InícioEscolaAtendimento5 dicas para fazer um ótimo atendimento escolar

5 dicas para fazer um ótimo atendimento escolar

Seja em escolas públicas, sejam em instituições particulares, uma das principais dúvidas nesses ambientes diz respeito a forma como o atendimento deve ser feito. Em termos gerais, o mecanismo de atendimento e as principais questões relevantes sobre o assunto devem ser baseados nos procedimentos de atendimento de qualquer empresa. Isto é, é necessário perceber que a escola é sim uma empresa e como tal necessita contar com um protocolo de atendimento adequado a sua realidade.

No que concerne ao atendimento escolar, outro ponto relevante refere-se a capacidade dos envolvidos reconhecer que precisam adaptam as suas ações de atendimento acorde as necessidades dos membros do público-alvo. É lógico que o atendimento prestado ao estudante é diferente em escolas de educação infantil se comparado ao atendimento à família. No entanto, essas diferenças não são tão proeminentes em instituições de ensino superior, cursos pré-vestibulares, entre outros.

Ainda de acordo com a realidade acadêmica, é indispensável gerar um bom atendimento na escola. Esse é de extremo interesse para fidelizar os alunos, captar alunos em potencial, potencializar a comunicação entre a escola e o núcleo familiar.

Está com dúvidas sobre como melhorar o atendimento escolar? Então, fique conosco e preste atenção nas dicas que serão fornecidas a seguir. Elas são relevantes para que a sua escola agregue valor ao atendimento e promova uma melhor educação.

5 elementos para realizar um bom atendimento escolar

Um dos fatores que determinam o sucesso ou o fracasso de uma instituição de ensino é o atendimento. Este fator não afeta unicamente as escolas, qualquer empresa que realiza atendimento ao público necessita contar com um atendimento diferenciado, favorável e que proporcione retorno positivo às pessoas.

Um atendimento escolar de qualidade conta com cinco elementos primordiais:

1. Conhecimento acerca do serviço educacional oferecido.
  2. Respeito, cordialidade, cortesia e educação no tratamento com o público.
  3. Reconhecimento dos procedimentos adotados pela escola em termos de orientação e organização.
  4. Contar com recursos materiais suficientes para desempenhar as atividades de atendimento.
  5. Possuir ferramentas tecnológicas que promovam um melhor exercício profissional.

Após conhecer quais são os pilares de um bom atendimento, é preciso ponderar se a sua instituição de ensino conta com essas bases. É claro que o desenvolvimento dos mesmos varia de instituição para instituição, contudo, é primordial que todas possuam esses elementos.

A compreensão dos elementos permite adentrar a forma como realizar um atendimento de qualidade. Veja a seguir, as cinco dicas essenciais que qualquer instituição de ensino deve seguir para alcançar bons resultados.

Dicas para um atendimento escolar otimizado

• Orientação e treinamento

Algo indispensável em qualquer empresa que deseja se destacar no campo do atendimento é proporcionar uma correta orientação e treinamento aos seus colaboradores. Além dessas ações positivas, é importante considerar a cobrança como parte das atividades dos gestores de centros educacionais. Assim, quando necessário, é importante cobrar resultados e ações proativas em busca de um melhor atendimento escolar.

A disponibilização de um eficiente serviço de atendimento ao consumidor é uma medida eficiente, contudo, demanda conhecimento e preparo por parte dos atendentes. A escola deve proporcionar um adequado canal de contato que permita emitir críticas, esclarecer dúvidas, encaminhar sugestões. Essa prática permite potencializar o atendimento.

• Preparo de porteiros e pessoal de operações

Além de prestar atenção na qualificação do atendimento de professores e profissionais envolvidos na educação dos estudantes, é importante que a escola priorize a orientação dos colaboradores operacionais. Proporcionar a informação adequada para que estes possam esclarecer dúvidas quanto ao funcionamento da escola também é indispensável para um bom atendimento.

• Procedimentos de secretaria bem esclarecidos

É necessário que haja clareza nos procedimentos a serem efetuados na secretaria acadêmica. A adoção de procedimentos padronizados facilita o contato com as pessoas que demandam atendimento. Além disso, agiliza as ações, evita a formação de filas e diminui a chance de insatisfação. Outro ponto relacionado a este assunto é o encaminhamento das pessoas a outros setores. É primordial que os atendentes tenham plena ciência dos procedimentos e saibam o setor adequado para a resolução do problema da pessoa atendida.

• Perfeita organização de uma agenda escolar e um calendário

Uma escola organizada deve ter um calendário bem planejado e uma agenda organizada. Nesses, devem ser incluídos eventos, reuniões, atividades relevantes do ciclo escolar, entre outras informações fundamentais na vida acadêmica dos alunos. Além disso, devem estar explicados o período de atendimento da secretaria, direção, coordenação e outros setores da instituição.

O uso de ferramentas como um potente aplicativo escolar fornece diversos benefícios à escola. Alguns deles são o controle de presença, envio de mensagens instantâneas, mecanismos de compartilhamento de arquivos.

Quer saber mais informações sobre a melhor alternativa para potencializar a comunicação entre a escola, alunos e família? Entre em contato conosco e solicite mais informações.