InícioAmbiente escolarLivros interativos: como eles podem auxiliar na educação?

Livros interativos: como eles podem auxiliar na educação?

Diante do desafio de prender a atenção de crianças e adolescentes que passam cada vez mais tempo online, os livros interativos são uma das muitas ferramentas que podem auxiliar os educadores. Entre outras coisas, esses materiais interativos podem envolver os alunos tornando o processo de ensino e aprendizagem mais estimulante e divertido.

Entenda melhor o que são livros interativos e alguns de seus principais benefícios para alunos e professores!

O que são os livros interativos?

Quais são as principais vantagens desses materiais?

Além de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, os livros interativos mudam à medida que os alunos se movem por eles, contribuindo para uma aprendizagem personalizada. Eles permitem que os alunos construam conhecimento a partir da exposição ao conteúdo em formatos mais interessantes e aprendam de forma mais eficaz à medida que os materiais se adaptam às suas necessidades.

No entanto, os benefícios dos livros interativos não se limitam aos alunos. Veja abaixo como eles podem beneficiar professores e sua escola também!

Aumentam o envolvimento dos alunos com as atividades didáticas

O interessante desses materiais é que eles permitem que os alunos façam atividades e leituras em qualquer lugar usando tablets, celulares ou laptops. Além disso, o conteúdo é planejado e criado pensando no perfil dos nativos digitais. Estão, portanto, disponíveis em formatos atrativos e permitem-lhes assumir uma posição mais ativa na aprendizagem. Dessa forma, o aprendizado se aproxima das atividades que os alunos estão acostumados a fazer em seu tempo livre, tornando-se, assim, mais prazeroso e estimulante.

Tornam o aprendizado mais rico e eficaz

Como mostramos, com acesso a diversos conteúdos dinâmicos e adequados ao seu perfil, os alunos tendem a se sentir mais interessados ​​em aprender, mais engajados no aprendizado e mais engajados nos estudos.

Devido à facilidade de uso dos livros interativos, há uma tendência de que eles se tornem mais presentes na rotina dos alunos. Assim, eles aprendem naturalmente de forma mais eficaz e retêm melhor o conteúdo.

Facilitam o acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes

À medida que os alunos resolvem questões e percorrem os livros interativos, as informações sobre sua interação com o material são coletadas em relatórios de engajamento e desempenho. A partir deles, os professores podem acompanhar de perto o desenvolvimento dos alunos e das turmas. Isso possibilita dar um feedback mais preciso e entender com mais facilidade quais são as dificuldades e pontos fortes de cada um.

Com isso, eles conseguem ver com mais clareza o que precisa ser mudado para melhorar suas estratégias de ensino para serem mais eficazes e capazes de atender às necessidades de seus alunos.

Trazem mais praticidade ao dia a dia

Como os livros interativos são acessíveis por meio de dispositivos eletrônicos, não há necessidade de carregar vários livros. Assim, além de não precisar carregar peso todos os dias, não corre o risco de esquecer materiais em casa e não conseguir fazer suas atividades na escola.

Este tipo de material também oferece outras propriedades muito práticas. É possível, por exemplo:

Anote e destaque facilmente no próprio livro;

Confira as respostas dos questionários sem sair da página;

Você pode facilmente encontrar informações em um livro;

Vá diretamente para a seção de interesse com um clique;

Veja as obras de mídia na página em que estão localizadas.

Oferecem recursos didáticos que facilitam o planejamento dos professores

Além de respostas e instruções, a versão do professor também inclui sugestões de planejamento de aulas, incluindo os recursos exclusivos dos livros interativos. Os professores que lutam para integrar recursos digitais em suas salas de aula encontrarão dicas para ajudá-los a usar livros interativos para melhorar suas práticas de ensino e o envolvimento dos alunos.

Permitem que os alunos tenham mais autonomia

Com livros interativos, os alunos podem direcionar seu aprendizado à medida que avançam no conteúdo e podem se aprofundar em tópicos que os interessam ou têm mais dificuldade com eles. Os alunos também podem verificar instantaneamente as respostas às atividades e identificar problemas aos quais precisam prestar mais atenção. A partir disso, é possível buscar mais informações no livro e caso não sejam suficientes, podem tirar suas dúvidas com os professores.