InícioEducaçãoComo avaliar as atividades pedagógicas dos professores?

Como avaliar as atividades pedagógicas dos professores?

A qualidade do ensino oferecido aos alunos não se baseia apenas no currículo dos professores contratados pela escola, mas também nas tarefas que eles projetam em sala de aula. Avaliar as atividades pedagógicas dos professores é, portanto, essencial para melhorar as práticas de ensino e melhorar continuamente a aprendizagem dos alunos.

Com base nessa avaliação, o diretor da escola pode analisar o trabalho dos professores, verificar se eles estão seguindo os planos estabelecidos pela instituição de ensino e ajudá-los a melhorar suas habilidades profissionais.

Qual a importância de avaliar a atividade pedagógica dos professores?

O professor tem um papel fundamental na aprendizagem do aluno. A forma como aborda o conteúdo pode ir desde facilitar a aquisição do conhecimento até adicionar obstáculos que ameacem o desenvolvimento do aluno.

Partindo desse princípio, a avaliação do educador sobre a atividade pedagógica possibilita à escola aproximar-se do trabalho do professor, monitorar seus aspectos positivos e negativos e, se necessário, poder orientá-lo.

A própria Lei de Diretrizes e Bases (LDB), em seu artigo 12, diz que a escola deve acompanhar o desempenho dos professores para verificar se o plano de ensino está sendo aplicado corretamente. Afinal, as atividades trabalhadas devem atender às necessidades de aprendizagem de todos os alunos e contribuir para o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e emocionais.

Como avaliar a atividade pedagógica dos professores?

Ao avaliar o trabalho dos professores, é preciso ir além do conteúdo em si e também verificar a forma como ele é apresentado aos alunos. Este processo deve, portanto, levar em consideração um conjunto de fatores que indicam se as tarefas estão de acordo com o planejamento escolar e as necessidades dos alunos. Veja abaixo como fazer essa avaliação na prática.

Tenha as referências e as atividades alinhadas com os objetivos disciplinares

Primeiramente, é recomendável atentar para o objetivo da atividade e a partir daí verificar se está claro e de acordo com o plano de ensino da escola. Usar uma linguagem clara é essencial para que os alunos entendam o que precisa ser feito. Caso contrário, pode haver ruído de comunicação que prejudique seu desempenho.

Caso a submissão envolva arte, texto ou imagens, também é importante verificar se a referência, autor ou artista foi devidamente citado. Ainda é preciso investigar se a fonte é confiável, pois na era das fake news é preciso eliminar qualquer risco de utilização de informações falsas no aprendizado dos alunos.

Tenha todos os alunos inclusos

Como cada aluno aprende de uma forma diferente, a atividade pedagógica dos professores deve contemplar as peculiaridades da sala de aula. Nesse sentido, é preciso analisar se o professor construiu a tarefa considerando os diferentes ritmos de aprendizagem e conhecimentos dos alunos – fator necessário para apoiar a inclusão dos alunos.

Para isso, o professor pode utilizar diferentes metodologias como suporte, que o ajudarão a aplicar a atividade com o mesmo desenho para toda a turma, mas com estratégias diversificadas que se adequem ao perfil de diferentes tipos de alunos.

Mantenha a relevância do conteúdo

Em uma atividade com conteúdo não estudado anteriormente, com certeza o aluno irá ler inúmeras vezes o enunciado e ainda não entenderá o que fazer. Isso cria frustração e insatisfação e pode até mesmo afetar o compromisso de um jovem com a disciplina. Pensando nisso, a escola deve verificar se os conteúdos coletados durante as atividades correspondem aos temas estudados na disciplina. Essa exigência é de extrema importância para que o trabalho cumpra seu papel pedagógico de estimular o aluno a desenvolver suas habilidades e conhecimentos.

A estética do conteúdo é importante

A parte estética, ou seja, a forma como a atividade é desenhada, parece um mero detalhe, mas é de fundamental importância para o entendimento e desempenho do aluno. Os alunos que tiverem letra maior podem, por exemplo, responder a atividade com uma resposta longa em um espaço pequeno. Usar uma fonte inadequada para escrever uma declaração pode atrapalhar a interpretação dos jovens.

Com base nesse princípio, verifique se o layout do conteúdo oferece espaço para todas as respostas, se a fonte utilizada é adequada, se o nome da instituição de ensino foi inserido no cabeçalho e se há espaço para o aluno escrever suas nome e classe. Avalie também se a tarefa possui desenhos estereotipados – se houver, eles devem ser excluídos.

Explore o conceito por trás da atividade

Por fim, é indicado investigar se o conceito em que se baseiam os diálogos da atividade tem sido defendido e colocado em prática pela instituição de ensino com a proposta pedagógica. Tarefas mecanizadas repetitivas que não valorizam a interação e a reflexão dos alunos devem ser rejeitadas porque pouco contribuem para a sua aprendizagem.

O tempo didático dos alunos deve ser melhor aproveitado com atividades que estimulem a criatividade e o pensamento crítico, bem como sua interação e reflexão em relação ao conteúdo estudado em sala de aula. Portanto, certifique-se de que as tarefas realmente apoiem o pleno desenvolvimento dos alunos.