InícioEscolaGestãoComo a tecnologia pode ajudar a criar uma educação inovadora?

Como a tecnologia pode ajudar a criar uma educação inovadora?

A utilização de meios tecnológicos para apoiar o processo de ensino e aprendizagem é cada vez mais comum. A educação inovadora, forte tendência na área da educação, ganhou ainda mais força em 2020, quando as escolas tiveram que ser fechadas.

Atualmente, a inclusão dessas ferramentas é uma necessidade tanto para acompanhar as tendências pedagógicas quanto para atender aos diferentes perfis de crianças e adolescentes das últimas gerações. Portanto, professores e educadores precisam entender como usar esses recursos para apoiar a educação inovadora.

Tem dúvidas sobre o que significa esse termo e como você pode colocá-lo em prática? Os professores da sua escola não estão convencidos de sua importância? Para entender melhor o que é educação inovadora, quais são os desafios e oportunidades, como promovê-la e quais são os principais benefícios que oferece.

O que é educação inovadora?

Embora à primeira vista esse conceito se refira ao uso de tecnologia, a educação inovadora é muito mais do que isso. A partir dessa proposta, as escolas buscam formas de se reinventar para atender às novas demandas de crianças e adolescentes.

Para isso, as escolas estão focadas em transformar a forma como o conhecimento é construído e abrir oportunidades para que os alunos desenvolvam habilidades e competências que normalmente não são apoiadas pelos modelos tradicionais de ensino. Na prática, isso significa:

  • Evite apenas palestras, incentive a participação ativa dos alunos;
  • Projetos de design e workshops envolvendo a aplicação de conceitos teóricos;
  • Realizar atividades interdisciplinares que permitam aos alunos enxergar as conexões entre eles e ter uma aprendizagem mais holística;
  • Transmitir o conteúdo de forma contextualizada, ou seja, mostrar sua relação com o cotidiano dos alunos;
  • Desenvolver novos formatos de avaliação;
  • Apoie o ensino individualizado.

Crianças e adolescentes recebem, assim, uma formação integral, ou seja, adquirem conhecimentos teóricos, técnicos e socioemocionais. Além disso, eles se sentem mais motivados no processo de ensino e aprendizagem, se envolvem mais, o que leva a um melhor desempenho e aprendizado.

Quais são os principais desafios da educação inovadora?

Um dos desafios da educação inovadora é justamente atingir alunos com perfis tão diversos e possibilitar que todos se desenvolvam, cada um à sua maneira e no seu ritmo. Por conta disso, alguns professores relutam em implementar as mudanças necessárias por não saberem atender a todos os alunos.

Também temos que considerar as questões técnicas. Professores e outros profissionais nas escolas podem apresentar certa resistência em incluir essas ferramentas no ensino por não saberem como utilizá-las.

Além disso, alguns professores não sabem como adaptar suas salas de aula para incluir esses recursos. Afinal, isso requer uma mudança significativa nos procedimentos construídos e testados ao longo dos anos. Há também professores que ainda veem essas ferramentas com ceticismo, acreditando que podem distrair os alunos e atrapalhar o aprendizado.

Como o uso de novas tecnologias pode ajudar?

Apesar dos problemas com sua adoção, é preciso enxergar as novas tecnologias como aliadas no processo de ensino e aprendizagem. Afinal, eles beneficiam professores e alunos. Existem plataformas de aprendizagem que permitem a concretização de uma aprendizagem individualizada, por exemplo, para ir ao encontro das necessidades e dificuldades específicas de cada aluno. Além disso, eles oferecem aos professores uma visão detalhada para acompanhar o progresso do aluno.

Dessa forma, o trabalho dos professores é otimizado e eles têm acesso a dados precisos e sólidos que mostram o que podem mudar em suas práticas de ensino para torná-las mais eficazes. A tecnologia educacional também torna o aprendizado mais agradável e contextual para os alunos, permitindo que eles estudem em dispositivos com os quais estão familiarizados. Assim, contribuem para aumentar o engajamento e os motivam a dar o melhor de si durante os estudos.

Como motivar os professores a implementarem essa tendência?

O processo de implementação pode trazer desafios e resistências, como já mencionamos. Portanto, deve ser muito bem pensado e envolver todos os setores e especialistas da escola para que seja bem-sucedido. Confira algumas dicas de como fazer isso.

Entenda as necessidades dos alunos

Antes de iniciar a implementação de uma educação inovadora, é necessário entender o perfil e as necessidades dos alunos. Assim, é possível escolher as ferramentas mais adequadas e traçar estratégias que provavelmente serão mais eficazes em sua escola. Como resultado, os professores se sentem mais confiantes em defender mudanças.

escute o professor

Isso é necessário porque os professores seguem as orientações da escola definidas no projeto pedagógico, são responsáveis ​​por planejar as aulas e facilitar o uso diário dos equipamentos pelos alunos. Por isso, conte com a colaboração deles para que essa transformação aconteça na sua escola.

Apoiar a formação de pessoal técnico e pedagógico

Independentemente dos recursos e ferramentas escolhidos para apoiar a aprendizagem inovadora em sua escola, professores e técnicos precisam saber utilizá-los. Assim, eles podem explorá-los da melhor maneira possível e se sentir mais à vontade com a ideia.

Obtenha a infraestrutura certa no lugar

É essencial garantir que professores e alunos tenham acesso a tudo o que é necessário para que as estratégias sejam implementadas conforme o planejado, sem dificuldades e problemas. Isso pode incluir uma boa conexão com a Internet, dispositivos eletrônicos, software e plataformas de aprendizado. As novas tecnologias podem ser aliadas valiosas para os professores que desejam promover uma aprendizagem inovadora em suas salas de aula. Para colher os benefícios, é importante ter os recursos certos, boa infraestrutura e orientação de quem entende do assunto para preparar sua escola e deixar os professores à vontade com a transformação.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares

Comentários Recentes