mas sabemos que nem sempre é assim que as coisas caminham. Sempre há uma ou outra situação que impede a concretização desse ideal de escola; mas cabe ao diretor tentar alcançá-la e estar à frente para driblar os obstáculos e tomar as melhores decisões par determinado momento.

Alguns pesquisadores na área de educação chegaram à conclusão sobre o perfil esperado para um diretor de escola. A primeira característica apontada é em relação ao seguimento de regras e normas estipuladas pelo sistema educacional, ele é visto como um administrador, no qual estará na busca de cumprir com as metas e os prazos propostos pelos superiores.

O segundo perfil diz respeito ao investimento no ensino e na capacitação de seus funcionários. O diretor precisa acredita na sua equipe, e por isso tem que proporcionar possibilidades para que eles se tornem os melhores, cada um em sua área de atuação. A criatividade também faz parte desse segundo ponto, pois é através dela que ele encontrará formas de mudar o que é convencional dentro da escola.

A liderança é um adjetivo que não pode faltar. Ser um líder educacional é conseguir atender as diversas necessidades de âmbito escolar, trazer a comunidade para perto das atividades e programações escolares e escutar todas as versões dos agentes escolares, procurando uma solução para as dificuldades apresentadas.

Em relação ao fazer prático existe uma lista do que é obrigação especifica do profissional que assume a direção dentro da escola. Nos próximos tópicos serão apresentadas as principais funções, para que seja possível compreender a complexidade na prática escolar.

O papel do diretor escolar na gestão escolar: lista de funções

Já para iniciar esse tópico vamos falar sobre a questão administrativa, em especial a financeira. O diretor é o responsável por cuidar do dinheiro que entra e prestar as contas do dinheiro que sai. É fundamental saber economizar, ter o controle sobre os gastos e evitar esbanjamentos, ou seja, cuidar muito bem das finanças escolares.

Os gastos devem ser descritos para a comunidade. A transparência deve ser algo levado muito a sério e a população tem todo o direito de saber aonde seu dinheiro está sendo aplicado, mesmo que seja escola pública, há dinheiro do povo envolvido.

Ter conhecimentos sobre a legislação, acerca dos direitos e deveres de todos os agentes escolares, os projetos que devem ser implantados nas escolas, as portarias abertas, e outras questões legais essenciais. Quando houver a necessidade de reivindicar alguma ação junto à Secretaria de Educação, o diretor terá o respaldo e os saberes para dar continuidade.

Ele precisa conhecer a comunidade na qual a escola pertence; compreender as necessidades daquela população específica e levantar junto a todos os agentes escolares soluções para melhorar interna e externamente o ambiente educacional.

Conflitos de relações podem ocorrer em qualquer nível de contato, mas ter a habilidade para conseguir resolver, são poucos que tem. O diretor é uma peça fundamental nessas horas, é ele quem irá mediar essas conversas, visando a melhor solução.

Outra atribuição do cargo de diretor é a de manter as instalações e a estrutura física em perfeita ordem e excelentes condições de funcionamento, inclusive no que diz respeito a limpeza e organização do lugar.

Os reparos e a manutenção devem ocorrer com frequência no prédio, nos materiais didáticos e equipamentos. Em casos em que não há o que ser feito para restaurar o objeto, é preciso substituí-lo com urgência.

O Projeto Político Pedagógico tem que ser conduzido pela direção escolar, buscando mobilizar a comunidade para estar presente e ajudar a definir as prioridades e objetivos a serem alcançados, sendo um processo totalmente democrático do começo ao fim.

Realizar o acompanhamento do cotidiano escolar, ou seja, ir nas salas de aulas, conversar com os professores, verificar como anda o aprendizado dos alunos, estar ao lado de todo esse processo. Criar parcerias com o coordenador pedagógico, o qual atua diretamente na gestão do aprendizado da garotada.

E ainda incentivar a elaboração e a prática de projetos e inciativas que visam trazer inovação e mudanças positivas para o ambiente escolar. Proporcionando o material, espaço e o suporte necessário para a implantação.

Por fim, a direção irá gerenciar a atuação do corpo de docentes, da equipe da coordenação, a de orientadores e demais funcionários, além de fazer a articulação e mediação da comunicação entre eles.

O papel do diretor escolar na gestão escolar 

Parece bastante serviço para uma única pessoa fazer, entretanto, vale ressaltar que o diretor não é um profissional que irá atuar sozinho dentro da escola. Ele será um líder dentro da instituição de ensino, o qual tem a função de levar a equipe a executar suas funções específicas, porém envolvendo a todos de uma maneira que estes se sintam à vontade em trabalhar no local.

Duas palavras são a chave para o sucesso no ambiente escolar, em especial, na direção: comunicação e parcerias. Saber passar as informações de maneira clara e objetiva e ainda envolver a todos da equipe de maneira que busquem atingir os mesmos resultados em benefício a escola.  

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