InícioAmbiente escolarPor que a robótica é importante na educação?

Por que a robótica é importante na educação?

A tecnologia está em constante evolução e a educação não é diferente, quando falamos em robótica, o que vem à cabeça? Provavelmente algo como AI – inteligência artificial ou robôs. Uma das coisas que está se tornando natural no ambiente escolar é a “robótica para crianças”. Ensinar robótica para crianças é algo que está se tornando cada vez mais comum nas salas de aula, então que tal conhecer um pouco mais desse mundo? Então continue lendo!

O que é robótica?

Engana-se quem pensa que a robótica nas escolas é uma novidade, que ela veio junto com a digitalização. A prática foi introduzida nas escolas na década de 1960 pelo cientista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Saymourt Papert. Claro que, em um país desigual como o Brasil, essas atividades ainda não chegaram à maioria das escolas.

No entanto, a pandemia de Covid-19 mostrou que a educação deve se reinventar para atender às necessidades da nova economia. A robótica possibilita o contato das crianças, por exemplo, com a criação de jogos e aplicativos e com robôs, que, além de colocar a criança em uma posição de liderança, pode ajudá-la a desenvolver a criatividade, o raciocínio lógico e aprender a trabalhar em uma equipe.

Esse aprendizado é baseado na técnica de “aprender fazendo”. Nesse tipo de aprendizagem, o professor deixa de ser o único provedor de informações e passa a ser um parceiro no processo de aprendizagem do aluno. Falaremos sobre isso mais tarde!

Nas aulas de robótica para crianças, os pequenos lutam para construir um protótipo – um experimento exploratório e investigativo – que possa resolver um problema. No jardim de infância e no ensino fundamental, a robótica educacional fornece aos alunos tudo o que eles precisam para construir e programar um robô capaz de realizar muitas tarefas simples.

Robôs mais avançados são criados para crianças mais velhas que frequentam os últimos anos do ensino fundamental ou médio. Em qualquer caso, a severidade da disciplina é sempre adaptada à idade da criança.

Por que a robótica é importante para as crianças?

As aulas de robótica para crianças ampliam a forma como os alunos absorvem o conhecimento. O aprendizado deixa de ser apenas a leitura de um livro e passa a envolver a “mão na massa”. O resultado é uma aprendizagem mais adaptada ao mundo de hoje.

As tecnologias fazem parte do cotidiano das crianças. Ao contrário da maioria dos adultos de hoje, que presenciaram o nascimento da revolução tecnológica, as crianças nascem neste contexto. Alguns já estão administrando comprimidos antes mesmo de completar o primeiro ano de vida.

Se as crianças já se sentem tão à vontade com o mundo tecnológico, porque não as apoiar desde cedo a pensar em soluções tecnológicas? E é para isso que serve o ensino de robótica para crianças. As atividades ajudam a desenvolver o processo mental usado para resolver diferentes tipos de problemas por meio de uma sequência ordenada de ações.