InícioTecnologiaQuais são as vantagens do machine learning?

Quais são as vantagens do machine learning?

Para fortalecer o uso do machine learning nas instituições de ensino e os resultados positivos dessas aplicações, vamos conhecer algumas vantagens específicas dessa tecnologia.

Ajuda a melhorar a escrita e o feedback

O aprendizado de máquina na educação pode ser usado, por exemplo, na correção de redações. Isso tornará mais fácil para os gerentes analisar as fraquezas e os erros dos alunos. A partir daí, será mais fácil ajudá-los a escrever melhor.

Graças à tecnologia, o feedback também é mais rápido. Um aluno não precisará de dias e dias para saber seu nível atual de redação.

Tornar a instituição mais acessível

Outra aplicação do aprendizado de máquina na educação é para alunos com deficiência. Além de permitir que os professores consumam o conteúdo nos formatos que melhor lhes convier, eles também poderão customizar suas salas de aula com mais rapidez.

O aprendizado de máquina também pode descrever uma imagem em detalhes para deficientes visuais, criar legendas em vídeos para deficientes auditivos e também converter um artigo em áudio. Dessa forma, a instituição consegue atrair um número maior de alunos e se fortalecer como referência.

Fornece avaliações de alunos em relação aos cursos

Quando implementado em conjunto com plataformas de ensino a distância e ensino híbrido, o aprendizado de máquina na educação permite que gestores e professores analisem o interesse dos alunos em disciplinas específicas. Em alguns casos, será possível prever vazamentos.

Por exemplo, as análises geradas no sistema de atendimento e o tempo que o aluno permanece no ambiente virtual de aprendizagem falam muito sobre o interesse dele.

Se um aluno passa muito tempo nas aulas de matemática e pouco nas disciplinas de português, a instituição pode ajudar o aluno a fortalecer seu interesse, por exemplo, em uma área pela qual ele já tem interesse natural.

Da mesma forma, os alunos com dificuldades são identificados pela tecnologia e os administradores podem agir antes que eles desistam em massa. Isso evita que a instituição seja rotulada como “muito difícil” e “injusta”, o que dificultaria a atração de novos alunos.

Envolva os professores

Podemos usar este tópico para responder a uma pergunta comum: o aprendizado de máquina está substituindo os professores? A resposta é não: as tecnologias estão surgindo para auxiliar a tomada de decisões e complementar a rotina do professor, que pode ser bastante agitada.

Essa ferramenta pode ser usada para identificar erros comuns em exercícios, bem como fornece baterias de exercícios e tarefas para os alunos reforçarem seus conhecimentos.

Por meio dos dados coletados dos alunos, os professores também poderão ajustar seus planos de ensino para incluir áreas deficitárias, aumentando as chances de retenção dos alunos pela instituição.

Personalize o conteúdo

Além de identificar assuntos e temas que geram mais dúvidas, o aprendizado de máquina também é capaz de traçar caminhos de aprendizagem personalizados para cada aluno. Desta forma, será possível começar a estudar as disciplinas mais fáceis (por exemplo, aquelas com maior percentagem de acertos) e progredir a partir daí.

Os algoritmos também são capazes de identificar os tipos de atividades pelas quais os alunos demonstram maior interesse e demonstram maior habilidade ao estudar o histórico de uso do ambiente virtual dentro da plataforma da instituição. Imagine que uma instituição queira matricular os melhores alunos para participar da Olimpíada de Matemática e tornar essa instituição, por exemplo, uma referência nesse quesito.

O aprendizado de máquina facilitaria a identificação de alunos que passam muito tempo estudando uma matéria e tiram boas notas. Como alguns alunos são mais tímidos e preferem não se expor nas aulas, a tecnologia seria a responsável por destacá-los.

Conte com tutores virtuais

Por fim, o aprendizado de máquina também pode fornecer tutores virtuais que estão disponíveis a qualquer hora do dia para responder a perguntas. Eles recebem dados atualizados dos alunos, como notas, dúvidas e interesses, e alimentam o banco de dados da solução digital. Semelhante a um chatbot, um tutor virtual pode interagir com os alunos, oferecer sugestões para melhorar o ensino e responder às perguntas mais frequentes.

Essa personalização usa os dados do aluno e o banco de dados da instituição para fornecer serviços personalizados que aumentam o envolvimento do aluno. Como você pode ver no artigo, os tutores virtuais são uma das muitas aplicações do aprendizado de máquina na educação. Também é possível criar conteúdo cada vez mais personalizados, identificar problemas que levam à graduação precoce, engajar professores e alunos, auxiliar alunos com deficiência, entre outras funcionalidades