InícioAmbiente escolarComo fazer um plano de estudos tutorado eficiente?

Como fazer um plano de estudos tutorado eficiente?

Como mencionamos anteriormente, explicamos o que é um plano de estudo tutorado, agora vamos mostrar como realizar e utilizar esse recurso tem como diferencial o acompanhamento cuidadoso do educador, levando em consideração as necessidades específicas dos alunos, seus pontos fortes, áreas que exigem mais esforço, etc., fica mais fácil entender como ele pode ser processado efetivamente. Confira o passo a passo abaixo!

Defina os objetivos do plano de estudos tutorado

Além do aluno, é fundamental que o objetivo seja definido com o máximo de detalhes possível. Essa ação possibilitará o desenvolvimento de uma estratégia que direcionará o aluno de acordo com metas pré-determinadas.

Além disso, nessa fase inicial é preciso avaliar quais disciplinas o aluno tem mais dificuldade – e consequentemente exigem mais atenção e comprometimento – e quais são aquelas com as quais ele tem maior afinidade. Assim será possível programar o tempo necessário para o estudo de cada disciplina de acordo com as necessidades.

Respeite alguns pontos em relação à estrutura

O planejamento, independentemente do objetivo, deve ser sempre realista. Isso se torna ainda mais essencial quando se trata de um plano de estudos monitorado, que exige maior personalização e, portanto, o cumprimento de alguns pontos, como a rotina do aluno. Não faz sentido, por exemplo, traçar um plano que determine o número de horas diárias a dedicar à roça, se o aluno não dispõe desse tempo para a prática. Portanto, ao estruturá-lo, sempre respeite:

• Horários verdadeiramente livres no dia a dia do aluno;
  • A necessidade de estabelecer pausas para descanso e lazer;
  • Métodos de estudo com os quais o aluno mais se identifica;
  • Assuntos que têm mais peso de acordo com um alvo predefinido, etc.

Foque na qualidade dos conteúdos

Por parte dos alunos, o objetivo de encontrar essa metodologia é aumentar a rentabilidade da rotina de estudos. Por isso, é fundamental que você, educador, tenha atenção especial à qualidade do conteúdo que será utilizado.

Os recursos e materiais didáticos devem ser confiáveis ​​e, se possível, adequados ao método que traz mais resultados ao aluno, levando em consideração suas peculiaridades quanto à absorção do conteúdo. Isso significa que, ao escolhê-los, leve em consideração as preferências do aluno, como videoaulas, livros, entre outros.

Um ponto chave é também lembrar o equilíbrio entre teoria e prática. Portanto, ao elaborar o plano de estudos do treinamento, não se esqueça de incluir além do conteúdo teórico questões relacionadas aos temas abordados. Essa alternância é necessária para a fixação do objeto.

Conte com o auxílio da tecnologia

Como dito na introdução, vivemos em uma era de transformação digital em que diversos recursos tecnológicos atuam como aliados para as mais diversas finalidades. Quando se trata de criar um plano de estudos para treinamento, não é diferente.

Hoje em dia é possível recorrer a sistemas que disponibilizam diversas funções, como a visualização de informação relevante para as turmas pelas quais são responsáveis. É assim possível, por exemplo, gerir disciplinas, avaliar a situação de cada aluno nas disciplinas lecionadas, publicar materiais didáticos, atualizar o plano de aula, etc.

Como você pode ver, um plano de estudo com tutor pode ter um grande impacto no desempenho do aluno porque leva em consideração as necessidades individuais, os pontos fortes e fracos e adapta todo o programa ao objetivo. Lembre-se que um planejamento eficaz precisa ser revisto e ajustado sempre que possível.