InícioEducaçãoO que é educação midiática e quais os seus benefícios?

O que é educação midiática e quais os seus benefícios?

As tecnologias estão presentes no cotidiano de todas as pessoas e são amplamente utilizadas pelos alunos para diversas atividades. A mídia-educação ganha espaço nesse contexto porque trabalha com esse elemento em sala de aula e nas atividades desenvolvidas durante o curso.

Os alunos estão em contato direto com centenas de informações que podem ou não ser úteis para o futuro. Por isso, é fundamental que aprendam a analisar como cada informação é produzida e como ela pode afetar a sociedade, desenvolvendo a capacidade de se posicionar diante de cada situação. Neste artigo, explicaremos o que é educação midiática, seus benefícios e desafios. Além disso, mostraremos como implementá-lo. Leia!

O que é educação midiática?

A educação midiática é um conjunto de habilidades que os alunos podem desenvolver para que sejam capazes de ler informações de forma reflexiva, produzir conteúdo com responsabilidade e participar ativamente da sociedade.

Para que isso aconteça, é necessário o uso de ferramentas tecnológicas que facilitem o trabalho em sala de aula. Dessa forma, as mídias utilizadas no ambiente de aprendizagem facilitam o aprendizado e a integração do currículo e aproximam os alunos desse contexto. Um dos principais objetivos desse método é preparar os alunos para entender como os meios de comunicação funcionam e mostrar como o conteúdo é produzido.

Dessa forma, eles não se tornam apenas espectadores passivos de tudo o que é produzido, eles desenvolvem a capacidade de refletir e produzir seus próprios materiais.

Quais são as vantagens deste método?

O uso de mídias no ensino traz muitas vantagens para o processo de ensino, tanto para professores quanto para alunos. Confira alguns deles!

Aumenta o engajamento dos alunos

Uma das principais vantagens dessa metodologia é o aumento do engajamento dos alunos. Isso ocorre porque a tecnologia é uma ferramenta familiar que faz parte de nossas vidas diárias. Dessa forma, eles ficam livres para explorar as opções e aprender mais.

Melhora o aprendizado

A educação para a mídia explora elementos visuais, como fotos, ilustrações e vídeos. Esses aspectos também contribuem para manter a atenção do aluno, aumentando a concentração e a compreensão do conteúdo. Dessa forma, há uma tendência de melhorar o aprendizado, de cooperar com bons resultados.

Reforça o aprendizado fora da sala de aula

O uso de elementos tecnológicos também potencializa o aprendizado fora da sala de aula, pois os alunos não ficam restritos a cadernos e livros. É nesta altura que exploram outras opções, entre outras, utilizando smartphones, portáteis, tablets e demonstram mais interesse em estudar.

Promove a participação ativa na sociedade

Com uma compreensão da mídia e a capacidade de produzir conteúdo, a educação para a mídia apoia a participação ativa dos alunos na sociedade. Assim, entendem como podem integrar o mundo digital de forma saudável e empática com a capacidade de dialogar, expressar seus pensamentos e responder nas redes sociais.

Quais são os principais desafios?

Como qualquer metodologia, a educação para a mídia traz alguns desafios para os educadores. Veja o que considerar!

Evite distrações

A distração é comum quando a tecnologia é usada em um contexto educacional, pois as ferramentas geralmente oferecem muitas opções e atividades diferentes. Por isso, é fundamental que os professores monitorem o uso desses dispositivos e reforcem o foco em cada situação para evitar perda de tempo com periféricos.

Transformando alunos em produtores

Outro desafio é transformar os alunos em criadores de conteúdo, e não apenas consumidores. Eles precisam entender como a mídia pode ser usada para suas necessidades, entender como o conteúdo é criado e o que está por trás de cada elemento.

Como implementar esse sistema na sua escola?

Existem diversas maneiras de implementar o ensino midiático na sua instituição. Confira algumas dicas!

Investir em tecnologia

Um dos primeiros passos para implementar essa metodologia é investir em tecnologia. É importante fazer uma revisão estrutural, avaliar quais ferramentas de ensino e aprendizagem estão disponíveis e o que precisa ser adquirido para apoiar a educação para a mídia. Esta pesquisa deve enfatizar a importância de ferramentas como computadores, sistemas de aprendizagem, câmeras, tablets ou qualquer outro dispositivo que possa ser usado de forma eficaz. É preciso avaliar como cada recurso será utilizado e priorizar o que é mais relevante.

Treinar professores

Porém, a mudança não deve ser apenas estrutural: o corpo docente também precisa ser capacitado. De nada adianta ter a melhor tecnologia disponível se os professores não a utilizam diariamente ou de forma inadequada. Para que o método funcione, além dos equipamentos, é preciso contar também com o apoio de educadores.

É essencial oferecer treinamento aos professores explicando como a tecnologia deve ser integrada ao processo de ensino. Dessa forma, eles terão confiança em usar diferentes métodos e entenderão como eles podem ser benéficos para o crescimento do aluno.

Mudando a mentalidade do processo de aprendizagem

Com uma combinação de investimento em tecnologia e formação de professores, resta apenas mudar a forma como você pensa o processo de aprendizagem. Métodos de ensino mais tradicionais enfocavam a importância do professor que detinha todo o conhecimento e o repassava como protagonista.

O uso de tecnologia e metodologia ativa torna o aluno protagonista no processo de aprendizagem. Assim, os professores atuam como facilitadores e orientadores, mas o conhecimento é construído junto com os alunos. Entender esse novo formato facilitará a aplicação eficaz dos conceitos.