InícioDicas5 dicas para diminuir a inadimplência na sua escola

5 dicas para diminuir a inadimplência na sua escola

Uma questão preocupante, e que pode resultar em problemas de relacionamento e prejuízos a uma instituição de ensino, é a da inadimplência.

Em épocas de crise econômica, como a que o Brasil está atravessando atualmente, é comum que muitas as famílias precisem escolher para quais gastos dar prioridade, e nisso, a mensalidade da escola de seus filhos pode acabar ficando de lado.

Essa escolha pode ser explicada com base em leis, que protegem os alunos de serem afastados das instituições de ensino por motivo de inadimplência, quando o ano letivo ainda está em andamento.

Assim, em última instância, as escolas só podem tomar medidas drásticas, como a expulsão de alunos que os pais estejam em atraso com as mensalidade, ao final do período letivo.

Com a intenção de evitar esse tipo de atitude extrema, é importante pontuar alguns aspectos que devem ajudar a compreender a questão dos inadimplentes.

Primeiramente, não pagar a mensalidade da escola, não demonstra que os pais não se importem com a educação de seus filhos. Esse pode ser um sinal de, na verdade, os pais possam estar passando por um momento econômico complicado, no qual foi necessário dar prioridade à outras contas.

No entanto, uma escola também tem suas obrigações e possui despesas à pagar, como qualquer outra empresa, e para que isso ocorra, é primordial reduzir o índice de inadimplência em seu financeiro.

Conheça 5 dicas para diminuir o índice de inadimplência

1 – Estabeleça regras no ato da matrícula: É importante esclarecer os direitos e deveres dos pais de alunos desde o primeiro momento. Formule um documento por escrito, com um texto claro, prático e adequado ao serviço que a família está contratando. Cuide para que nesse documento constem todas consequências acarretadas ao se tornar inadimplente e disponibilize uma cópia online, no caso de eventuais dúvidas por parte dos pais.

2 – Utilize boletos e outras maneiras de facilitar o pagamento: Em uma rotina cada vez mais corrida, na qual boa parte das pessoas cumprem suas tarefas utilizando ferramentas eletrônicas, é importante efetuar a cobrança da mensalidade de sua escola das formas mais práticas. Trabalhe com boletos que possam ser pagos no maior número possível de agências bancárias e também por agendamento eletrônico. Assim os pais tem a possibilidade de parcelar suas contas, se necessário.

3 – Crie programas de premiações para quem paga em dia: Uma saída eficiente para evitar e diminuir o índice de inadimplência, é premiando as famílias que não atrasam as mensalidades. Ofereça descontos aos pais que pagam a mensalidade antes da data antes do vencimento e dê prêmios de maneira cíclica, mensalmente ou anualmente, aos filhos daqueles que mantém suas contas sempre em dia.

4- Negocie dívidas: Se o caixa da sua empresa permite ser maleável em alguns casos específicos, faça isso. Muitos pais atrasam as contas, mas tem a total intenção de quitá-las, ainda que mais tarde. Sendo assim, abra exceções quando necessário, garantindo o pagamento mesmo que tardio de algumas mensalidades e com um maior número de parcelamentos.

5 – Utilize ferramentas tecnológicas para lembrar do pagamento: Utilizando o aplicativo do Connect Escolas, você tem em mãos uma ferramenta poderosa que pode te ajudar a diminuir a inadimplência na sua escola. Utilize nossas funções Agenda Digital e Comunicação para lembrar aos pais e responsáveis a data de vencimento da mensalidade.

O bom relacionamento com os pais pode evitar a inadimplência na sua escola

Desde o momento da matrícula, é fundamental investir no bom relacionamento com as famílias dos alunos, não só pelo bom andamento das atividades em sala de aula, mas também para questões administrativas e financeiras.

É importante que sua escola mostre o como cada aluno é único, fazendo com que os pais se sintam também especiais e bem atendidos.

Estudiosos da área de marketing e comportamento dos consumidores apontam que, a cada dia, as pessoas estão mais exigentes com seus produtos e serviços. Por consequência, ao oferecer um serviço personalizado às famílias dos estudantes, elas se sentem imediatamente estimuladas a pagar em dia por isso.

Utilize nosso aplicativo do Connect e encontre soluções criativas e eficientes, que possam ajudar a melhorar o engajamento dos pais de alunos, diminuindo assim a inadimplência na sua escola.