InícioEducaçãoQuais são as etapas do processo de aprendizado invertido?

Quais são as etapas do processo de aprendizado invertido?

Mencionamos no post anterior o que é a aprendizagem invertida, como ela funciona e quais são os seus benefícios para ser aplicada na instituição de ensino. Agora a pergunta que deve estar surgindo em sua mente é: como eu coloco ela em prática? Para colocar em prática a aprendizagem invertida no ensino superior, é importante dividir o processo em três partes, descritas a seguir.

Antes

Ao iniciar uma nova disciplina com os alunos, não é recomendável dar uma explicação ampla sobre ela, deve-se apenas dizer qual será o conteúdo com um direcionamento claro.

Durante

É importante incentivar os alunos a pesquisar um tema fora da sala de aula, seja por meio de sites recomendados pelo professor, mapas mentais ou por iniciativa própria, o que pode aprimorar seu perfil de pesquisador.

Depois

Ao chegar na sala de aula, o professor pode aplicar, por exemplo, um exercício. Outra opção é utilizar a gamificação e realizar atividades lúdicas como videoaulas, slides ou e-books que façam com que os alunos entendam determinado tema. Isso permite que o educador profissional se concentre em atividades colaborativas e participativas.

Observe que isso pode não ser a regra. Se for do desejo do professor, é possível intercalar aulas teóricas com aulas invertidas, pois ele conhece melhor a turma e conhece o ritmo de aprendizagem de cada aluno.

Como a aprendizagem invertida desenvolve habilidades empreendedoras?

A partir da aprendizagem invertida, é possível aprimorar as habilidades empreendedoras dos alunos. Uma das principais características de um empreendedor é a perseverança, resiliência, comprometimento, perseverança e autonomia na execução de suas atividades. Todos esses pontos podem ser melhorados ou ganhos com essa metodologia.

Ao experimentar este novo método de ensino e aprendizagem, você e seus alunos serão beneficiados à medida que a faculdade for aprimorando seu conceito no mercado. Como resultado, o número de novos alunos matriculados também está aumentando.