InícioEscolaCriatividade em sala de aula: como aproveitar dela?

Criatividade em sala de aula: como aproveitar dela?

A criatividade é uma habilidade que impulsiona a evolução humana porque permite criar novas ideias e transformá-las em realidade, como produtos e serviços que mudam a forma como as pessoas trabalham ou se comportam. Por isso, desenvolver a criatividade em sala de aula é fundamental para estimular os jovens a pensar e criar desde cedo.

Expandir e explorar seu lado criativo abre inúmeras portas para o aluno não só durante o processo de aprendizagem, mas também no seu futuro profissional, pois estamos falando de uma qualidade muito valorizada no mercado de trabalho. Neste post, falaremos sobre tudo o que você deve saber sobre criatividade e como trabalhar com ela nas escolas. Confira!

Ponto de partida: a criatividade como competência chave do século XXI

O século XXI tem sido marcado pela globalização, que traz uma série de desafios para a sociedade como um todo, inclusive para o universo da educação. A disponibilidade de novos conceitos, tecnologias e dinâmicas cria demandas e expectativas inéditas – cenário em que a criatividade ganha ainda mais importância por ser elemento essencial para a criação de soluções e superação de obstáculos.

A criatividade pode ser definida como um fenômeno que possibilita o desenvolvimento de algo novo e com uma proposta de valor. Permite-nos ver o mundo de formas inovadoras, estudar e descobrir padrões inexplorados, fazer conexões e resolver problemas. Por isso, essa competência é considerada valiosa, além disso, possui ampla aplicabilidade, o que significa que pode ser utilizada em todas as áreas da vida, na esfera pessoal e profissional. Quando os alunos aprendem a trabalhar sua criatividade, fica mais fácil pensar de forma independente e materializar ideias que os tirem do comum.

Um aluno criativo também é mais ativo na busca de conhecimento, capaz de planejar soluções e aplicá-las na vida real para atingir determinado objetivo. O domínio da criatividade permite ao jovem tornar-se um adulto com ação social autónoma, solidária e responsável, que se adapta aos desafios que enfrenta e está preparado para enfrentar o dinâmico mercado de trabalho.

A criatividade pode ser ensinada? Como isso é um elemento-chave para a educação do futuro?

Quando falamos em criatividade, muitos pensam que ela só é possível para artistas e inventores que criam coisas extraordinárias. Porém, isso não é bem verdade, pois a capacidade, embora possa surgir de forma natural e espontânea, é algo inerente à pessoa, que também pode se tornar um processo estruturado e organizado. Assim, pode-se dizer que a criatividade pode e deve ser ensinada no ambiente escolar.

A criatividade pode ser traduzida como a capacidade de alcançar algo novo e valioso. E essa ideia se aplica às ações de qualquer ser humano, para que se possa ser criativo na formulação de teorias e na resolução de problemas. É verdade que alguns indivíduos nascem com uma predisposição genética para serem criativos, mas a exposição a uma variedade de experiências também é necessária para que uma pessoa seja flexível, sensível e original — fatores que impulsionam a criatividade. Portanto, quanto mais nosso lado criativo for estimulado, mais criativos seremos.

Como incentivar salas de aula criativas que atendam aos interesses dos alunos?

Entenda as necessidades e interesses dos alunos

Primeiro, o professor deve entender que é um mediador do conhecimento e deve passar informações que levem em conta a bagagem do aluno. É preciso se colocar no papel de criança ou adolescente para saber quais são suas necessidades e interesses para que você possa planejar uma aula que leve em consideração o perfil dos alunos. Também é preciso respeitar o ritmo de aprendizagem do aluno, o que significa criar um ambiente que transmita confiança a todos, para que todos se sintam motivados a colaborar no aprendizado do colega – condição que permite o crescimento coletivo.

Personalize sua experiência de aprendizado

Muitas vezes, um aluno tem dificuldade de se desenvolver à frente do conteúdo porque os métodos tradicionais de ensino não atendem às suas necessidades. Neste contexto, recomenda-se investir na personalização da experiência de aprendizagem, proporcionando um ambiente escolar flexível que esteja de acordo com a realidade do aluno e que o apoie na criatividade. Tudo deve começar com uma comunicação simplificada usando exemplos que fazem parte do dia a dia do aluno, como filmes, músicas e séries, o que melhora sua compreensão.

Os educadores também podem implementar o Desenho Universal para a Aprendizagem, metodologia que propõe a criação de um ambiente rico de aprendizagem, sem barreiras e acessível a todos os alunos, com experiências que trazem a possibilidade de sucesso individual e coletivo.

Como ser um professor mais criativo?

Em tempos de ensino remoto por conta da pandemia, fica ainda mais desafiador para os professores prender a atenção dos alunos e estimular a criatividade. Mesmo após esse período, será necessário que a educação atual adote novas técnicas e ferramentas de ensino que explorem e apoiem o uso da criatividade. Para isso, a escola e os educadores podem recorrer a diversos recursos, como plataformas educativas com materiais contextualizados que retratam a realidade da nova geração de alunos. Outra opção é a gamificação, onde o aprendizado acontece por meio de jogos, o que estimula uma abordagem mais exploratória e garante a diversão da turma.

O futuro pertence aos criadores porque eles são responsáveis ​​por criar inovações que mudam o mundo. Estimular a criatividade em sala de aula é, portanto, fundamental para formar pessoas capazes de inovar e criar soluções para a comunidade em que vivem e para a sociedade como um todo. Sem contar que ao trabalhar essa habilidade, o jovem também aprimora suas habilidades sociais e ganha independência e coragem para lidar com diversas situações.