InícioEducaçãoO que é educação inovadora e qual a sua importância?

O que é educação inovadora e qual a sua importância?

O conceito de educação inovadora é algo que pode ser interpretado por alguns como uma grande revolução ou a adoção de diversas soluções tecnológicas. Mas isso não é tudo. A seguir, veja o que é esse conceito e veja sua importância. Boa leitura!

O que é educação inovadora?

A educação inovadora não é um conceito recente, mas ganhou força com a aplicação da Educação 4.0 nas escolas e pensando nas mudanças que levam à Educação 5.0.

Para definir o que é inovação na educação, devemos primeiro pensar além do uso da tecnologia. É verdade que hoje ela desempenha um grande papel e oferece ferramentas e recursos que antes não eram utilizados. No entanto, o conceito não se limita à sua aplicação. A educação inovadora também inclui aspectos como as relações sociais que permeiam a vida dos alunos e as necessidades das novas gerações em relação ao aprendizado, além dos desafios que precisam ser superados hoje.

Portanto, requer uma mudança na abordagem da escola. Isso significa que não basta simplesmente aplicar uma nova metodologia. É preciso reafirmar o papel do educador e do educando como agentes de transformação, além de prover recursos para o desempenho de suas funções.

Desta forma, é preciso ter sempre em mente que cada um deles atua na escola, mas também na sociedade. Portanto, o treinamento integrado é um aspecto valorizado da educação inovadora. Nesse caso, por falar em metodologia, eles tendem a ser personalizados e estimular o desenvolvimento de diversas habilidades nos alunos – que futuramente se tornarão cidadãos dessa sociedade.

Qual é a importância e relevância da educação inovadora?

Nos últimos anos, houve uma mudança fundamental na direção da educação. Afinal, vivemos em um mundo conectado em que a globalização aliada à tecnologia está transformando todos os aspectos da vida da sociedade, especialmente de forma acelerada após a pandemia de Covid-19. Isso cria novas taxas, inclusive para estudantes.

Assim, a educação inovadora coloca-se não só com novas metodologias, mas também com uma nova forma de pensar. Por meio deles, os alunos podem acompanhar e se preparar para o que está por vir em suas carreiras, ao mesmo tempo em que assumem um papel mais ativo nesta sociedade moderna. A seguir, confira alguns dos destaques do seu app!

O estudante é o protagonista

O aluno passou de um espectador passivo, que apenas recebia o conteúdo, memorizava e aplicava tudo nas provas, para um papel ativo. Nesse caso, o conceito de líder estudantil transmite a ideia de que o aluno passa a assumir a responsabilidade por sua educação.

Isso é feito por meio de atividades em sala de aula, aplicadas de forma cada vez mais independente e ativa, mas também por meio de trabalhos em grupo e projetos nos quais cada pessoa pode desenvolver outras habilidades como liderança, cooperação e criatividade.

Dessa forma, o aluno não só constrói um aprendizado mais aprofundado do conhecimento de acordo com suas habilidades, como também o aplica na escola, ele já compreende seu papel na sociedade. Assim, quando chegar a hora de exercer sua profissão, você estará mais bem preparado para esses novos desafios.

Aprendizagem dentro e fora da sala de aula

A aprendizagem na educação inovadora vai além da escola e inclui todo o mundo da criança ou adolescente. Isso significa que, além de realizar tarefas e projetos específicos de seu ano letivo, ele também usa a própria realidade para realizar essas tarefas.

Outro exemplo é usar o conhecimento adquirido para beneficiar sua comunidade. Por exemplo, organizando um bazar de objetos usados, cuja coleção pode ser transformada em instituições sociais, ou criando soluções para economizar água na comunidade por meio do ensino de biologia, física e química.

Flexibilidade no modo de ensino

Tecnologia e inovação na educação andam de mãos dadas: durante a pandemia, essa afirmação ficou ainda mais evidente. Aliás, a inovação de metodologias não seria possível sem o suporte tecnológico. Afinal, são essas ferramentas que permitem ir além dos materiais tradicionais, utilizar vídeo, áudio, gamificação e plataformas de aprendizagem que otimizam e melhoram o aprendizado.