InícioAmbiente escolarPrincípios da aprendizagem cooperativa escolar

Princípios da aprendizagem cooperativa escolar

A aprendizagem cooperativa na escola funciona da mesma forma que em uma instituição convencional, mas além das salas de aula tradicionais, os alunos aprendem na prática conceitos que despertam liderança, criatividade, confiança e autoestima. Isso significa que a escola se torna cada vez mais um espaço de compartilhamento de experiências, conhecimentos e valores que nos tornam pessoas melhores, na verdade seres humanos.

Como funciona a aprendizagem cooperativa escolar?

A cooperativa escolar apoia a participação dos alunos no desenvolvimento da instituição em benefício do ambiente econômico, social e cultural do local onde vivem. É, portanto, uma proposta educacional em que os alunos primeiro cooperam entre si e depois cooperam no desenvolvimento do meio social.

Ao aprender em uma cooperativa escolar, os alunos são mais que destinatários da instrução, são protagonistas, pesquisadores e investigadores. Mas afinal, como funciona?

Os participantes estudam como funciona o cooperativismo e ficam sabendo da atribuição de cargos em uma escola cooperativista. Depois, há uma reunião sobre a divisão de tarefas. Na segunda fase, os alunos estudam a comunidade e as suas necessidades, desde as económicas às sociais, para criar subprojetos que respondam a esses recursos. A terceira parte é a prática em que se contribui para a comunidade (escola, bairro, aldeia, etc.).

A aprendizagem da cooperativa escolar, embora centrada no aluno, é gerida pelos professores responsáveis ​​dependendo das disciplinas exigidas no projeto. Os sucessos podem ir de eventos sustentáveis ​​ao empreendedorismo, e essa é uma das belezas das escolas que abraçam esse conceito: cada um adapta o cooperativismo às suas próprias necessidades e objetivos.

Princípios da aprendizagem cooperativa escolar

1. Aceitação e humanização na escola

Um dos princípios de aprendizagem da cooperativa escolar é a humanização da escola. No ambiente escolar – onde se aprende a quebrar preconceitos e fora dele – não pode haver discriminação de nenhum tipo. A aceitação de todas as etnias, sexos, religiões, orientações sexuais e identidades e ideais de gênero (desde que não violem os direitos humanos) é uma posição obrigatória.

Além disso, a democracia anda de mãos dadas com o acolhimento, afinal, sentir-se plenamente acolhido é o que o aluno deve vivenciar na prática, não apenas no discurso.

2. Tomada de decisões importantes de maneira democrática

Antes de qualquer decisão ser tomada, há reuniões onde a opinião de todos é considerada, para que os participantes se sintam ouvidos, pertençam e importem, de fato, como realmente são. E vale lembrar que a voz de todos tem o mesmo peso, independente do seu papel na hierarquia, porque é horizontal. A transparência é outra lição, pois os representantes eleitos devem ser responsabilizados para que todos entendam o porquê, quanto e em que cada coisa foi feita/gastada.

3. Autonomia

A aprendizagem numa cooperativa escolar é conduzida pelo professor e não apenas pelo professor. Nesse caso, os alunos têm total autonomia e independência não apenas para expressar suas ideias, mas também para colocá-las em prática. A autoconfiança é, portanto, trabalhada ao mesmo tempo que o exercício da autonomia.

4. Trabalho em equipe

Nas cooperativas escolares, os alunos aprendem a trabalhar em equipe, desenvolver liderança e ter mais empatia. Graças a esses insights, eles levarão uma vida com mais sabedoria, respeito e autoestima onde quer que estejam.

5. Foco no aluno

Falando em autoestima, fica fácil desenvolver ela em um ambiente onde suas opiniões, conhecimentos, sugestões e até mesmo suas preocupações são ouvidas. Sentir-se parte de algo, ser útil à sua comunidade são sentimentos de grande valor para os alunos, e hoje em dia é muito importante ter momentos que elevem sua autoestima.

Quanto ao protagonismo, é um conceito dentro da cooperação escolar em que todos são protagonistas do processo.

6. Senso de cuidado coletivo

Depois de mergulhar em todos esses ensinamentos, como não os transformar em pensamentos e ações orientados para a comunidade? Se os alunos expressam o que vivenciam em primeira mão em situações coletivas, eles começam a expressar valores como cooperação, aceitação e democracia fora da escola. Um dos princípios de uma escola cooperativa é contribuir com a comunidade e transformar os alunos em cidadãos conscientes e dispostos a melhorar o espaço onde vivem. Aprender com a cooperativa escolar é, na verdade, para toda a vida.