InícioEducaçãoO que é machine learning na educação?

O que é machine learning na educação?

O machine learning é uma espécie de ramificação da inteligência artificial. Por meio dela, as máquinas são capazes de realizar as tarefas para as quais foram programadas, aliviando professores e gestores de uma grande carga de trabalho.

Você já deve ter ouvido falar dessa ferramenta em serviços de streaming que dá dicas para as pessoas escolherem seus próximos filmes e séries, por exemplo. Mas qual é a aplicação do aprendizado de máquina na educação e quais são as vantagens dessa estratégia? Continue lendo para descobrir as respostas.

O que é aprendizado de máquina?

“Aprendizado de máquina”, traduzido para o português, é uma tecnologia que permite que máquinas aprendam a realizar atividades que até então eram realizadas apenas por seres humanos.

A principal vantagem da aplicação dessa tecnologia é a redução de erros causados ​​por erro humano. Isso ocorre porque as máquinas agora são programadas para realizar uma determinada atividade com o máximo de precisão. Por não sofrerem com fatores causadores de erros como desatenção e ainda poderem trabalhar 24 horas por dia, os sistemas de aprendizado de máquina complementam o planejamento estratégico feito por gestores e colaboradores.

Não é incomum encontrar este termo associado a outros nomes já populares como Big Data. Isso ocorre porque o aprendizado de máquina também depende de dados e análises estatísticas para prever respostas com mais precisão, identificar padrões de dados e fazer conexões para executar tarefas sem a ajuda de uma pessoa.

Qual é a utilidade do aprendizado de máquina na educação?

Devido à sua versatilidade, o aprendizado de máquina já está sendo usado no mundo da educação. Um exemplo de aplicação é a análise de dados para ajudar os professores a orientar os alunos sobre os conceitos que precisam ser reforçados.

Nesse sentido, o professor entenderá as áreas em que os alunos têm mais dificuldades. A partir daí o aprendizado de máquina pode ser utilizado para desenvolver e entregar questões que proporcionem desenvolvimento aos alunos. A tecnologia também está democratizando o ensino. A conversão de texto em fala, por exemplo, possibilitará que deficientes visuais acompanhem a aula no mesmo nível dos demais alunos. Este processo pode ser modificado para beneficiar os deficientes auditivos.

Com técnicas preditivas de aprendizado de máquina, os professores podem até prever, com base nas notas e no desempenho dos alunos, aqueles com maior probabilidade de desistir ou reprovar — e agir para reverter esse cenário.

Nos Estados Unidos, algumas instituições já estão usando o aprendizado de máquina para monitorar as postagens nas redes sociais e combater o bullying e o assédio. Da mesma forma, essa tecnologia também é usada para selecionar conteúdo de vídeo e áudio para aprimorar o conteúdo.

Estes dois últimos exemplos, tão diferentes, mostram como a tecnologia tem infinitas possibilidades – dentro e fora da sala.