InícioEducaçãoComo aplicar e maximizar os resultados do blended learning?

Como aplicar e maximizar os resultados do blended learning?

No post anterior nós discutimos o que é o blended learning, além de apresentar quais são as vantagens de implementar esse sistema em sua instituição de ensino, agora vamos nos aprofundar ainda mais no assunto e ver como ele pode ser aplicado, como aumentar a produtividade com esse sistema e muito mais. Continue lendo!

Como o blended learning pode ser aplicado?

É importante ressaltar que embora o termo seja amplamente difundido no meio educacional, o termo também tem sido aplicado no mundo corporativo. Esta é uma solução interessante para empresas com grande número de funcionários ou com funcionários espalhados por diferentes cidades, mas que não querem abrir mão de reuniões presenciais. Nesse contexto, a educação mista pode ser utilizada tanto no desenvolvimento contínuo da organização quanto em especializações e treinamentos corporativos mais específicos.

Um problema comum para as empresas é a dificuldade de conciliar a carga horária dos funcionários com seus programas de treinamento. Para além de auxiliar na realização de práticas, o b-learning também apoia momentos importantes de socialização coletiva da aprendizagem ao proporcionar e conjugar experiências online com aprendizagens presenciais. Muitos exercícios funcionam melhor por meio da interação física com uma ferramenta específica. Dessa forma, o recurso pode ser muito mais eficaz para atingir mais participantes e aplicar diferentes tipos de treinamento.

Ao permitir que os funcionários definam os melhores horários para as práticas, as empresas aproveitam melhor seu tempo, otimizam seu aprendizado e conseguem personalizar melhor o conteúdo oferecido. Dessa forma, além de verificar maior produtividade, dedicação e interesse por parte dos colaboradores, as organizações também podem reduzir seus custos com deslocamentos, contratação de instrutores, aluguel de espaços físicos, etc. benéfico para ambas as partes.

Como elevar a produtividade no blended learning?

A mistura entre salas de aula virtuais e físicas varia de acordo com a equipe de ensino, com cada escola tentando adaptar o modelo aos propósitos da educação híbrida. Porém, algumas dinâmicas já são bem conhecidas e úteis para a realidade de diversas escolas. Veja abaixo como eles são.

Sala de aula invertida

Nessa metodologia, a parte teórica do conteúdo curricular escolar é estudada em casa, com total apoio de professores a distância. Os alunos vêm às aulas para tirar dúvidas, participar das discussões e resolver atividades.

Laboratório rotativo

A metodologia do laboratório rotativo consiste em articular atividades em sala de aula e na sala de informática da escola com conteúdo complementares às áreas do programa de educação escolar.

A turma é dividida em dois grupos: um faz as atividades online enquanto o outro atende presencialmente na instituição de ensino. Na próxima rodada, os alunos que fizeram atividades online passarão para a sala de aula de educação física e vice-versa.

Consultoria online com professores

A consulta privada com um aluno é uma aplicação de educação híbrida. Professores e coordenadores planejam como essas consultas são organizadas: horários, como podem ser agendadas com antecedência, etc.

Qual a relação entre e-learning e b-learning?

O e-learning, também conhecido como ensino eletrônico, é uma modalidade de educação a distância que utiliza recursos como computadores e a internet como principais ferramentas de ensino.

Além disso, no caso de contato entre professor e aluno, a comunicação também ocorre por meio de canais digitais. O e-learning pode, portanto, ser definido como uma forma de usar a tecnologia de rede para criar, selecionar, gerenciar, distribuir e aprimorar o aprendizado. Com o constante avanço tecnológico, o próprio conceito de e-learning apresenta variações e mudanças — neste caso, as mudanças podem ser percebidas tanto no aspecto eletrônico e tecnológico, quanto no quesito interatividade e comunicação.

Embora essa modalidade seja comumente associada à EaD, é importante ressaltar que as metodologias não são idênticas. Isso porque o ensino a distância, além de ser mais amplo que o e-learning, tem evoluído de acordo com as tecnologias disponíveis. Além disso, como o e-learning valoriza a comunicação e a interatividade, pode ser considerado um modelo EaD interativo.

Por outro lado, um sistema que inclui cursos presenciais na modalidade e-learning é o que chamamos de b-learning. Assim como a modalidade a distância, a modalidade blended exige a presença de recursos e conteúdos pensados ​​e adaptados especificamente para esse tipo de aprendizagem.

Ok, mas qual é a relação entre e-learning e b-learning? Em geral, o e-learning é uma metodologia de aprendizagem focada em aulas, atividades e exercícios disponíveis apenas online, enquanto o b-learning é uma combinação de conteúdos e tarefas online e offline para obter os melhores resultados entre os alunos. Portanto, o b-learning é um derivado do e-learning. Nesse contexto, além de ser um sistema aberto, dinâmico e completo, a aprendizagem híbrida representa uma combinação equilibrada e eficaz de recursos, técnicas e abordagens pedagógicas. Por isso, o b-learning é cada vez mais utilizado pelas melhores instituições de ensino do país.