InícioDicas4 dicas para potencializar o Marketing Escolar da sua escola

4 dicas para potencializar o Marketing Escolar da sua escola

O marketing escolar refere-se às estratégias e táticas responsáveis ​​por trabalhar a comunicação e o branding de uma instituição de ensino para atrair, fidelizar e reter alunos. No entanto, para que isso seja possível, é necessário saber identificar os desejos e necessidades do mercado para desenvolver um plano de ação que vise aproximar a unidade de ensino do seu público-alvo.

Com isso em mente preparamos 4 dicas para potencializar o marketing escolar em sua instituição. Boa leitura!

1. Escolha os melhores canais para sua instituição

Saber escolher os melhores canais de comunicação e divulgação de uma instituição de ensino é fundamental para que o marketing escolar seja muito eficaz. Hoje, é possível encontrar diversas formas de se manter próximo ao seu público-alvo, como mídias sociais, softwares de gestão, blogs e sites institucionais, materiais impressos de comunicação, eventos, entre outros.

É evidente que muitas pessoas estão presentes no universo digital, portanto a comunicação online pode ser uma porta de entrada para uma maior interação com os alunos.

Nesse sentido, é bom criar um perfil da unidade educacional no Instagram, já que essa rede social contempla diversos tipos de público. Por meio dessa ferramenta, você pode publicar notícias da faculdade, como eventos importantes, vagas para calouros e veteranos, além de se comunicar e tirar dúvidas de alunos, pais e responsáveis ​​legais.

Outro canal que pode te ajudar a melhorar a comunicação e que também está em alta são os softwares de gestão. Isto porque através desta plataforma é possível automatizar processos e evitar a necessidade de uma pessoa vir ao local para se matricular, consultar notas, consultar situação académica e financeira, tirar dúvidas académicas, entre outros.

2. Conheça seu público

Para que a estratégia de marketing de uma escola funcione como planejado, é essencial conhecer bem seu público-alvo. Pode haver diferentes tipos de público em uma unidade de ensino, entre eles:

– Público atual (alunos e pais);

– Público externo (prováveis ​​alunos e seus pais);

– Funcionários da unidade.

Para que uma campanha de marketing seja colocada em prática, ela deve estar alinhada com o perfil das pessoas que você deseja atingir. Essa é uma forma de segmentação ampla que permite que você se concentre em alcançar as pessoas certas. Portanto, se as mídias sociais visam atrair alunos e pais, é essencial que o conteúdo publicado nesta plataforma esteja alinhado com seu objetivo. Isso significa que, por exemplo, comunicados relacionados a funcionários não devem ser postados aqui.

3. Ter atenção à linguagem

Ficar atento à linguagem que é utilizada nos canais de comunicação é fundamental para garantir que a mensagem transmitida tenha o efeito esperado. Isso significa que, se for fazer alguma publicação na mídia social da instituição de ensino, é importante utilizar uma linguagem mais informal, com textos curtos e de fácil entendimento, sem usar termos muito técnicos.

Além disso, é preciso prestar atenção que cada rede social tem um público e uma linguagem específica. Ou seja, a divulgação no LinkedIn, por exemplo, não deve ser a mesma utilizada no Instagram, pois cada plataforma possui objetivos e ferramentas diferentes de divulgação. Outro ponto que precisa ser lembrado é o fato de ter linguagens diferentes para cada tipo de público. Dessa forma, a linguagem utilizada com os alunos deve ser diferente daquela que a empregada com os seus pais, tendo em vista que cada faixa etária tem um tipo de comunicação diferente, com termos e expressões específicas.

Por isso, é importante ficar atento à forma como a comunicação é realizada para que as pessoas consigam se sentir representadas pela IES.

4. Investir em conteúdo de qualidade

Para que o marketing escolar funcione como esperado, também é importante investir em conteúdo de qualidade nas mídias digitais. Use a sua criatividade para elaborar assuntos que sejam de interesse do público desejado. Para isso, poderá optar por diversos formatos de divulgação, como textos, infográficos, imagens e vídeos, entre outros.

Outra ideia interessante é fazer a divulgação dos eventos e novidades da unidade de ensino, para que todos fiquem sabendo sobre o que acontece no local. Você também não deve se esquecer de aproveitar o espaço on-line para divulgar os conteúdos realizados pelos estudantes. Essa é uma forma de valorizar os alunos e de instigar o seu público a querer estudar na mesma unidade.

Por isso, é preciso estar sempre atento às novidades do setor educacional para que também possa ser implementado nas mídias digitais da empresa. Mas não se esqueça que essa divulgação deve ser feita de forma regular, para que seja possível gerar mais engajamento e interesse das pessoas pelos serviços ofertados pela IES.

Para começar a conquistar presença digital, é importante contar com um software de gestão para instituições de ensino. Isso porque, por meio desta plataforma, será possível organizar todos os processos burocráticos da unidade. Além disso, os alunos poderão usufruir de vários serviços, sem precisar comparecer na instituição: negociação de dívidas, emissão de documentos, consulta de situação acadêmica e financeira, rematrícula, entre outros.

Além disso, para atrair potenciais alunos e seus pais, é fundamental conhecer o perfil dessas pessoas. Isso significa que é preciso saber a que poder aquisitivo e classe social pertencem, por exemplo, para que possam processar comunicações destinadas a determinado público.