InícioCorpo docente6 dicas para manter seu professor motivado na IE

6 dicas para manter seu professor motivado na IE

Garantir que o seu professor permaneça motivado é uma ação necessária para que o ambiente escolar seja sempre saudável e favoreça a melhor qualidade de ensino e trabalho. Mas fazê-lo de forma eficaz e muitas vezes parece um desafio. A questão permanece: como você mantém sua equipe animada e comprometida com seus objetivos?

Nesse sentido, no contexto educacional, a motivação é a atividade de despertar, direcionar e manter um comportamento ativo relacionado ao cumprimento de metas pessoais e/ou institucionais. Por outro lado, não ter um professor motivado significa um clima de abatimento e frustração. E quando isso acontece em sala de aula, tem um impacto direto na formação do aluno.

A missão de manter os professores motivados é tarefa dos dirigentes educacionais que devem sempre encontrar formas de manter sua equipe em contato com os desígnios e valores da escola. Afinal, um professor precisa estar feliz e satisfeito com seu trabalho para poder ensinar da melhor forma.

Como manter o professor motivado?

1 – Estimular a reflexão sobre a motivação de cada um

Cada professor tem sua própria motivação para ensinar: transformar a educação, influenciar vidas, amor pela área em que atua, talento para a ciência, interesse pela troca de conhecimento, entre outros. Lembrar dessa motivação é uma tarefa diária e pode estar na pauta de reuniões e consultas pedagógicas. Acessar esses elementos que trouxeram o especialista para a sala de aula ajuda a manter o foco. Nesse sentido, você pode promover dinâmicas e palestras que tratem tanto do lado afetivo quanto do impacto social da profissão. Isso cria uma conexão pessoal de cada um com os motivos que os levaram até lá e com a equipe de especialistas da escola.

2 – Promova um bom ambiente de trabalho

Incentivar os professores também requer ação administrativa por parte da instituição. Manter um ambiente de trabalho de qualidade, com comunicação eficaz e boa infraestrutura é uma forma de preparar um espaço que não desanimará os profissionais.

Quando a comunicação interna funciona e os profissionais estão alinhados com a linguagem e os objetivos da instituição, você evita ruídos e problemas internos. Ter uma equipe alinhada com o PPP, consciente e participando das tomadas de decisão afeta diretamente seu vínculo com a escola. Da mesma forma, salas bem estruturadas com os melhores equipamentos, ferramentas tecnológicas que otimizam seu trabalho e, claro, a manutenção de tudo isso, sustentam a qualidade não só do ensino, mas também do trabalho.

3 – Formação contínua

Garantir que seus professores alcancem todo o seu potencial faz parte das atividades da alta administração. A oportunidade de desenvolver novas competências e aprofundar conhecimentos é, por isso, uma forma muito relevante e necessária para motivar os professores. Essa formação continuada pode incluir experiências literárias, livros, expedições culturais, visitas a museus e outras formas de dar ao professor acesso a diversos saberes. Lembre-se de considerar suas escolhas e preferências, a escuta ativa é essencial neste processo de treinamento.

4 – Reconhecimento de salário

O incentivo financeiro não é o mais importante. Mas certamente desempenha um grande papel em como motivar os professores. Proporcionar um salário compatível com a atividade docente é respeitar e valorizar o profissional.

Um dos principais motivos de desânimo é a falta de reconhecimento do valor e do esforço exigidos na profissão. Como sua atuação vai muito além da sala de aula, é preciso ainda mais dedicação e comprometimento. Portanto, gestores, valorizem o profissional de sua escola! Ofereça salários atraentes e planos de carreira sólidos que, além de tornar sua escola mais atrativa para profissionais competentes, possam estimular e aproximar seu corpo docente.

5 – Ouça os pedidos

Ouça o que seus professores dizem. Abra espaço para ouvir suas sugestões e solicitações. Entenda a realidade da sala de aula da sua escola e juntos vejam as melhores alternativas na hora de tomar decisões. Esses profissionais têm exigências específicas e enxergam a realidade da escola a partir de uma posição de grande privilégio: no cotidiano dos alunos. Compartilhar ideias com eles também é produtivo para que a gerência possa identificar as melhorias necessárias.

Além disso, esteja disponível para ajudá-los em possíveis dificuldades e nunca os deixe esquecer o valor que eles têm na formação dos alunos.

6 – Proporcionar autonomia

Ensinar autonomia é a capacidade de tomar decisões de forma reflexiva, sensível e consciente. Para isso, é preciso que o corpo gestor confie e dê ao professor condições de criar e intervir, desenvolvendo experiências educativas mais significativas.

Assim, o professor tem mais liberdade para enxergar as necessidades dos alunos, que podem estar além dos limites da sala de aula, mas estão diretamente relacionadas e refletidas nela.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares

Comentários Recentes