InícioCorpo docente4 formas de se aproximar e conectar com seus alunos

4 formas de se aproximar e conectar com seus alunos

Crianças e adolescentes passam grande parte do tempo na escola e em contato direto com os educadores, que representam a figura responsável por transmitir conhecimento e manter a autoridade em sala de aula. Nesse contexto, a comunicação entre professor e aluno é de suma importância para a manutenção de um relacionamento saudável e produtivo.

A forma como os professores se comunicam com seus alunos é fundamental, pois qualquer ruído pode causar desentendimentos e desmotivação, além de prejudicar o desempenho e o aprendizado dos alunos. Portanto, é necessário que o professor conheça técnicas inteligentes de conexão com a turma. Neste post, traremos 4 estratégias de comunicação para melhorar a interação com seus alunos.

1. Seja flexível e adaptável em como você interage com os alunos

Em sala de aula, é altamente recomendável que o professor varie as formas de diálogo com os alunos, o que ajuda a mantê-los entretidos e concentrados em sala de aula. Por exemplo, para explicar um novo conteúdo, pode estimular os alunos a contribuir com o que já sabem sobre o assunto, resultando na construção coletiva do conhecimento.

No momento da pandemia, quando a maioria das escolas adotou o ensino a distância, o professor deve esclarecer as formas de atendimento e utilizar meios mais descontraídos que tornem a aula menos monótona. Se na primeira pergunta o professor exigia uma resposta usando o microfone, na segunda ele pode pedir que escrevam no chat, e na próxima que insiram emoticons ou mudem a foto do perfil para seu personagem favorito quando terminarem o trabalho.

2. Fale a língua do aluno

A melhor maneira de se comunicar com os alunos é falar a língua deles. Embora essa seja uma dica simples, muitos educadores ainda cometem o erro de usar uma linguagem carregada de expressões ou exemplos que não cabem no dia a dia dos alunos, abrindo espaço para mal-entendidos e outros ruídos de comunicação.

Pensando nisso, é fundamental que você adapte sua fala à realidade da criança ou adolescente e prefira uma linguagem que esteja de acordo com sua faixa etária e série. Sugere-se também o uso de termos específicos da disciplina, desde que explicados com antecedência, para que a turma se familiarize com eles e amplie seu repertório lexical a cada aula.

3. Utilize e proponha desafios para tirar dúvidas

O ideal é que o professor não pergunte “Vocês têm alguma pergunta? ”, ao final da exposição, pois isso pode fazer com que os alunos se sintam inibidos e não façam perguntas mesmo que não entendam alguns detalhes do conteúdo. Esse hábito pode ser substituído pela criação de prompts, o professor pode fazer uma pergunta aberta e definir um tempo para que todos na sala pensem na resposta. Após o tempo estipulado, o professor chama o aluno para responder à pergunta. Se algo não está certo, abre uma oportunidade para falar mais sobre o assunto.

Assim, os alunos percebem que também são responsáveis ​​pelo seu processo de aprendizagem. Sem mencionar que a estratégia também ajuda os colegas a aprender uns com os outros.

4. Permita a liberdade e autonomia aos alunos

Estabelecer um vínculo de confiança com a turma é fundamental para que ambas as partes se comuniquem com mais facilidade. Na hora de planejar o trabalho, procure passar confiança aos alunos e deixar claro para eles que se todos trabalharem juntos, se houver ajuda e respeito mútuo, as coisas vão correr melhor sem repreensões ou sermões, que desgastam a ambos.

Portanto, mostre que você confia em seus alunos, reforce que todos eles têm habilidades, qualidades e habilidades que podem e devem ser exploradas, mas que isso só é possível por meio da colaboração coletiva. Quando a turma vê o professor como uma figura de confiança, ela tem mais autonomia e liberdade para se expressar e atender às atividades passadas. Antes de adotar técnicas para se conectar com os alunos, é essencial que os educadores saibam determinar se seu relacionamento com a sala de aula é eficaz ou não. Para isso, é preciso acompanhar o desempenho da turma nas avaliações e no dia a dia em sala de aula, se interpretam com facilidade as informações transmitidas ou se apresentam dificuldades.

Depois de saber onde está o problema, será mais fácil entender por que está acontecendo e como corrigi-lo. A comunicação entre professor e aluno é a base de um ensino de qualidade e eficaz, quanto mais você cuidar desse vínculo, melhor será seu desempenho como professor e, consequentemente, melhores resultados e formação das crianças e jovens.