InícioEscolaInadimplênciaInadimplência escolar: como reduzi-la usando a recorrência?

Inadimplência escolar: como reduzi-la usando a recorrência?

Reduzir a inadimplência é um grande desafio e obstáculo para muitas empresas e escolas. Como uma sombra, o risco de ocorrer inadimplência é sempre presente, e para isso a instituição e seu gestor devem estar alertas e prontos para colocar em prática soluções para lidar com os pagamentos em atrasos ou a falta dele. Continue lendo para entender como o pagamento recorrente pode auxiliar nessas situações.

O que é pagamento recorrente?

O pagamento recorrente consiste na faturação automática, designadamente por débito automático, cartão de crédito ou débito direto, pela subscrição de serviços prestados durante o período acordado entre o contratante e a entidade contratante.

O termo “recorrente” significa que, se o plano for pago durante um período especificado, o serviço é garantido. O pagamento recorrente como forma de aluguel pode ser encontrado em estabelecimentos que utilizam planos mensais, semestrais e anuais, como academias, clubes, canais por assinatura e claro, instituições de ensino.

Apesar de não ser uma modalidade nova de renda, o principal motivo para a adoção do pagamento recorrente nas instituições de ensino é a praticidade e garantia de renda, de forma rápida e sem burocracia, já que todas as autorizações para cobrança acontecem no momento da assinatura do contrato. Também aumenta a chance de redução da inadimplência, e além do mais esse método já pode ser implantado nas escolas, atende pais que preferem pagar com cartão de crédito, cobrando um valor mensal. Isso evita a quebra de todo o limite do cartão, como é o caso do parcelamento de valores anuais.

É possível reduzir a inadimplência com cartão de crédito?

O esquecimento é um dos principais motivos para o não pagamento das mensalidades. Por isso, muitas empresas estão buscando formas de facilitar o rendimento. Um cartão de crédito é um exemplo. Num cenário onde o valor dos serviços educativos da sua escola é compreendido e está na realidade financeira dos pais, lidar com a inadimplência é lidar com três grandes áreas, nomeadamente: gestão financeira, relacionamento com a família, facilidade de pagamento.

Algumas linhas de defesa do pagamento recorrente contra a inadimplência:

Cobrança automática

Como o pagamento recorrente desconta a mensalidade a cada mês, a família não corre o risco de ficar inadimplente com a fatura ou priorizar outras contas. Atrasos também serão evitados, permitindo a gestão financeira da escola com valores reais dentro do cronograma.

Sem preocupação com o limite

A escola não terá problemas em oferecer uma forma de pagamento, pois o desconto na fatura é mensal. Os pais que tiverem limite reduzido no cartão de crédito também poderão utilizar a ferramenta. Isso porque a repetição faz descontos mensais sem reduzir o limite do cartão com anuidade ou semestralidade.

Facilidade de pagamentos e melhor relacionamento escola e a família

Graças à facilidade de pagamento, a escola consegue dar mais atenção às famílias com situações recorrentes. Além disso, sobra tempo para trabalhar na cobrança de casos mais graves de inadimplência e para dar mais atenção ao atendimento de cada um deles e aprimorar o relacionamento. A situação de pagamento será mais amigável.

Longevidade de contratos pode ser a solução

A solução padrão funciona com contratos mais longos. Isso porque a facilitação de pagamento dá à escola mais tempo para atender os alunos dispensados ​​e responsáveis. Invista em uma reviravolta, entenda a situação específica da família e tente resolvê-la o máximo possível.