InícioSala virtualEducação digital: o que é e como estimular seu uso em casa?

Educação digital: o que é e como estimular seu uso em casa?

O crescimento da tecnologia na era digital marcou muitas coisas e mudou diversas outras, como a educação, por isso é a importante falar a respeito da educação digital! Afinal, ainda que os jovens brasileiros tenham mais domínio da Internet do que seus pais, muitos deles não sabem como verificar a veracidade das informações neste espaço.

Portanto, é necessário promover a educação digital em casa e garantir que os jovens não se tornem adultos desinformados e desatualizados no futuro – não apenas sobre tecnologia.

O que é educação digital?

Por definição, a educação digital é a prática de usar elementos e ferramentas tecnológicas durante a aprendizagem. Dessa forma, é um hábito que se tornou comum nos últimos anos e proporciona processos de ensino mais dinâmicos!

Como existem muitas formas de tecnologia no mundo – que se atualizam todos os dias –, cabe inicialmente aos educadores e às instituições de ensino encontrar a fórmula que consideram mais adequada para sustentar um ensino de qualidade. Mas isso não significa que pais e familiares não possam criar esse hábito em casa. Afinal, incentivar o uso de aplicativos educativos e ajudar no controle do tempo de tela para o uso saudável de tecnologias é de extrema importância para as crianças!

Por que isso é importante?

Além dos riscos e responsabilidades que são necessários em um ambiente virtual, os professores se deparam constantemente com alunos desatentos e desengajados durante o ensino, principalmente devido ao uso da tecnologia.

No entanto, sabemos que oferece muito mais vantagens do que desvantagens, por isso a educação digital deve ser aplicada de forma que haja equilíbrio. Além de aproveitar melhor seu uso em um ambiente de aprendizagem. No entanto, a educação digital vai além de apoiar uma aprendizagem mais engajada. Porque ajuda as pessoas a desenvolver habilidades básicas, promove a inclusão social e oferece acesso à informação, além de desenvolver habilidades críticas.

Quais são os benefícios da educação digital para as crianças?

Vimos que a educação digital é importante para o presente e também afeta o futuro das crianças. Então agora é a hora de descobrir quais os benefícios que ela traz – tanto no ambiente escolar quanto em casa.

Salas de aula mais envolventes: a tecnologia pode despertar a curiosidade e o interesse que os professores precisam para manter os alunos envolvidos e transmitir algum conhecimento.

Personalização no conteúdo a ser aprendido: a educação digital permite que os alunos adaptem a aprendizagem às suas próprias necessidades e interesses.

Interação mais dinâmica com a tecnologia: A tecnologia estimula a interação dos alunos, dos mais tímidos aos mais extrovertidos, seja em atividades individuais ou em grupo.

Estimula o trabalho em equipe: o aprendizado digital também permite que os alunos colaborem e colaborem em projetos, mesmo quando estão em locais diferentes.

Melhor desempenho: Com materiais mais visuais e didáticos, os alunos conseguem absorver melhor o conteúdo ministrado em sala de aula e obter melhores resultados nas disciplinas.

Como dar suporte a educação digital em casa?

Ao apoiar a educação digital em casa, você pode ajudar seus filhos a se prepararem para o futuro e desenvolver habilidades essenciais para a vida. No entanto, certifique-se de equilibrar o uso da tecnologia com outras atividades, como brincar ao ar livre e ler livros físicos. Para te ajudar nessa tarefa, separamos várias formas de promover a educação digital em casa:

Aprendizagem e recursos digitais unidos na formação dos pequenos

Existem diversos recursos digitais de aprendizagem disponíveis, como vídeos educativos, jogos educativos e aplicativos educacionais. Explore e explore esses recursos com seus filhos para ajudá-los a encontrar atividades e conteúdos interessantes e úteis.

Criatividade pode ir longe

A tecnologia é uma grande aliada que apoia a criatividade e estimula a expressão artística. Portanto, incentive seus filhos a criar vídeos, animações, desenhos digitais e outros projetos criativos usando programas de edição de vídeo, imagem e áudio.

Auxilie no desenvolvimento de habilidades tecnológicos de seus filhos

Ensine seus filhos a navegar na Internet com segurança, dê um bom exemplo no uso de programas de texto e planilhas e outras habilidades básicas de tecnologia. Isso pode ajudá-los a se sentirem mais confiantes, seguros e capacitados ao usar a tecnologia.

Fique presente e se envolva com o aprendizado

Lembre-se de estar presente e envolvido no aprendizado de seus filhos, fazer perguntas sobre o que eles estão aprendendo e ajudá-los na resolução de problemas quando necessário. Isso ajudará a estimular o aprendizado. Da mesma forma, para torná-lo mais significativo.