InícioUncategorizedCarnaval: como abordar nas escolas

Carnaval: como abordar nas escolas

Sendo um período sempre muito esperado pelo brasileiro, o Carnaval é uma manifestação artística e cultural capaz de enaltecer o que temos de melhor em nosso país. Por isso, falar nas escolas sobre o carnaval é crucial para que os alunos desenvolvam um bom senso crítico.

Contexto histórico

Blocos de carnaval, recesso escolar e desfiles na avenida são muito interessantes, mas mais ainda é saber o porquê da tradição existir. Pode-se abordar o tema em uma interdisciplinaridade entre história e arte de maneira lúdica.

Em história, trace uma linha do tempo contendo desde a origem do carnaval até sua evolução aos dias de hoje. Mostrar que existem formas diferentes de curtir o carnaval dependendo da região é pertinente. Afinal, nosso país é do tamanho de um continente e sua cultura é variada ao extremo.

Oficina de máscaras e fantasias

Na sugestão de aula citada anteriormente, é possível propor a confecção de itens de carnaval, estimulando a criatividade dos alunos. Além disso, ao fim da confecção, uma festa organizada pelo colégio pode fazer com que haja maior interação entre os colegas, como também consegue ser capaz de celebrar o período carnavalesco.

Música

Caso a escola possua aulas de música, uma dica é trabalhar gêneros de carnaval, como sambas-enredo e marchinhas. Além desses tradicionais, atualmente conta-se também com gêneros como funk e rap nas festas de rua. O aluno pode explorar a escrita das letras e interpretar a mensagem passada por elas nas aulas de produção de texto, por exemplo.

Dança

Danças de carnaval também têm enorme importância. Maracatu, frevo e axé são exemplos ricos do que esse movimento pode oferecer. Mantendo um elo com as aulas de música, o resultado acerca do aprendizado dos alunos será ainda mais satisfatório.

Portanto, é necessário enxergar o Carnaval não apenas como período de folia, ou ainda, como um período somente de estudos teóricos. Na verdade, os dois itens caminham lado a lado, para que os alunos tenham senso crítico mas também aproveitem um período de muita festa.