InícioEscolaComo descobrir o público alvo da sua escola?

Como descobrir o público alvo da sua escola?

Escolher uma escola onde as crianças vão estudar é uma das decisões mais importantes para uma família. As famílias estão cada vez mais exigentes. Eles querem saber qual é a proposta pedagógica da instituição escolar, como é abordado o conteúdo da sala de aula, quais atividades e projetos estão previstos para o ano, como funciona a segurança da escola, se a escola possui, entre outras coisas, meios tecnológicos.

Outras características que são levadas em consideração antes de tomar uma decisão final. Você tem certeza de quais são as necessidades de seus clientes hoje? Você saberia como descrever o público alvo da sua escola? Se a resposta for “não” ou “não tenho certeza”, temos algumas dicas valiosas para criar um plano de promoção e automatizar o processo de aquisição de alunos.

Realize uma pesquisa com às famílias

Antes de veicular qualquer evento comercial ou de marketing, faça uma pesquisa com os alunos e seus familiares para entender os motivos que os levaram a escolher sua escola e o que eles mais gostam na sua instituição de ensino. Aqui estão algumas perguntas sugeridas:

• Quais as principais características que você levou em conta ao escolher uma escola?
  • Por que você escolheu nossa escola?
  • O que mais te interessou durante a sua visita à nossa escola?
  • Que outras escolas você visitou antes de nos escolher?
  • Como você percebe nossos preços?
  • O que você acha da nossa infraestrutura? O que podemos melhorar nele?
  • Que palavras vêm à sua mente quando você pensa em nossa escola?
  • O que você acha do nosso corpo docente?
  • Nossa comunicação é eficaz? Como podemos melhorar?

Com a pesquisa em mãos, você poderá definir o público-alvo da sua escola e trabalhar de forma mais assertiva nas suas ações comerciais e de marketing e avaliar toda a sua estratégia de captação de alunos.

Descreva dois tipos de perfis: um voltado para alunos (consumidores) e outro para pais (clientes). Dependendo do nível de escolaridade, o aluno tem grande influência na tomada de decisão dos pais. Tente descrever bem o perfil, por exemplo: “pais de 30 a 40 anos com renda mensal média de 3.000 reais, que se preocupam principalmente com a segurança e alimentação dos filhos, buscam educação em tempo integral porque ambos trabalham todos dias”.

Atendimento diferencial e capacitado

Sabemos que a partir do segundo semestre os pais começam a procurar escolas para seus filhos; portanto, sua escola deve estar pronta para atendê-los. O primeiro passo é organizar sua equipe e traçar um plano de atendimento, desde o primeiro contato com os pais/responsáveis ​​até a celebração do contrato.

O mais importante neste processo de captação de alunos é saber quem são os seus clientes e tentar agendar visitas com famílias que realmente correspondam ao perfil do seu público-alvo. Muitas vezes a escola não quer repassar a mensalidade por telefone e acaba aceitando visitas de famílias que não têm condições de pagar pelos serviços. Esse é um exemplo muito comum e recorrente durante as campanhas de cadastro.

No entanto, é importante que você colete os dados das famílias que entrarem em contato com a sua escola antes de repassar qualquer informação por telefone, e-mail ou WhatsApp. o que eles estão procurando? Como eles conhecem a escola? Quais são as suas principais preocupações? Eles estão procurando uma escola mais barata ou uma escola melhor nas proximidades? Liste todas as questões estratégicas para que sua escola construa um bom cenário, entenda o perfil das famílias e verifique se a escola realmente tem condições de atendê-las.

A equipe de atendimento deve estar bem preparada e ter todos os argumentos em mãos, principalmente nessa fase em que a família faz o primeiro contato com a escola. A equipe terá pouco tempo para entender o perfil da família e convencê-la a visitar a instituição de ensino. Por isso, é fundamental tirar as principais dúvidas das famílias, pois, além de garantir visitas mais qualificadas, a escola tem o interesse em ajudá-las a tornar o atendimento amigável e personalizado.

Pesquisa em redes sociais e site

A Internet é o primeiro lugar onde as famílias fazem suas pesquisas sobre a escola antes de planejar uma visita. Nos dias de hoje, investir na divulgação digital é uma estratégia obrigatória para qualquer negócio que queira prosperar.

O primeiro passo é dar uma boa olhada no site institucional da escola: verificar se as informações estão atualizadas, se estão disponíveis todos os dados que as famílias mais procuram, se o site tem uma bela apresentação visual, se há são referências de pais/responsáveis ​​e alunos, entre outros. Quanto mais completo o site, maior a probabilidade de as famílias quererem saber sobre sua escola.

Como você já definiu o perfil do público-alvo da sua escola, já sabe quais são os pontos mais importantes a serem destacados no site. Também é preciso cuidar das redes sociais da escola e publicar conteúdos pelo menos três vezes por semana. Sugiro priorizar fotos e vídeos das principais atividades da semana, pois isso dará às famílias um entendimento prático da dinâmica da escola.

Visita guiada
Bem, esta é a parte mais crítica e importante do processo de recrutamento de estudantes. Se uma família estiver visitando sua escola, você já tem 50% de chance de fazer um acordo com ela. O mais importante é ter a equipe preparada e focar nas qualidades que a família mais procura ao visitar uma escola. Por exemplo, se os pais procuram segurança para os filhos, enfatize esse ponto durante a visita.

Para cada família, existe uma escola ideal que se adapta às suas necessidades. Entenda profundamente seu público-alvo, mantenha seus canais atualizados e atraia mais alunos ao longo do ano.