InícioComunicaçãoComo melhorar a comunicação na escola e com pais de alunos?

Como melhorar a comunicação na escola e com pais de alunos?

A comunicação é uma das chaves do sucesso em muitas situações, principalmente quando falamos sobre como melhorar a comunicação na escola. Mesmo com excelente infraestrutura física, é difícil uma escola conseguir um ótimo modelo de ensino sem fortalecer o diálogo entre pais, alunos e professores.

Melhorar a forma como essas relações acontecem envolve vários aspectos, desde ferramentas até abordagens a cada momento. Neste artigo, mostramos a importância de uma comunicação efetiva entre os membros da comunidade escolar e os meios para implantar essa cultura na instituição. Confira e aproveite as dicas!

Tenha um diálogo aberto e direto

Dois princípios que costumam falhar quando falamos de comunicação escolar são a objetividade e a clareza. A frequência de notificações e contatos não precisa ser diária, mas precisa ser regular. Algo que precisa ficar claro é que o espaço para o diálogo está sempre aberto, mesmo nos períodos em que não há reuniões ou outros eventos programados.

É necessário que a escola crie um ambiente onde os alunos e suas famílias se sintam à vontade para fazer qualquer tipo de solicitação a qualquer momento. Vale a pena criar banners e cartazes digitais com informações importantes como “Queremos ouvir você”, com detalhes de contato e a melhor forma de encontrar pessoalmente o coordenador ou outro responsável por essa área na escola. Além disso, é possível utilizar espaços como site, blog e redes sociais da instituição.

Estar sempre disponível

Ao oferecer diferentes canais de comunicação – isso é altamente desejável se você estiver procurando algo como melhorar a comunicação na escola – você precisa verificar a disponibilidade desses canais com frequência. Mesmo que a solicitação não possa ser resolvida no mesmo dia da sua solicitação, é fundamental respondê-la, acusar o recebimento da mensagem e comunicar que está trabalhando para resolver a solicitação.

Abrir esse espaço e fornecer uma comunicação aberta é positivo não apenas para receber solicitações, mas também para feedback. Melhorar a qualidade da escola torna-se assim um processo inclusivo que respeita os desejos e sugestões dos interessados. Nos casos em que é a própria escola que entra em contato com as famílias e alunos através destes canais, é fundamental prezar pela objetividade da mensagem para que não haja preocupações desnecessárias ou interpretações divergentes do que se quer dizer.

Apoiar a comunicação ativa entre a família e a escola

O sucesso no ensino e no processo de aprendizagem também inclui as rotinas dos alunos fora dos muros da escola. Nada melhor do que ter os pais/responsáveis ​​presentes para relatar o que está acontecendo nessas horas. É fundamental contar com a participação dos familiares nos encontros presenciais – e, se necessário, nos canais virtuais.

Iluminar o ambiente, mesmo que o assunto seja algo delicado, ajuda a fortalecer esses vínculos e criar o conforto necessário para que todos os participantes possam se comunicar sem medo.

Nos casos em que costuma reunir muitas pessoas, é importante ter um facilitador para essas conversas para que todos que queiram falar possam fazê-lo de forma organizada.

Por fim, mas não menos importante, é importante que a gestão esteja preparada em relação ao conteúdo dos eventos. Por exemplo, se você vai tratar de desempenho escolar, reúna o material disponível sobre o assunto e estude.

Organize eventos que incentivem a participação da família

Organizar eventos também é algo que costuma incentivar a participação dos familiares e ajuda a criar um clima favorável para isso. Por exemplo, a dinâmica entre pais, alunos e professores pode ser feita junto com a reunião.

É importante que a escola promova uma experiência prazerosa e acolhedora no ambiente escolar. Datas especiais do calendário como Dia das Mães, Dia dos Pais ou mesmo eventos promovidos pela própria escola como feiras de ciências e cultura são um grande motivador. O mais importante nesses eventos é que gestores, coordenadores e educadores demonstrem comprometimento com o desenvolvimento dos alunos e interesse genuíno pelo envolvimento ativo das famílias no cotidiano escolar.

Melhorar a comunicação com as famílias inadimplentes

O problema da inadimplência é um problema comum nas escolas particulares, que por vezes revela uma falha na comunicação entre as famílias e a escola. O ideal é criar um canal de diálogo contínuo para prevenir situações de inadimplência – e quando elas ocorrerem, reforçar as soluções existentes para lidar com essas questões financeiras.

Uma solução interessante para evitar que cobranças e negociações se tornem um momento constrangedor para os envolvidos é contar com a tecnologia. Lembretes automáticos podem lembrar os membros da família sobre as datas de vencimento com antecedência, evitando atrasos por esquecimento. Esta é uma forma de carregamento mais suave e menos agressiva em comparação com, por exemplo, uma chamada telefónica. Mesmo que o constrangimento não seja a intenção de sua gestão inicial, ele acabará sendo fruto de um diálogo direto sobre uma situação tão delicada.

Em caso de ineficácia da notificação automática, os responsáveis ​​devem ser acionados sobre a situação e, sobretudo, enfatizar a disposição da escola em resolvê-la da melhor forma possível.