InícioAmbiente escolarVantagens de implementar o certificado digital em sua IE

Vantagens de implementar o certificado digital em sua IE

O avanço da tecnologia trouxe muitos evoluções e praticidades para os processos das instituições de ensino. Atualmente, é até possível emitir e validar documentos como um diploma de forma totalmente digital. Porém, para realizar esse tipo de operação, é necessário contar com um bom sistema de segurança. É para isso que serve um certificado digital.

Continue lendo para saber para que serve um certificado digital, como funciona, quais são os principais tipos e por que você deve usar um em sua instituição de ensino. Seguir!

O que é um certificado digital?

Um certificado digital é um arquivo eletrônico criptografado que funciona como um documento de identificação no mundo digital, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Com ele, é possível assinar documentos digitalmente, em qualquer lugar do mundo, com segurança e confiabilidade.

A verificação do certificado digital sem a necessidade de documentos físicos é possível graças à tecnologia blockchain, que armazena os dados em blocos e garante sua proteção. Um certificado digital promete, assim, não só maior agilidade na emissão de documentos digitais, como também evita possíveis tentativas de fraude.

Quais são os benefícios de um certificado digital?

Antes de mais nada, é preciso entender que toda pessoa física ou jurídica necessita de um certificado digital caso pretenda realizar determinadas operações de forma autenticada e segura. No entanto, para as instituições de ensino superior, a certificação é um requisito caso pretendam oferecer diplomas digitais, como veremos adiante. Veja abaixo alguns dos principais benefícios da adoção de uma certificação digital:

Reduzindo a burocracia

Imagine que antigamente o reitor e os responsáveis ​​pela assinatura do diploma tinham que fazer todo o trabalho à mão, desperdiçar papel, autenticar o documento e realizar outros processos demorados e caros. Com a certificação digital, é possível assinar digitalmente um documento de forma mais prática e ágil, o que reduz custos e tem a mesma validade jurídica de um documento digital.

Segurança

Além da flexibilidade de poder assinar e enviar documentos online de qualquer lugar, o certificado digital tem a vantagem de ser um método seguro e com menor risco de fraude. Possui sistema de criptografia que dificulta a alteração de dados e garante a integridade dos documentos emitidos.

Quais são os tipos de certificados digitais?

Existem vários tipos de certificados digitais que diferem em tecnologia e finalidade. Confira alguns exemplos abaixo.

Tipo A

Os certificados do tipo A são os mais comumente usados, pois são certificados que funcionam como assinaturas digitais para pessoas físicas e jurídicas. A sua função é identificar o signatário, confirmar a autenticidade da operação e provar a autenticidade do documento assinado. Existem ainda dois subtipos dentro desta categoria.

A1

O certificado digital A1 é armazenado e instalado nos computadores. Um login e senha são necessários para acessar o certificado que contém a chave criptográfica cadastrada no computador. Algumas de suas vantagens são que pode ser acessado em vários dispositivos simultaneamente; agilidade na assinatura de documentos, sem dependência de dispositivos externos; e ative o backup para evitar a perda do certificado se o computador for formatado.

A3

O certificado digital A3 é mais complexo, onde o meio de armazenamento da chave criptográfica pode ser um token (semelhante a um pen drive) ou um smart card (cartão inteligente), que requer um leitor específico. Suas vantagens incluem maior prazo de validade, de até três anos; mobilidade, pois as mídias de armazenamento podem ser usadas em qualquer lugar; e um alto nível de segurança, pois o certificado não pode ser extraído ou copiado para outro dispositivo de mídia.

Tipo S

Um certificado digital tipo S é utilizado para garantir o sigilo e a confidencialidade de determinadas transações, permitindo que os dados do documento sejam criptografados. Esse tipo de certificado é muito utilizado por empresas que frequentemente precisam transferir informações confidenciais pela rede. Este é um método seguro para evitar vazamento de dados, pois só pode ser acessado por meio de um certificado digital autorizado.

Tipo T

Um certificado digital tipo T também é conhecido como timestamp ou timestamp. É como um selo que serve para confirmar o momento da emissão de um documento digital. Para evitar fraudes nessas informações, um certificado tipo T é usado por um verificador terceirizado para comprovar quando o documento foi emitido. Para segurança máxima, também pode ser usado em conjunto com outros tipos de certificados.

Por que implementar um certificado digital em instituições de ensino?

À medida que o mundo continua a se digitalizar, as instituições de ensino superior também devem se adaptar a essa nova realidade digital. Por conta disso, a procura por diplomas digitais vem crescendo cada vez mais. Um dos principais requisitos para a presunção de validade jurídica do diploma digital, conforme estipulado pela Portaria MEC nº 554/2019, é que ele seja assinado digitalmente, certificado digitalmente e com carimbo temporal.

 De acordo com o documento do MEC, para que o documento seja válido, todos os signatários que assinariam o diploma físico devem assinar digitalmente com um certificado ICP-Brasil do tipo A3 ou superior.

A implementação de um certificado digital não é apenas uma necessidade para que a universidade seja autorizada a emitir diplomas digitais. Também traz uma série de vantagens e benefícios para a instituição como otimização de processos, menos burocracia, melhor gestão de documentos, redução de custos, praticidade e mobilidade, pois o diploma digital pode ser acessado de qualquer dispositivo. Agora que você viu para que serve um certificado digital, viu como é fundamental garantir a segurança e a confiabilidade na emissão de diplomas digitais e demais processos nas universidades. Esse mecanismo ajuda a prevenir fraudes e oferece aos alunos mais comodidade e flexibilidade para acessar seus diplomas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares

Comentários Recentes