InícioAmbiente escolarComo adotar uma gestão sustentável na sua escola?

Como adotar uma gestão sustentável na sua escola?

A sustentabilidade tem sido um tema quente em todo o mundo há algum tempo. O conceito de sustentabilidade inclui as esferas ambiental, social e econômica com o objetivo geral de garantir que as gerações futuras se beneficiem dessas áreas sem prejudicar sua saúde e o meio ambiente.

Se o que antes era um tema que parecia uma hipérbole para os ambientalistas, nas últimas décadas tornou-se até uma exigência de muitos governos e instituições. Com os avanços nas pesquisas, evidências e medições da realidade das mudanças climáticas, o comportamento das pessoas também mudou e suas demandas por viver em um mundo mais sustentável também mudaram.

Atender à demanda da comunidade em que está inserida, incluindo seus alunos, em que o comportamento sustentável muitas vezes a acompanha desde a infância, é uma boa estratégia a ser trabalhada na gestão de uma instituição de ensino. Portanto, a gestão escolar sustentável é regida por valores e práticas que se tornam denominadores comuns na sociedade. Para saber como implementá-los, continue lendo este post!

O que é gestão escolar sustentável?

A educação é a base para aprender a ser uma pessoa socialmente consciente. Praticar um conjunto de ações torna-se um hábito diário e mantendo e aprimorando constantemente essas práticas chegamos a um cenário sem problemas sociais.

Para elevar e implementar essas estratégias, é necessário gerir as pessoas e o meio ambiente, que neste caso chamamos de gestão sustentável. A gestão sustentável consiste em examinar e calcular os custos de manutenção de uma instituição de ensino e seu impacto no meio ambiente. Portanto, reunir a equipe financeira e administrativa é o primeiro passo para obter essas informações e opções claras para traduzir o que pode ser mudado no ambiente de aprendizagem.

Como iniciar uma gestão sustentável na escola

Além de reuniões de discussão e coleta de informações, algumas práticas do dia a dia podem ser incluídas para construir uma gestão sólida e sustentável na escola.

Evite desperdício

Colocar cartazes pela escola com instruções de como fechar torneiras, desligar luzes, desligar ar condicionado, computadores e utilizar planilhas para impressão são boas formas de conscientizar os envolvidos e reduzir o impacto no meio ambiente.

Outra prática eficaz é evitar o uso de copos descartáveis. Portanto, estimule a comunidade acadêmica a utilizar suas próprias garrafas e copos de água. Instalar filtros de água em bebedouros para purificar a água da torneira é um investimento em qualidade e também uma economia em relação ao uso de galões.

Descarte corretamente

A escola possui muitos tipos de materiais que são jogados fora, e para que cada um deles seja devidamente reciclado, é necessário que o descarte seja feito de forma correta para que os materiais não sejam contaminados e não possam ser reaproveitados.

Uma forma é instalar um conjunto de lixeiras coloridas com o nome do material e o símbolo de cada uma. Mas antes dessa instalação, também é necessário garantir que a comunidade acadêmica faça o uso correto desses aterros.

Por exemplo, os administradores devem ter o cuidado de fechar o saco de cada material e não os misturar à medida que são removidos.

Envolver a comunidade

Mais do que saber o que os alunos aprendem na escola, uma participação mais ativa na vida educativa aproxima pais e filhos, bem como toda a comunidade académica. Pretende-se desenvolver eventos para toda a comunidade, incluindo pessoas que estão fora da realidade e rotina escolar.

Uma opção é criar campanhas em toda a cidade, como incentivar os alunos a arrecadar roupas, materiais escolares, brinquedos, remédios e alimentos para serem doados a pessoas carentes, além de ensinar como descartar cada material, incluindo baterias e outros eletrônicos. Pode mover um grande número de pessoas.

A escola pode fazer parceria com organizações não governamentais (ONGs) que coletam resíduos sólidos e reciclam, ou ONGs que podem se associar para doar os itens arrecadados durante a campanha para famílias carentes.

Cultive uma horta

O contato efetivo com o meio ambiente, não apenas por meio de boas práticas de reciclagem, mas também pela proximidade com a natureza, é essencial para um processo de aprendizagem sustentável. Cultivar uma horta nas dependências da escola, fazendo com que os alunos participem ativamente do processo de preparo do solo, plantio, cuidado e colheita consciente, dá mais responsabilidade além de ensinar a importância de uma alimentação saudável.

Com a colheita, os alunos podem levar comida para casa, compartilhar conhecimento e se deliciar com um produto orgânico. Como a colheita deve ser feita de forma consciente e o replantio é necessário, os alunos também aprendem a ser menos exigentes e podem até fazer sua própria horta em casa. Abraçar a liderança escolar sustentável é mais do que apenas apresentar uma boa imagem à comunidade acadêmica, à sociedade e ao sistema educacional, é incorporar em sua história valores que impactam a vida dos alunos e a inovação nos modelos de ensino.

Graças aos resultados desse novo ambiente escolar, a instituição pode ainda atrair mais investimentos em novas tecnologias, reter mais alunos, evitar a formatura precoce e, posteriormente, identificar as consequências financeiras dessas ações.