InícioAulasO que é BNCC e como elaborar um plano de ensino seguindo...

O que é BNCC e como elaborar um plano de ensino seguindo o mesmo

Conhecida como Base Nacional Comum Curricular, o BNCC é um documento de extrema importância para o ensino do país. Isto porque, trata-se de uma ferramenta que institui todas as normas de ensino para escolas e instituições de ensino em geral. Dentro deste contexto, a elaboração de um plano de ensino de acordo com suas diretrizes é algo fundamental. Assim sendo, confira dicas para executar este processo de maneira certa a seguir. 

Considerações importantes sobre o BNCC 

Implementar o BNCC em uma instituição de ensino e em um plano de ensino é um procedimento importante. Para fazer isto, em primeiro lugar é importante ter em mente algumas de suas principais diretrizes: 

  • Este documento institui normas, técnicas e métodos de ensino, desenvolvimento de habilidades e de aprendizado em geral por parte dos alunos; 

  • Para tanto, ele separa seu conteúdo em categorias, divididas entre ensino básico, fundamental e médio. O objetivo é garantir que todos os alunos desenvolvam suas potencialidades em cada uma das etapas; 

  • Além disto, o BNCC também traz orientações didáticas, pedagógicas e curriculares para todas as matérias e informações trazidas aos alunos. 

Junto com estes fatores, a BNCC também possui uma divisão entre a parte comum e a parte diversificada. Enquanto a primeira contém os itens acima, a segunda está relacionada com práticas que enriqueçam ainda mais suas técnicas e métodos. Depois de levar estes aspectos em consideração, é hora de começar a pensar em seu plano de ensino de acordo com o documento. 

Primeiros passos do plano de ensino pela BNCC 

Antes de tudo, o ideal é realizar uma reunião com todos os funcionários da escola e apresentar o conteúdo da BNCC. Feito isto, o próximo passo é revisar o projeto pedagógico da instituição de ensino para começar a aplica-lo. Além disto, outros métodos também se fazem necessários: 

  • Atualização dos materiais didáticos para a BNCC é algo que fará uma grande diferença; 

  • Também será preciso pensar na formação continuada por parte do docente; 

  • Uma base de diálogo sólida deve ser estabelecida entre escola, pais e responsáveis; 

  • A reelaboração curricular também deve ser levada em conta, conforme o documento; 

  • Cada passo para sua implementação deve ser dado de forma contínua; 

  • No caso de qualquer problema ou dúvida, contate a secretaria de educação local. 

Trazer todos estes aspectos para um plano de ensino e um plano de aula requer organização, disciplina e paciência. Levando em conta o atual contexto de pandemia, o cumprimento desta tarefa deve ser planejado com ainda mais cuidado. Assim, veja algumas dicas importantes para poder fazer isto a seguir. 

Planos de ensino pela BNCC durante a pandemia 

Nos últimos meses, o coronavírus trouxe grandes mudanças para todo o contexto educacional do Brasil e do mundo. E quando se trata de instituir a BNCC, estes detalhas acabam fazendo ainda mais diferença. Assim sendo, a melhor forma de implementa-lo em um plano de ensino dentro deste contexto é seguir as seguintes dicas: 

  • É muito importante contar com ferramentas que organizem e automatizem o trabalho dos professores na elaboração dos planos de aula; 

  • Outro aspecto necessário é que a o plano de ensino escolar priorize, mesmo que de forma virtual os direitos de aprendizagem, a experiência, múltiplas inteligências (incluindo a emocional) e a empatia; 

  • A diversificação na forma de abordar conteúdos e tópicos de ensino, principalmente com a ajuda da tecnologia, pode fazer uma grande diferença; 

  • Ao mesmo tempo, toda a parte burocrática da organização de aulas, administração das matérias e da própria escola não deve ser deixada de lado. 

A melhor forma de conseguir cumprir com estes desafios é contando com uma plataforma que ofereça recursos para adotar todos estes diferenciais. Dentro deste contexto, contar com o Connect Escolas é a sua melhor escolha. 

Como o Connect Escolas pode ajudar com seu plano de ensino? 

Na medida em que vários programas e plataformas de comunicação surgem em meio a pandemia, a alternativa certa é fundamental. Desenvolvido pela Wetok Software, o aplicativo Connect Escolas traz uma série de vantagens de uso para sua instituição de ensino: 

  • Trata-se de uma plataforma que une recursos de ensino, comunicação e administração do ambiente escolar de forma totalmente virtual; 

  • Permite a integração com pais, alunos, professores e demais funcionários da instituição de ensino, permitindo grande assertividade; 

  • Possui uma interface simples e intuitiva, uma série de recursos para atender a todos os seus usuários e a melhor relação custo-benefício. 

Algo que se destaca ao utilizar o Connect Escolas é o fato de que, graças aos seus recursos, fica mais fácil implementar a BNCC. Tanto em planos de ensino quanto planos de aula, sobretudo virtuais, a plataforma oferece todas as condições para você adotar as diretrizes do documento.  

A importância de uma educação sólida na atualidade 

Mesmo com as atuais limitações trazidas pelo coronavírus, o âmbito educacional vive uma fase de reinvenção. O crescente uso da tecnologia e da virtualização traz perspectivas interessantes para o futuro, na medida em que a permanência destas tendências é certa. Assim sendo, a Base Nacional Comum Curricular também abre espaços interessantes para abraçar o novo: 

  • Na medida em que o documento é lido e assimilado, torna-se clara a sua priorização para o exercício de diferentes habilidades por parte dos alunos. Isto inclui o uso de novas mídias, a cultura do DIY e a resiliência emocional; 

  • As perspectivas da BNCC também levam em consideração fatores importantes relativos a dar conta dos desafios do ensino remoto e a educação EAD; 

  • Outros detalhes que também devem ser considerados, dentro deste contexto, é a forma como as aulas serão recuperadas pós-pandemia e a instituição de avaliações no futuro; 

  • Por fim, também é preciso destacar a importância das atividades complementares para os alunos, bem como os planos de comunicação entre todos. 

Considerando estes detalhes, é possível implementar o modelo da BNCC em seu plano de ensino com sucesso. Aproveite para conhecer os diferenciais que o aplicativo escolar Connect Escolas tem para ajudá-lo e inicie o planejamento para sua instituição de ensino hoje mesmo. Assim, com certeza todos sairão ganhando, alunos, pais, professores e a própria escola.

ARTIGOS RELACIONADOS

3 COMENTÁRIOS

  1. Como tivemos um longo período de pandemia, os vários programas e plataformas de comunicação surgiram e auxiliaram bastante para que, embora fosse EAD, o ensino tivesse continuidade propiciando bons resultados àqueles que tiveram acesso e realmente demonstraram vontade de aprender. Na verdade juntamente com mitas mortes e dor, a pandemia nos ensinou muito. Descobrimos a importância das novas tecnologias, inclusive de como, na retomada das aulas presenciais, elas podem nos ajudar no processo.

  2. ESSAES CURSOS VIERAM PARA AUXILIAREM NOSSA PRATICA DO DIA DIA EM SALA DE AULA COM BOSNS RESULTADOS COM NOSSOS ALUNOS COM NOVAS TECNOLOGIAS QUE NÓS AJUDAM EM NOSSOS PLANEJAMENTO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais populares

Comentários Recentes