InícioInovaçãoMetodologia STEAM: o que é e quais as suas vantagens?

Metodologia STEAM: o que é e quais as suas vantagens?

A metodologia STEAM é um dos vários métodos de aprendizagem ativa. Esses tipos de metodologias são ferramentas que visam otimizar o aprendizado do aluno. Os alunos são, portanto, os protagonistas de seu conhecimento e estão no centro do processo de aprendizagem.

No ensino tradicional, o professor revela o conteúdo enquanto o aluno faz anotações e absorve passivamente as informações. Em uma metodologia ativa, os alunos são estimulados a discutir, criar soluções para problemas, comunicar, aprender e aprender uns com os outros. Esse método é baseado em muita cooperação entre os alunos, o que os torna mais envolvidos e torna o aprendizado mais prazeroso.

O que é a metodologia STEAM?

STEAM é a inicial das seguintes palavras em inglês: Science, Technology, Engineering, Art e Math. Em Português: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

É uma metodologia baseada em projetos e o aprendizado é feito por meio de ferramentas práticas. Nela é possível integrar os conceitos das 5 áreas de conhecimento acima citadas por meio da transdisciplinaridade, ou seja, todas essas disciplinas são avaliadas juntas.

Vantagens de adotar a metodologia STEAM

Além da alfabetização, a metodologia desenvolve diversas habilidades humanas importantes para o século XXI. As principais vantagens da metodologia STEAM estão listadas abaixo.

Busca por conhecimento e respostas

Questionar é a principal forma de aprender mais rápido. Usando esta técnica, os alunos são encorajados a fazer perguntas e buscar respostas. Isso aumenta o envolvimento e o interesse dos alunos.

Desenvolvimento do pensamento lógico e crítico

Para resolver um problema é necessário desenvolver o pensamento lógico: dividir o problema em partes menores, organizar o pensamento em passos lógicos e seguir os passos na ordem correta até a solução. Num mundo com tanta informação, é muito importante saber filtrá-la e organizá-la, para tomar as melhores decisões.

Parceria entre professores e alunos

Os alunos se tornam protagonistas do conhecimento. Por exemplo, eles podem decidir sobre tópicos, procurar respostas e ajudar uns aos outros. O professor assume o papel de mentor. Ele procura entender o nível de aprendizado do aluno em cada etapa e consegue dar uma atenção mais personalizada a cada uma.

A responsabilidade do futuro nas mãos dos alunos

Por meio de uma aprendizagem mais ativa, os alunos percebem quanto poder está em suas mãos para construir o futuro que desejam viver. Eles desenvolverão o hábito de perceber o mundo ao seu redor e encontrar soluções para melhorá-lo. Você já deve ter ouvido falar que os robôs substituirão os humanos em processos repetitivos. Assim, o futuro terá lugar para pessoas que desenvolvam habilidades humanas como a criatividade e o pensamento crítico.

Aprendizagem através de experiências

Aprendemos mais por meio de nossas experiências, por isso o aprendizado ativo é importante para a fixação do conteúdo.

Criatividade posta em ação

Se tratando de imaginação quando posta em ação, o resultado que temos é a criatividade. Para ser criativo, você precisa estar aberto a tentativas e erros. A inovação é um processo que exige resiliência e a metodologia STEAM trabalha muito essa habilidade.

Desenvolvimento da consciência social

Todos nós temos alguns pontos fortes que outros não. A cooperação é essencial para alcançar nossos objetivos e resultados comuns. Além disso, entender o outro lado e respeitá-lo é fundamental se quisermos criar um lugar melhor para se viver.