InícioEscolaQual a importância da proposta pedagógica da escola?

Qual a importância da proposta pedagógica da escola?

Cada escola tem valores e objetivos diferentes que ajudam a moldar sua identidade. O principal aspecto que distingue uma instituição da outra é o desenho pedagógico da escola, ou seja, a forma como ela decide sobre cada detalhe que vai nortear a formação dos alunos. Portanto, você precisa ter muito cuidado ao criá-lo.

Ao longo do artigo, você verá porque a proposta pedagógica é um documento necessário para o funcionamento da escola, além de entender como elaborar sua proposta da melhor forma possível.

Qual a importância da proposta pedagógica da escola?

A proposta pedagógica da escola é um documento essencial porque inclui aspectos que caracterizam a instituição de ensino. Inclui desde a cultura da escola até seus valores, objetivos e, claro, a metodologia utilizada para ensinar os alunos. Esse documento é importante para estabelecer as normas pelas quais a escola se pautará e confirmar sua autonomia enquanto instituição quanto aos aspectos que podem definir autonomamente o que está definido na Base Nacional.

A proposta pedagógica serve, assim, como um guia para garantir que todos que atuam na escola possam atender às necessidades e aos objetivos da instituição. Além disso, ajuda os pais a entenderem qual linha segue a escola e se desejam matricular seus filhos nela.

Outro ponto importante é que a proposta pedagógica não é algo talhado. Enquanto alguns aspectos permanecem, outros tendem a mudar com os anos e as necessidades da sociedade. Portanto, é necessário reformulá-lo de tempos em tempos.

Como montar uma proposta pedagógica completa para uma escola?

O projeto pedagógico deve corresponder ao que determina a Base Nacional Comum Curricular e suas modificações. Mas, além disso, há muito que uma escola pode determinar para se adequar à sua cultura e às necessidades de professores e alunos. Para tanto, é importante seguir algumas dicas para elaborar esse documento com atenção e garantir a eficácia de sua candidatura. Veja abaixo as principais diretrizes para atingir esse objetivo.

Integre toda a escola

Pode-se pensar que o projeto pedagógico da escola inclui apenas professores, coordenadores e diretores. No entanto, deve ir muito além e envolver todos os associados à instituição, pois impacta suas vidas e trabalhos. Portanto, vale a pena planejar depois de entender a opinião de funcionários, alunos e até pais para saber o que funciona e o que não funciona, com vistas a aprimorar o que é aplicado.

Tenha uma metodologia definida

Existem diferentes metodologias de ensino no mundo da educação. Existem as metodologias mais tradicionais, conhecidas como mecânicas, e as chamadas metodologias ativas, nas quais o aluno tem mais participação em seu processo de aprendizagem. Saber a diferença entre cada um e aquele que melhor se adapta ao design da sua escola é essencial para um trabalho mais eficaz do professor e para o aprendizado dos alunos.

Com o uso de metodologias ativas, é possível aplicar diversos métodos que não só atendem às necessidades atuais da sociedade — por exemplo, educar os alunos em habilidades sociais — como também tornam a própria escola mais atrativa aos olhos dos pais. Alguns exemplos são a sala de aula invertida e a gamificação.

Defina seus recursos de aprendizagem

Junto com as metodologias e métodos, é preciso definir quais ferramentas podem auxiliar os processos da escola. Neste caso, não só na aprendizagem dos alunos, mas também nos métodos de ensino e até na gestão. No caso da administração, por exemplo, ferramentas que auxiliam no controle financeiro, uso de dados e organização das informações cadastrais são algo importante para otimizar tarefas básicas e dar tempo ao gestor para tomar decisões mais objetivas.

As ferramentas de comunicação, por outro lado, podem auxiliar a escola a manter um contato adequado com pais e alunos, bem como auxiliar no trabalho em equipe, além de simplificar as reuniões e o treinamento da equipe. Aliás, eles também são essenciais no processo de novos registros. Uma solução para uma aprendizagem eficaz, em que os alunos utilizam materiais de aprendizagem atuais e assumem o seu papel de protagonistas na escola, pode ser a utilização de plataformas de aprendizagem. Eles ajudam o professor a orientar cada aluno individualmente e facilitam o aprendizado para além do ambiente escolar.

Promover a cooperação

Outra dica importante para a elaboração de um plano pedagógico escolar é apoiar a colaboração, abrir espaço para colaboração e debate mútuo entre os alunos para verificar se as soluções propostas são interessantes. Nesse momento, é fundamental que um orientador, como o responsável pela escola, estimule todos a compartilharem suas opiniões em um ambiente de respeito e de melhoria da escola.

Determine a frequência das inspeções

Como você viu, o plano pedagógico não precisa ser sempre o mesmo. Afinal, uma escola tende a evoluir ao longo do tempo para atender diferentes gerações de alunos. Isso significa que o que se aplica hoje pode não se aplicar no futuro. Por isso é importante manter seu plano em dia. Claro que você não vai trocar todo mês, mas é importante definir uma revisão e um momento para fazer um novo planejamento, como no caso de soluções que foram aplicadas em teste e que, por um determinado período de tempo, precisam ser verificados ou removidos de acordo com os resultados alcançados.

O projeto pedagógico da escola é um documento que determina as diretrizes que a instituição deve seguir, principalmente no que diz respeito às suas metodologias de ensino. Ele pode ser usado para criar uma identidade que mostre claramente aos pais, alunos e funcionários quais padrões a escola deve seguir.

Nesse sentido, o desenvolvimento desse plano deve ser feito em colaboração com todos os envolvidos na instituição de ensino, abrindo espaço para soluções que auxiliem no dia a dia e permitam que os alunos, principais atores desse processo, construam sua jornada de aprendizagem.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares

Comentários Recentes