InícioEducaçãoVantagens de adotar a aprendizagem interativa em sua IE

Vantagens de adotar a aprendizagem interativa em sua IE

A principal função dos professores são a de orientar os alunos e oferecer muitas oportunidades de envolvimento e aprendizado, usando pensamento crítico, colaboração e outras habilidades importantes para adultos, jovens e crianças. Essas oportunidades podem ser ampliadas quando os professores sabem como usar as ferramentas tecnológicas – e esse é exatamente o objetivo da aprendizagem interativa.

Esse método de ensino visa inovar por meio de práticas educacionais tecnológicas que coloquem os professores como protagonistas na criação do conhecimento, ao invés dos alunos. Falta de interesse nas aulas, avaliações pouco atraentes e dificuldades de aprendizagem são alguns dos riscos de um ensino ‘ocupado’. Essas situações abrem portas para que os educadores pensem em métodos que aproximem os alunos da construção do conhecimento. Assim, a educação interativa foi criada.

Criamos este post para explicar como funciona o aprendizado interativo e como é importante aplicá-lo em uma instituição de ensino. Seguir!

Como funciona a aprendizagem interativa?

A aprendizagem interativa é uma metodologia de ensino que convida os alunos a assumir um papel ativo no processo de aprendizagem com a ajuda da tecnologia.

Este método se opõe a abordagens que dependem estritamente das habilidades passivas do aluno: ouvir professores, memorizar frases, conceitos, fórmulas e figuras. Um professor que utiliza a aprendizagem interativa entende que a construção do conhecimento não depende apenas dessas habilidades. Um aluno que explora questões abertas com imaginação e lógica aprende a tomar decisões e resolver problemas, não apenas memorizar informações.

Há benefícios em orientar os alunos a desenvolver autonomia desde tenra idade, portanto, o aprendizado interativo ajuda a desenvolver habilidades de pensamento crítico. Este método está intimamente relacionado com o uso da tecnologia e não é uma coincidência. As soluções tecnológicas exigem uma autonomia considerável na manipulação de funções e na definição do objetivo de cada ação.

Por meio de metodologias ativas, por exemplo, os alunos podem se reunir em equipes para trocar ideias e resolver problemas relacionados à programação, como transformar jogos em desafios lógicos e até desenvolver aplicativos. É importante ressaltar que o ensino interativo não está relacionado apenas ao uso da tecnologia, pois esse método traz mais uma mudança na abordagem do processo de ensino.

Nesse caso, os professores passam a desempenhar o papel de orientadores dos jovens, enquanto os alunos passam a ser os principais protagonistas e podem aprender continuamente.

Quais são os benefícios da aprendizagem interativa?

Além de motivar os alunos, as atividades interativas com meios tecnológicos são o primeiro passo para ampliar os horizontes em relação a novas formas de aprendizagem que podem ser úteis ao longo da vida. A seguir, confira alguns dos benefícios desse método de ensino.

Autonomia do aluno

As aulas interativas dão ao aluno a oportunidade de pensar, desenvolver soluções e superar desafios de forma independente. Eles se envolvem em atividades projetadas pelo professor e desenvolvem habilidades e independência que são úteis para todas as áreas da vida, não apenas para boas notas na escola.

Estímulo à criatividade

A pior coisa que pode acontecer ao sistema de notas de uma escola é não dar aos alunos espaço para exercitar sua criatividade. A aprendizagem interativa pode ajudar os professores a criar maneiras de colocar os alunos no centro da aprendizagem, permitindo-lhes usar a lógica e a imaginação para criar novas soluções.

Absorção de conteúdos

Aulas e atividades que incentivam a participação ajudam os alunos a lidar com as dificuldades de aprendizagem e fazem com que gostem das disciplinas mesmo que não tenham uma forte ligação com algumas disciplinas. Unir teoria e prática é sempre uma forma interessante de melhorar a absorção do assunto.

Desenvolvendo novas habilidades

Talvez o maior benefício da educação interativa seja que ela não reduz o interesse dos alunos pelos assuntos discutidos na escola. Em vez disso, a turma inicia uma jornada de conhecimento e novas habilidades que podem durar muito tempo – ou até a vida inteira!

Como aplicar a educação interativa em uma instituição de ensino?

Os professores e coordenadores responsáveis ​​pela elaboração do currículo escolar e dos planos de aula têm à sua disposição uma gama incrível de ferramentas para ajudar os alunos a adequar a construção do conhecimento e garantir sua imersão no conteúdo que mais lhe interessa dentro dos temas propostos em sala de aula.

Um bom exemplo é quando uma instituição de ensino permite que os professores compartilhem materiais de estudo com os alunos em um ambiente virtual seguro. Assim, podem aceder aos materiais nos seus telemóveis sempre que entenderem. É uma maneira simples e eficaz de garantir que os alunos tenham mais controle sobre o processo de aprendizagem.

A equipe docente pode aproveitar essa flexibilidade para utilizar o método de sala de aula invertida, que é baseado no aprendizado híbrido: os alunos acessam o conteúdo em casa, em ambiente digital, e assistem às aulas para discutir temas e esclarecer dúvidas.

É possível ir além e investir em métodos mais sofisticados de educação interativa, como a gamificação, uma das grandes apostas para os processos de ensino e aprendizagem no século XXI. A proposta é simples: transformar as etapas de aprendizado em um jogo.

Neste caso, os jogos são analógicos, digitais ou mistos. Os professores podem usar as plataformas com as quais estão mais familiarizados ou que estão surgindo em novas tecnologias. Por exemplo, aplicativos de jogos para celular podem ser úteis nessa dinâmica. No mercado de aplicativos você encontra dezenas de aplicativos voltados para o desenvolvimento da fala, leitura e escrita de palavras e frases. Essas ferramentas podem ser utilizadas, por exemplo, em abordagens interativas para aulas de português no ensino fundamental.

Além de ferramentas voltadas para a educação infantil, é possível encontrar aplicativos que utilizam a aprendizagem interativa para ensinar jovens no ensino superior. Questionários online sobre o conteúdo abordado em sala de aula são bons exemplos dessa metodologia.

Existem muitas opções para ensinar com aprendizado interativo. Como vimos, esse tipo de metodologia traz benefícios para os alunos e ajuda os professores a tornar o currículo escolar capaz de envolver crianças e jovens no processo de ensino. Vale a pena explorar o investimento em educação interativa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares

Comentários Recentes