InícioFinanceiroMeios de pagamento online para sua instituição educacional

Meios de pagamento online para sua instituição educacional

As pessoas estão conectadas 24 horas por dia e buscam o máximo de comodidade no mundo digital. Empresas que não estão focadas em entregar essa solução perdem seu potencial competitivo.

Para as instituições de ensino, o desafio é ainda maior porque a nova geração de alunos não separa mais o mundo real do virtual em seu dia a dia. Nesse cenário, oferecer pelo menos um meio de pagamento online não é um diferencial, mas uma necessidade para as instituições de ensino.

O acesso a meios de pagamento online e digitais tem sido facilitado pela popularização das fintechs e das carteiras de crédito que podem ser acessadas por pessoas físicas e jurídicas. O grande desafio das instituições de ensino é integrar essas ferramentas em uma única solução, disponibilizando mais recursos para alunos e responsáveis ​​sem perder o controle dos dados. Nesse cenário, a utilização de um bom sistema de gestão é fundamental.

A seguir, veja os benefícios de cada forma de pagamento online e porque sua intuição deve adotá-la.

O clássico cartão de crédito

Um dos métodos de pagamento mais tradicionais, o cartão de crédito, se adaptou muito bem às plataformas digitais. É sem dúvida uma excelente opção de pagamento que a instituição de ensino oferece aos seus clientes. Uma grande vantagem do cartão de crédito é a facilidade de parcelamento, o que permite que pais, responsáveis ​​e alunos reduzam o impacto de altas taxas, como compra de material didático, uniformes, viagens, compra de cursos, etc.

Outra vantagem do cartão de crédito é que sua confirmação de pagamento é mais rápida do que outros meios tradicionais que exigem compensação. Dessa forma, dependendo do produto ou serviço que está adquirindo, o aluno ou responsável pode acessar o que precisa em minutos sem ter que esperar dias.

Com o aumento da concorrência entre instituições bancárias e fintechs, muitas operadoras de cartão oferecem empréstimos sem juros e anuidades, isso significa que é uma oportunidade para um financeiro que precisa de um empréstimo ter acesso ao dinheiro sem precisar ter acesso a uma linha de crédito, por exemplo um empréstimo.

Boleto bancário ainda é viável?

Embora muitos pensassem que o boleto iria desaparecer após a popularização dos meios de pagamento 100% digitais, ele continua sólido e forte e se adaptou muito bem à nova era.

Se antes o aluno ou responsável precisava receber o boleto em casa ou retirar na secretaria, hoje é possível emiti-lo a qualquer momento diretamente no aplicativo ou no site da instituição.

Além disso, as instituições com boletos têm a possibilidade de oferecer descontos para pagamento antecipado, sendo que para pagamento neste modelo não é necessário que o pagador esteja vinculado a uma conta bancária, cartão de crédito ou débito, ou seja, é o mais acessível método.

A compensação do boleto não é tão rápida quanto os métodos de pagamento direto, mas o dia exato em que o processo foi realizado é sempre válido como data de pagamento. Isso significa que se o seu último dia de desconto for hoje e você fizer um pagamento nesse dia, mesmo que a compensação seja feita em dois ou três dias úteis, você não perderá o desconto.

Pix e suas vantagens

Como o “mais novo” dos novos meios de pagamento, o PIX foi lançado em 2020 e logo começou a ser adotado massivamente pelo grande público. Atualmente, o número de chaves PIX cadastradas é o dobro da população brasileira, o que significa que qualquer empresa que queira diversificar seus meios de pagamento deve ter o PIX como uma de suas prioridades.

A primeira vantagem do PIX é o pagamento instantâneo, o pagamento é feito e recebido em segundos. Outra vantagem é a sua disponibilidade, pois esta forma de pagamento pode ser feita a qualquer hora e dia. Simplicidade é outra marca registrada do PIX, afinal não é preciso memorizar muitas informações ou preencher formulários, pois é possível pagar com chave, QR code ou código fotocopiável.

O PIX é gratuito para pessoas físicas e também é gratuito na maioria das fintas para que os PJs aceitem pagamentos. Embora as taxas sejam cobradas, elas geralmente são baixas.

Carteiras digitais e suas praticidades

As carteiras digitais visam tornar os consumidores mais práticos com os pagamentos do dia a dia. São aplicativos que funcionam como contas digitais e permitem transações online. Por exemplo, os aplicativos de entrega possuem suas próprias carteiras digitais, onde os clientes podem enviar dinheiro e fazer compras diretamente, sem precisar se conectar a bancos.

As carteiras digitais desenvolvidas e gerenciadas por empresas confiáveis, além de métodos de acesso com proteção extra, como autorização biométrica e autenticação de dois fatores, possuem um mecanismo de segurança que confirma a proteção dos dados do cliente por meio de criptografia.

Além disso, a maioria das carteiras digitais pode ser integrada a outros meios de pagamento, ou seja, o cliente envia dinheiro para a carteira e pode efetuar o pagamento por meio de QR code, boleto, PIX e até cartão de débito.

Conveniência também é uma marca das carteiras digitais, mantendo-as no bolso o dia todo e permitindo que os clientes façam suas transações com rapidez e facilidade, ajudando a reduzir a inadimplência e a inadimplência.