InícioAlunoComo incentivar seu filho a estudar em casa

Como incentivar seu filho a estudar em casa

É comum que as crianças cheguem da escola e só queiram ficar no celular ou descansar. Porém, há maior fixação do tema ao estudar o assunto no dia em que ele foi abordado. Existem técnicas para estudar em casa que, se bem aplicadas, irão garantir que seu filho tenha um desempenho escolar melhor

1. Crie um espaço de estudo minimalista

Dessa forma, você garante que seu filho terá menos estímulos para se distrair. Além disso, para estudar em casa, é interessante separar um espaço diferente de onde se descansa ou se realizem refeições.

2. Defina uma rotina

Para realizar tarefas com mais facilidade, é interessante fazê-las em momentos similares ao longo do dia. Portanto, estabeleça horários e atente-se para cumpri-los. Assim, a criança não terá problemas ao engajar em uma atividade no ato de estudar em casa.

3. Trace um plano

Com metas palpáveis e pré-determinadas, como estabelecer um plano de estudos, seu filho conseguirá atingir melhor os objetivos sem que haja um sentimento de frustração. Estudar em casa pode ser difícil justamente pelo excesso de autonomia (e consequentemente procrastinação), mas com um guia, lidar com essa tarefa torna-se mais fácil.

4. Torne o estudo lúdico

Monte questionários em formato de cards para assuntos que exijam grande poder de memorização. Além disso, você pode trabalhar com sistemas de recompensa, como liberar o videogame após a conclusão das tarefas.

5. Mantenha-se informado sobre o calendário

Para direcionar melhor o ato de estudar em casa, é necessário estar atento ao prazo de atividades. A instituição de ensino pode contar com aplicativos para atualizar sobre itens importantes como provas e tarefas de casa. Um exemplo é o Connect Escolas, que agrupa as principais questões que fazem intermédio entre a escola, pais/responsáveis e alunos.

Por fim, ao transformar essas dicas em rotina, seu filho conseguirá estudar em casa de maneira mais fluida. Do mesmo modo, também poderá adaptar as técnicas de produtividade para outros pilares da vida.