InícioDicas6 dicas para os pais ajudarem os filhos na vida escolar

6 dicas para os pais ajudarem os filhos na vida escolar

Quando a criança começa a ter mais contato com o cotidiano escolar e com as letras do alfabeto e o sistema numérico, um mundo de dúvidas e novidades se abre, e embora isso seja algo que já é óbvio para os adultos, é um novo mundo de novidades para os pequenos.

Durante a aula, os professores são a melhor opção para tirar dúvidas. Em casa, porém, os pais costumam acompanhá-los com os deveres de casa. No entanto, a supervisão e a ajuda com os deveres de casa também são um incentivo e significam que seu filho se sente mais seguro enquanto aprende.

1. Tudo bem não saber tudo

Ajudar em casa não substitui um professor. Pode parecer óbvio, mas é importante lembrar: você é o pai da criança. São relacionamentos muito diferentes. Você pode não saber a resposta, mas pode aprender maneiras de encontrá-la.

Quando se trata de postura, você pode ser flexível, mas firme. É importante estabelecer regras e procedimentos e ajudar nas tarefas. Uma ideia é criar uma espécie de ritual para que a criança perceba que mesmo quando está em casa, é hora de estudar – algo que acontece naturalmente quando a criança é deixada na porta da escola, mas é um momento que precisa ser nutrido no ambiente doméstico. Proporcionar um ambiente de estudo adequado e tranquilo também é uma ótima maneira de começar a ajudar seu filho.

2. Estimular a formação do hábito de aprender um pouco todos os dias

Incutir no seu filho o hábito de aprender um pouco a cada dia, revisar o conteúdo e cumprir as tarefas que lhe foram dadas no dia escolar, é um hábito que ele levará para o resto da vida. Se houver organização, nunca haverá acúmulo de tarefas. Além disso, a prática do estudo diário é mais recomendada para melhor fixação do conteúdo.

3. Esteja presente durante o tempo de estudo

Pode parecer chato para você, mas as crianças aprendem por motivação. Se você mostrar que está com ela na hora de estudar, as chances dela ser pontual serão muito maiores. Além disso, você pode acompanhar o progresso do seu filho e identificar quaisquer dificuldades de aprendizagem.

Uma dica é aproveitar ao máximo o seu tempo, faça a sua própria lição de casa: leia um artigo, um livro ao lado do seu filho. Ele entenderá que vocês dois estão estudando juntos e que este é um momento especial.

4. Deixe a criança fazer a tarefa sozinha

Mesmo que você veja que a criança está com dificuldades, não ceda à tentação de fazer a tarefa por ela. A criança deve entender desde cedo que tem responsabilidades e que não aprenderá se alguém fizer o trabalho por ela.

Se a tarefa for algo que ele mesmo pode fazer, deixe-o fazer – mesmo que você ache que o resultado poderia ser melhor ou mais bonito. Aprendem apenas se houver um processo de fazer, errar e acertar.

5. Participe da vida escolar

Além de ajudar nas tarefas de casa, uma dica para ajudar seus filhos na escola é se envolver efetivamente na vida escolar. Conheça os professores/coordenadores, converse com eles e faça contato para que você possa contatar o professor caso encontre algum problema e vice-versa. Tente conhecer seus colegas o máximo possível – pelo menos os mais próximos.

Certifique-se de participar de reuniões de pais e professores que servem como uma ponte entre o aluno, a família e a escola.

6. Cobre a realização do dever de casa

A lição de casa é a principal obrigação escolar de uma criança. Deixe-os priorizar esta atividade. Incentive-os a fazer o dever de casa antes de jogar – e, se possível, só permita que joguem depois que demonstrarem que fizeram o dever de casa.

Além disso, evite que seu filho faça a lição de casa enquanto assiste à TV, usa o telefone celular ou ouve música. É preciso concentração e mais do que acostumar a criança a reservar um tempo só para aprender.