InícioAlunoA importância de dar um feedback eficaz para seus alunos

A importância de dar um feedback eficaz para seus alunos

O feedback é parte essencial da aprendizagem e ao mesmo tempo uma das obrigações que deve fazer parte da rotina de todo educador. Para que o feedback do aluno seja eficaz, não dê tanta ênfase ao desempenho dele, pois isso pode ofuscar o que realmente importa: saber que ele realmente entendeu o que precisa melhorar.

A análise crítica das próprias ações é provocada da maneira mais confortável e amigável possível quando o feedback valoriza qualidades como clareza, praticidade e relação com algum objetivo maior. Sem isso, a avaliação por um professor ou outro supervisor pode ser contraproducente e não favorecer o aprendizado.

Ao longo deste post, explicaremos mais sobre a importância do feedback dos alunos e como aplicá-lo naturalmente em sua rotina.

Qual é a importância do feedback para alunos?

A avaliação dos alunos em uma instituição de ensino não ocorre apenas por meio de testes e outros métodos de avaliação. Quando esta é a realidade, o processo de ensino e aprendizagem torna-se “ocupado” e pouco atrativo para os alunos. O feedback surge para prevenir essas situações e contribuir para o cuidado humanizado.

O feedback claro e honesto incentiva os alunos a estudar, melhorar e se desenvolver, pois mostra que o processo de aprendizagem da escola é voltado para eles. A crítica construtiva mostra onde o aluno precisa melhorar e como bons resultados podem contribuir efetivamente para o futuro. Outro benefício do feedback é a melhoria do relacionamento. Quando os alunos recebem feedback objetivo sobre uma atividade ou comportamento de avaliação, eles sabem o que os professores querem e podem pedir no futuro.

O que um feedback precisa ter para ser realmente efetivo?

Clareza

A transparência na hora do feedback é de extrema importância para o aprendizado. Se o professor apenas diz que a apresentação do trabalho foi “muito boa”, mas não explica os motivos de sua avaliação, o aluno não tem como saber exatamente quais pontos de seu trabalho levaram a essa opinião. A mesma coisa acontece com o feedback negativo. Sem justificar os motivos da avaliação e enfatizar os aspectos positivos, o feedback do professor parece um julgamento frio, sem demonstrar empatia com o aluno.

Praticidade

A pessoa que ouve o feedback precisa saber exatamente como chegou ao seu desempenho e o que deve fazer a seguir. Se isso ficou claro no momento da avaliação, o feedback foi prático e cumpriu seu papel de crítica construtiva. Sem a parte do que fazer para melhorar, a avaliação do professor deixa toda a responsabilidade para o aluno descobrir como melhorar. Quando um aluno conhece o próximo passo, ele se sente realmente focado e mais confiante de que vai melhorar.

Relação com um objetivo

Quando um professor realmente entende a importância do feedback para os alunos, ele pode facilmente usá-lo para beneficiar os propósitos educacionais da instituição educacional. É importante vincular o feedback aos objetivos de aprendizagem, o que pode tornar a linguagem do professor ainda mais didática.

Como dar o feedback para alunos?

As estratégias que detalhamos abaixo ajudam a tornar seu feedback mais natural e amigável ao aluno. Você já pode estar aplicando alguns deles sem perceber. Nesse caso, vale a pena tornar essas estratégias atividades conscientes em sua rotina para que você possa aprimorá-las sempre e ver como os alunos reagem.

Avalie na hora certa

Quando um professor usa o feedback para melhorar o aprendizado do aluno, a avaliação geralmente segue a apresentação do desempenho. É mais fácil para os alunos se conectarem com seus próprios erros e pontos positivos imediatamente após a apresentação do trabalho ou, por exemplo, após receberem a revisão. Além disso, quanto antes ele entender o que precisa melhorar, mais tempo terá para se recuperar.

Use linguagem amigável

O pior que pode acontecer é o aluno perguntar ao professor o que ele quis dizer com as notas da prova. Se o feedback por escrito não estiver claro, a melhor alternativa é chamar o aluno para uma conversa particular e dar a recomendação pessoalmente. Você precisa ter certeza de que o feedback para os alunos serviu ao seu propósito. Para isso, uma linguagem amigável, próxima do aluno, é sempre a melhor escolha, seja presencial ou por escrito.

Seja claro sobre o que justifica suas opiniões

É importante considerar os alunos individualmente, e isso passa pela atuação específica de cada um e destaca isso no feedback. Nada nos desanima mais do que receber um comentário geral enquanto um aluno espera que o professor diga algo. Dar feedback explica exatamente o que está errado e o que precisa ser melhorado. Portanto, tente esclarecer seu raciocínio.

Ter consistência

Uma característica importante do feedback é a consistência. O aluno precisa sentir que o professor está confiante em suas avaliações para aceitar as recomendações recebidas. Quando há discrepância entre uma avaliação e outra, ele se sente inseguro sobre o que fazer. Sempre que um professor perceber um erro em sua avaliação, é importante reconhecer e corrigir o erro.

Acompanhar

O feedback não precisa ser a parte final da avaliação. Uma vez que o aluno identifica suas deficiências, ele inicia uma nova jornada de aprendizado e o professor pode ajudá-lo a superar novos desafios. Alunos com resultados abaixo da média precisam de supervisão rigorosa, talvez uma comunicação ainda mais estreita entre casa e escola. Os alunos de alto desempenho também precisam de monitoramento regular por parte dos professores, pois isso os incentiva a obter sempre melhores resultados.

O feedback para os alunos precisa ser cuidadosamente considerado. Assim, são motivados a buscar sempre a evolução sem que isso leve a uma sensação de incapacidade de alcançar objetivos maiores.