Início Educação O que é aprendizagem invertida e quais as suas vantagens?

O que é aprendizagem invertida e quais as suas vantagens?

0
963

Você sabe o que é aprendizagem invertida? Saiba que pode ajudar muito no aprendizado do aluno. Ao longo do artigo explicaremos o que é e como funciona e quais as suas vantagens. Flipped Learning — é uma metodologia de aprendizagem ativa na qual o aluno é encorajado a não ficar tão “apegado” ao ensino em sala de aula.

A interpretação do conteúdo que tradicionalmente ocorre em sala de aula torna-se tarefa de casa. Enquanto isso, a sala de aula se torna um ambiente para projetos e exercícios.

Como funciona a aprendizagem invertida?
No processo de aprendizagem invertida, a forma de estudar muda. O aluno aprende novas formas de trabalhar no processo educacional online. Com uma estrutura adequada, tem uma forma de aprender mais clara, motivadora e engajada. Para que esse método funcione efetivamente, o aluno deve conseguir absorver todo o conteúdo por meio do ambiente virtual.

Dessa forma, ele chega à sala de aula preparado, consciente e com os conhecimentos necessários sobre o assunto a ser desenvolvido. Também conhecida como sala de aula invertida ou sala de aula invertida, depois que os alunos consomem o conteúdo online, em suas casas ou em qualquer lugar com acesso à internet, eles começam a usar a sala de aula. Todo o conhecimento adquirido, seja por meio de testes, exercícios, atividades em grupo, etc., está, portanto, apto a ser aplicado na prática.

Quais são as vantagens da metodologia de aprendizagem invertida?
Para entender os benefícios que esse tipo de metodologia pode trazer para seus alunos, é importante conhecer as principais características do processo, como a interatividade, que torna dinâmica a aprendizagem dos conteúdos. Ao conectar ambientes virtuais e reais, eles têm mais chances de se destacar em instituições de ensino.
Nessa fase, o ensino híbrido é essencial, pois propõe o uso da tecnologia em busca de uma abordagem mais personalizada e colaborativa, pois o aluno está disposto a aprender dentro e fora da sala de aula. Abaixo explicamos os quatro pilares da sala de aula invertida.

Ambiente flexível
No flipped learning, é feito um arranjo adequado em sala de aula, que visa proporcionar aos alunos um método mais adequado para a atividade dada, seja individualmente ou em grupo.

Uma cultura de aprendizado
Ao contrário da forma tradicional, a aprendizagem invertida coloca o aluno como protagonista. A sala de aula torna-se uma oportunidade de aproximação com os temas de estudo de forma a enriquecer a aprendizagem.

Conteúdo intencional
Os educadores que usam esse método geralmente pensam e definem como usar a sala de aula invertida como um exemplo para desenvolver melhor o processo e a compreensão conceitual. Eles buscam determinar o que está sendo explorado no espaço físico e quais materiais os alunos devem cultivar quando estão em um determinado local de estudo.
Aqui, cada conteúdo tem um nível pretendido de aprendizagem específico para um determinado tipo de assunto. Desta forma, ao adotar um modelo centrado no aluno e estratégias de aprendizagem ativa, o tempo de aprendizagem em sala de aula é maximizado.

Educador profissional
Na aprendizagem invertida, o papel do educador profissional é extremamente importante. Observa o aluno e fornece feedback relevante no momento adequado para cada tipo de situação. Além de estar em constante atualização, o profissional educador deve estar aberto a críticas construtivas e elogios. Tudo isso para tornar o método de ensino-aprendizagem cada vez mais eficaz.
Apesar do protagonismo do aluno, o professor continua sendo uma peça necessária para que a Flipped Classroom funcione da melhor forma possível.