InícioAmbiente escolar8 formas de integrar a família na escola

8 formas de integrar a família na escola

A presença da família na escola é muito importante para a formação dos alunos. E, claro, também é muito importante para a própria escola. Mas muitas escolas acabam se atendo ao básico quando se trata de construir a família dentro das paredes. Importante para eventos que integram a família à escola é sempre agregar valor à visita dos pais à escola.

Como integrar bem a família na escola?

Quando a família está integrada à escola, não vai lá de vez em quando. O que propomos neste texto é um tipo diferente de abordagem. A família juntamente com a escola é aquela que está ao lado dos alunos em todas as suas necessidades educativas. É aquele que trabalha com os mesmos objetivos que os professores e que trabalha com os alunos para aprender da melhor maneira possível. Neste texto, vamos focar nas responsabilidades de ambos: a família e a escola. Onde entra a família, onde entra a escola.

Responsabilidades familiares na escola

Vamos começar com o que uma família precisa fazer para se integrar bem na vida escolar e acadêmica dos alunos. É importante falarmos primeiro da família, pois em algum momento a escola terá que auxiliar nessas ações, principalmente para repassá-las aos pais e alunos. Então não pule essa parte do texto! Contribuirá para que você converse com os pais para garantir um maior envolvimento da família na escola. Iniciantes:

Bate-papo sobre conteúdo

A fixação da aprendizagem se dá pela discussão do que está sendo aprendido. E isso é feito tanto na sala de aula quanto em casa, na hora do dever de casa. Várias escolas brasileiras inovadoras apostam nesse modelo para aplicar suas aulas. Ao invés de todo mundo fazer fila e esperar que o professor entregue o conteúdo, a aula vira quase um debate. Entendemos que nem todas as escolas estão aptas a trabalhar com tal modelo hoje. As famílias, portanto, precisam complementar sempre que possível.

Ações simples como conversar com o aluno sobre o conteúdo todos os dias, ajudar nas tarefas de casa, revisar provas e oferecer apoio nas tarefas de casa são essenciais.

Conheça todas as regras da escola e as responsabilidades dos alunos

Para que a família esteja bem integrada na escola, é necessário que a família conheça as regras da escola – as suas regras e as obrigações do aluno. Essas informações, juntamente com conversas sobre o que está acontecendo na escola fora do aspecto educacional, ajudam a resolver problemas de comportamento e até mesmo pequenas disputas que podem se transformar em maiores.

Conheça os professores e o conteúdo

Para uma boa convivência familiar na escola, é fundamental que os pais e responsáveis ​​conheçam os professores e ouçam deles o que está sendo praticado em sala de aula. Pode haver um mal-entendido sobre o que o professor deve ou não ensinar aos alunos. Nos dias de hoje, tais situações são muito comuns, principalmente com temas polêmicos.

A sociedade está em constante mudança e o ENEM e os vestibulares exigem que os alunos tenham esse conhecimento do mundo. É responsabilidade da escola educá-los sobre o que acontece por trás de seus muros. E é responsabilidade da família conversar sobre esse conteúdo diretamente com os professores.

Participe dos eventos da escola

Toda instituição tem momentos em que a escola é chamada de família. E é dever da família estar presente em todas essas ocasiões. As reuniões de pais e professores no início do ano abordam a maioria dessas dicas imediatamente acima. É muito importante que todas as famílias estejam presentes nessas reuniões. É chegado o momento de discutir com a escola seus rumos, que é a missão básica de toda instituição de ensino.

A responsabilidade da escola para com a família

A família é responsável por tudo o que falamos até agora. Ao mesmo tempo, porém, a própria escola também deve confirmar essa ação junto aos pais e responsáveis. Lembre-os da importância. Dessa forma, tudo o que é da responsabilidade da família também é responsabilidade da escola. Ambos, trabalhando juntos para educar os alunos é o maior objetivo a ser alcançado.

Cumprimento da proposta pedagógica

É de a responsabilidade da família encontrar a escola que faz mais sentido para ela e para os seus filhos. Porém, é dever da escola manter essa proposta pedagógica atualizada. Isso sempre é feito diariamente. Não há muitos meios adicionais que mostrem à família que a proposta pedagógica é sempre cumprida. Mas nos bastidores deve ser. E no momento certo, os resultados dessa busca constante precisam ser mostrados para a família na escola.

Atualizações constantes dos pais

Algo essencial em qualquer escola é sua capacidade de se comunicar constantemente com a família. Os pais que nada sabem do que se passa na escola não conseguem acompanhar o desenvolvimento dos filhos. E esse é sempre um ponto de ansiedade que pode gerar conflitos com a família na escola.

A escola deve criar alguma forma de fornecer informações constantes sobre o que está acontecendo na sala de aula. É importante acompanhar o desempenho do aluno e mesmo as pequenas situações dizem muito sobre como a escola e os conteúdos são tratados.

Acompanhamento individual dos alunos

Os professores não podem transmitir a ideia de que estão ensinando toda a turma. Um dos pontos-chave é mostrar aos pais que cada professor se preocupa com seus filhos individualmente. Exemplo: Os pais vêm a uma reunião e querem conversar um pouco com o professor de matemática sobre seu filho. O professor precisa conhecer a trajetória de aprendizagem daquele determinado aluno com suas idiossincrasias individuais.

Abra as suas portas para a família

A escola deve estar sempre pronta para atender os pais e responsáveis. E você deve sempre buscar formas de incluir a família na escola. Isso pode ser feito por meio de feiras culturais, campeonatos esportivos, reuniões de pais, assembleias e tudo o que for possível.

Essa preocupação é muito importante porque, embora muitas escolas já tenham implementado essa política de “só vir falar com o diretor”, a maioria dos pais não terá muito o que conversar com a administração. E não encontram outra forma de se encaixar na rotina escolar.

Os momentos culturais e desportivos são importantes porque criam naturalmente laços entre a família e a escola. Os professores conversam com os pais em situações menos formais e mais descontraídas, criando um vínculo real.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares

Comentários Recentes