InícioEducaçãoDia Internacional do Estudante: a importância de lembrar desta data

Dia Internacional do Estudante: a importância de lembrar desta data

O Dia Internacional do Estudante é celebrado mundialmente no dia 17 de novembro. A data lembra os momentos em que alunos da antiga Tchecoslováquia enfrentaram as tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Em 17 de novembro de 1939, a Federação Central de Estudantes Tchecoslovacos foi invadida pelos nazistas. Vários dirigentes estudantis foram assassinados e outros levados para campos de concentração, onde sofreram com as cruéis torturas do Holocausto.

Qual é a origem do dia internacional dos estudantes?

Esta data foi criada em 1941 em Londres por iniciativa do International Student Council como uma homenagem ao trágico episódio de estudantes assassinados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial em uma universidade da ex-Tchecoslováquia.

Em 28 de outubro de 1939, durante a ocupação nazista, estudantes da Charles University em Praga organizaram uma manifestação para marcar o 21º aniversário da independência da Tchecoslováquia. O movimento foi brutalmente reprimido pelos alemães; 15 estudantes ficaram feridos e um morreu no hospital.

As forças alemãs permitiram que a família e amigos organizassem o funeral do estudante morto com uma procissão no centro de Praga. No dia, uma multidão de estudantes apareceu e o desfile se transformou em uma manifestação contra a ocupação nazista.

Os historiadores suspeitam que o governo alemão permitiu o funeral precisamente porque esperava uma manifestação e queria usá-la como desculpa para fechar as universidades tchecas e reprimir a rebelião acadêmica. Na verdade, eles não apenas fecharam as universidades, mas também prenderam mais de 1.200 estudantes que foram deportados para o campo de concentração de Sachsenhausen.

Em 17 de novembro de 1939, oito alunos e um professor foram executados sem julgamento. As faculdades permaneceram fechadas até o fim da guerra. Em 1941, dois anos após as manifestações e assassinatos de estudantes universitários em Praga, realizou-se em Londres, na Grã-Bretanha, um Conselho Estudantil Internacional com a participação de vários estudantes refugiados.

Neste dia, eles criaram o Dia Internacional do Estudante em 17 de novembro, data das execuções.