InícioEducaçãoO que é o blended learning e quais as suas vantagens?

O que é o blended learning e quais as suas vantagens?

Métodos ativos de ensino e aprendizagem, como aulas particulares, salas de aula invertidas e práticas baseadas em gamificação, são estratégias inovadoras e revolucionárias que impactam o aprendizado.

O ensino híbrido, conhecido como modalidade híbrida de aprendizagem, pode ser definido como uma metodologia de ensino que combina aspectos online e offline para alcançar os melhores resultados entre os alunos. Para isso, utiliza diferentes e criativos métodos de ensino como debates, palestras, jogos, estudos de caso, prática orientada, simulações e muito mais. Embora esse termo ainda seja pouco conhecido no Brasil, ele vem se popularizando a cada dia devido ao constante avanço tecnológico e à necessidade de acompanhar essas tendências.

Se você quer saber mais sobre blended learning, como funciona, aplicações e benefícios, então este conteúdo foi criado para você. Continue lendo para saber mais sobre essa importante e inovadora metodologia.

O que é o blended learning?

Quando se trata de modernizar os estudos e novas técnicas de ensino, a maioria das instituições de ensino tende a assumir uma posição muito extrema: ou mantém os tradicionais papéis e o ensino presencial, ou migra de vez para a EaD – a modalidade de ensino a distância.

Existe uma forma que pode combinar os dois processos e flexibilizar a forma como decorre o processo de ensino e aprendizagem: o blended learning (ou b-learning). Ao combinar dois procedimentos pedagógicos, a metodologia busca melhorar o desempenho do aluno em ambas as modalidades.

O ensino híbrido é fruto do avanço tecnológico e da inovação na educação, enquanto sua popularização nos últimos anos se deve principalmente à humanização da relação entre o aluno, o professor e a instituição — condição proporcionada pela combinação dos aspectos online e offline. Nesse contexto, os polos que aplicam esse sistema em seus cursos disponibilizam um formato presencial que concilia encontros presenciais no espaço físico da instituição com atividades realizadas em ambiente virtual de aprendizagem. Isso significa que os alunos visualizam os materiais na plataforma EaD e os discutem presencialmente.

Além disso, como o ensino híbrido abre um espaço dinâmico para o pensamento crítico, os alunos têm a oportunidade de entender os tópicos com maior profundidade, bem como trazer dúvidas e interesses para reuniões presenciais.

O ensino híbrido promete unir o melhor dos dois mundos a fim de proporcionar aos alunos melhores condições de aprendizado, afinal, a metodologia integra perfeitamente o uso da tecnologia ao formato tradicional. Outro ponto importante é que o sistema pode ser estruturado com práticas síncronas ou assíncronas, ou seja, em situações em que professor e alunos trabalhem juntos em horário pré-determinado ou em horários flexíveis. No entanto, o B-learning não é totalmente assíncrono, pois requer disponibilidade individual para encontros presenciais.

Embora algumas pessoas não atribuam valor pedagógico a essas atividades conjuntas, a essência da metodologia é bastante clara: ela utiliza a tecnologia em seus procedimentos não apenas para agregar, mas para potencializar, aprimorar e transformar o processo de aprendizagem.

Quais são os benefícios do blended learning?

O blended learning pode trazer mudanças transformacionais para organizações, empresas e instituições educacionais. Com facilidade de acesso, flexibilidade de horários, atualização constante dos conteúdos e personalização dos recursos transmitidos, o b-learning oferece inúmeras vantagens aos participantes. Dentre eles podemos destacar os seguintes.

Apoia a autonomia do aluno

Como o ritmo de aprendizado pode ser definido pelo próprio usuário, o aluno tem muito mais autonomia para gerenciar seu aprendizado e cumprir seus compromissos, garantindo que suas metas sejam cumpridas e os prazos sejam cumpridos.

Além disso, os alunos têm a oportunidade de explorar as ferramentas que mais os auxiliam — seja em ambiente virtual ou presencial. A aprendizagem de cada um deles pode, assim, ser moldada individualmente.

Otimiza o processo de aprendizagem

A modalidade B-learning otimiza o processo de aprendizagem e alcança melhores resultados em prazos pré-determinados, mas com recursos mais diversificados e uma cooperação muito mais intensa entre os próprios alunos. Outra vantagem do sistema é que ele auxilia na realização de trabalhos de campo, visitas técnicas e outras atividades presenciais em locais interessantes, promove maior integração entre os participantes e leva a uma incrível e importante troca de experiências.

Melhora a relação professor-aluno

Uma vez que o ensino híbrido oferece a possibilidade de interação presencial e remota entre os participantes, a relação entre professores e alunos e entre alunos é muito enriquecida. Além da humanização das relações, o b-learning oferece mais possibilidades para o desenvolvimento de dinâmicas e atividades em grupo, bem como maior capacidade de avaliação dos alunos.

É ajustável de acordo com as necessidades de cada um deles

Uma das principais características do ensino combinado é o respeito à disponibilidade dos alunos. Neste contexto, podem ser organizadas reuniões pessoais para atender às necessidades e desejos urgentes de cada participante do curso. Além disso, as matrizes curriculares podem ser organizadas de acordo com os objetivos e áreas de interesse de cada um.

Oferece economia de custos

Comparado aos cursos e treinamentos presenciais completos, esse sistema representa uma notável redução de custos, afinal, a metodologia exige menos espaço físico e professores em tempo integral nas salas de aula.

Melhora a resolução da consulta

Um dos principais problemas dos alunos EAD é a questão da comunicação com seu professor e/ou instrutor, além da demora no processo de resolução de dúvidas. Com o b-learning, os participantes terão sempre um encontro presencial agendado para troca de informações, resolução de problemas e esclarecimento de dúvidas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares

Comentários Recentes