InícioTecnologiaComputação em nuvem: quais suas vantagens na educação?

Computação em nuvem: quais suas vantagens na educação?

Um sistema de computação em nuvem, ou computação em nuvem, é uma maneira aprimorada de compartilhar dados entre usuários sem a necessidade de dispositivos externos. Por ser uma opção mais econômica e segura, diversas instituições de ensino têm adotado esse tipo de tecnologia na área educacional.

Como outros empreendimentos, o futuro da educação também está na nuvem. O mecanismo facilita o aprendizado, aprofunda a interação entre alunos e professores, além de tornar as aulas mais interessantes e atrativas.

O que é computação em nuvem e como o mecanismo é aplicado na educação?

A computação em nuvem é uma tecnologia focada no armazenamento de informações e na comunicação entre diferentes dispositivos. Por meio da tecnologia, as pessoas podem se conectar com mais facilidade, rapidez e segurança. O acesso à nuvem pode ser feito através de iPads, laptops, computadores, entre outros.

No campo da educação, a computação em nuvem é usada para melhorar os processos administrativos, bem como o aprendizado. Por exemplo, alunos e professores podem se beneficiar muito com a nuvem, pois o mecanismo facilita a interação, a troca de ideias e a comunicação como um todo.

Uma das maiores vantagens da computação em nuvem é o fácil acesso ao conteúdo. Após a autorização, os usuários podem ler e modificar as informações disponíveis no sistema e, além disso, podem compartilhar novos dados e arquivos.

Por exemplo, os materiais de estudo são disponibilizados para os alunos na nuvem, que podem acessar o conteúdo a qualquer hora e em qualquer lugar. Textos, jogos e vídeos são alguns dos recursos que podem ser disponibilizados aos alunos em plataformas virtuais de aprendizagem geralmente baseadas em computação em nuvem.

Da mesma forma, os processos internos e administrativos das instituições de ensino se beneficiam muito dessa tecnologia. Isso porque a computação em nuvem possibilita uma gestão de dados mais eficiente e ágil e garante que todas as informações sejam armazenadas e criptografadas com o máximo de segurança.

Quais são os maiores benefícios da computação em nuvem na educação?

Embora esse mecanismo tenha sido utilizado na educação há relativamente pouco tempo, a computação em nuvem tem causado grandes mudanças na forma de aprender e ensinar. A tecnologia traz muitos benefícios para alunos e professores.

Além de um conteúdo mais acessível, a computação em nuvem traz novas oportunidades de aprendizado e muda completamente o conceito de sala de aula. Graças à nuvem, os alunos têm a opção de estudar o conteúdo disponibilizado em casa ou de qualquer outro local e tirar suas dúvidas online e deixar a prática para os cursos presenciais.

O aprendizado híbrido, que é uma forte tendência na educação, só é possível graças ao background que a computação em nuvem oferece. Veja abaixo quais são as principais vantagens desse sistema.

Velocidade

A velocidade de acesso à informação é uma das principais vantagens da computação em nuvem na educação. Afinal, a partir de seu telefone celular, computador de mesa, iPad ou laptop, os alunos podem encontrar e acessar rapidamente o que precisam.

Todos os arquivos são armazenados na nuvem, então você só precisa de uma conexão com a internet para acessar documentos e materiais escolares sempre que precisar e de qualquer lugar.

Produtividade

Da mesma forma, é possível obter aumento de produtividade ao utilizar a tecnologia no dia a dia. Essa ferramenta simplifica e agiliza as tarefas e permite que professores e alunos aproveitem seus recursos de compartilhamento.

Além disso, a computação em nuvem permite que mais de uma pessoa acesse e edite o mesmo documento ao mesmo tempo. Por exemplo, quando os alunos estão trabalhando em grupo, um recurso de nuvem pode facilitar muito a produção e edição de arquivos.

Eficiência

A computação em nuvem também oferece muito mais eficiência para as atividades escolares. Os professores podem postar tarefas e avaliações muito rapidamente e ter acesso ao desempenho dos alunos. Praticamente todos os processos executados manualmente requerem mais tempo para acessar. Na nuvem, os processos são otimizados porque é muito mais fácil encontrar, alterar e enviar informações. Com um clique, educadores, diretores e coordenadores podem acessar os dados da escola e conferir o desempenho de cada aluno.

Segurança

Outra grande vantagem é em relação à segurança que a computação em nuvem oferece a uma instituição de ensino. A tecnologia utiliza protocolos de segurança robustos, além de programas baseados em técnicas de criptografia, estratégia que impede o acesso de pessoas e usuários não autorizados.

Portanto, se um hacker mal-intencionado conseguir acessar o servidor da escola, ele não terá acesso total aos dados. As informações confidenciais também se tornam mais seguras e evitam o vazamento de dados de alunos, professores, coordenação pedagógica, entre outros.

Acessibilidade

Sem dúvida, uma das maiores vantagens da computação em nuvem é que o recurso permite o acesso rápido às informações. Além disso, praticamente todos os dispositivos digitais como smartphones, notebooks, tablets, entre outros, podem ter acesso desde que tenham permissão e acesso à Internet. Algumas plataformas de computação em nuvem ainda permitem que os usuários baixem documentos e os salvem diretamente em seus dispositivos, aumentando as opções de acessibilidade. O mais incrível é que se a escola tiver um data center próprio, é possível oferecer o serviço remotamente com o mínimo de investimento em infraestrutura de TI.