InícioAmbiente escolarPor que é importante inovar na escola e como fazer isso?

Por que é importante inovar na escola e como fazer isso?

O setor educacional passa por diversas transformações causadas pelo advento de novas tecnologias e diferentes métodos de ensino. Uma das melhores maneiras de inovar em uma escola é adotar uma nova abordagem de grupo de ensino para disponibilizar ferramentas de aprendizado.

Para que as mudanças sejam efetivas e tenham potencial para melhorar o engajamento dos alunos, você pode contar com plataformas online, jogos e outros recursos capazes de tornar a escola um ambiente mais interessante e inovador. Se você também quer mudar a experiência de seus alunos, continue lendo e confira nossas dicas!

Qual a importância da inovação na escola?

A inovação é necessária para ter boas ferramentas, atrair a atenção dos alunos e auxiliá-los no processo de aprendizagem. Por meio de recursos tecnológicos e inovadores, é possível tornar a sala de aula mais interessante e transmitir o conteúdo de forma mais simples e didática. Além disso, a inovação pode trazer outros benefícios, como o desenvolvimento de novas habilidades para você e seus alunos, maior autonomia para os alunos – que passam a ser os protagonistas de seu desenvolvimento – e garantir que todos se sintam motivados a aprender.

Como inovar na escola?

Existem algumas boas maneiras de inovar na sala de aula para tornar os alunos mais engajados e melhorar seu desempenho escolar. Quer saber quais são essas alternativas, como inovar na escola? Confira mais abaixo!

Explorar redes sociais

As redes sociais estão aparecendo cada vez mais no cotidiano dos alunos. Portanto, eles devem ser usados ​​para melhorar a interação entre professores e alunos. Assim, você poderá fazer parte da vida do aluno e ajudá-lo a adquirir conhecimentos valiosos para o futuro.

Por exemplo, você pode usar essas ferramentas para criar grupos ou páginas que melhorem a comunicação e facilitem o repasse de materiais para ajudar os jovens a absorver melhor o conteúdo. Portanto, compartilhar links para notícias ou informações importantes que mostrem aplicações do que aprendemos em sala de aula, postar artigos que possam ser de interesse ou até mesmo eventos que possam ajudar no desenvolvimento dos alunos pode agregar grande valor às suas aulas.

Utilize vídeo games para ensinar

Já pensou em usar todos os recursos lúdicos presentes em jogos que são adorados por jovens e até adultos para aprimorar suas aulas? Com a gamificação é possível! Atualmente, existem diversas soluções que permitem a adaptação de jogos que possam transmitir o conteúdo de disciplinas abordadas no ensino fundamental. Assim, você oferece aos seus alunos uma maneira muito atraente de se divertir enquanto aprende.

Além disso, as fases do jogo podem ser utilizadas para aprofundar assuntos, recorrer a recompensas para motivar os alunos e incentivá-los a criar seus próprios personagens em jogos para maior identificação.

Escolha móveis exclusivos

A inovação não está apenas relacionada a tecnologias e soluções dessa natureza. Proporcionar um ambiente confortável e adequado para que os alunos se sintam à vontade para estudar e se desenvolver é essencial.

Nesse sentido, móveis que proporcionem qualidade no ensino podem ser uma excelente forma de inovação para as salas de aula. É possível investir, por exemplo, em mesas que facilitem trabalhos em grupo e debates sobre temas importantes.

Assim fica mais fácil adaptar suas aulas ao que foi planejado sem ter que fazer um grande esforço para passar de uma atividade conjunta para uma tarefa individual. Este estágio também fornece aos alunos os conhecimentos necessários e outras habilidades importantes, como o trabalho em equipe.

Use metodologias modernas

Ao longo dos anos, surgiram diversas metodologias capazes de facilitar o aprendizado e tornar os alunos mais engajados nas aulas. Isso é necessário para que eles possam se desenvolver, superar possíveis dificuldades e absorver conteúdos importantes para o futuro.

Enquanto as metodologias ativas podem ser usadas para despertar os alunos para a ação, com a aprendizagem experiencial, as aulas são interdisciplinares. Existe também uma metodologia STEAM que pode ajudar a formar os profissionais do futuro. Adotando essas e outras metodologias para inovar, você pode tornar a sala de aula mais interessante e otimizar o desempenho de seus alunos de forma divertida e inclusiva.

Crie projetos extraclasse

Envolver os alunos na comunidade oferece grandes lições para educar crianças e jovens sobre cidadania. As atividades e projetos extracurriculares devem ter como objetivo desenvolver a empatia, relacionar-se com outras pessoas da região e vivenciar uma nova realidade.

Atividades ao ar livre, projetos de reflorestamento, visitas a parques da cidade, atividades recreativas e visitas a museus são apenas algumas alternativas para atividades extracurriculares. Projetos extracurriculares podem focar na participação dos alunos de forma mais ativa. Temas como proteção ao meio ambiente, descarte adequado de resíduos e uso consciente da água são algumas ideias para engajar os alunos em questões comuns e mostrar como adotar uma postura correta e responsável.