InícioEducaçãoComo o ensino lúdico ajuda no aprendizado de alunos?

Como o ensino lúdico ajuda no aprendizado de alunos?

O ensino é um processo muitas vezes enigmático e confuso, que precisa do uso da metodologia de ensino correta para envolver e auxiliar o aluno a compreender diferentes tipos de conhecimento. Para as crianças pode ser ainda mais desafiador porque elas não estão totalmente desenvolvidas e todo conhecimento pode ser completamente novo, por exemplo, aprender a ler e escrever. Então tem algumas práticas como o ensino lúdico na alfabetização que podem ajudar muito.

No post a seguir, você entenderá o que é esse conceito e por que ele é tão importante. Descubra também como atividades lúdicas pode ser aplicado na prática e que efeitos tem nos alunos.

A importância na alfabetização

O processo de alfabetização começa basicamente aos 6 anos de idade, quando a criança entra em contato com as letras para conhecer as palavras e saber lê-las e escrevê-las. Depois de dominar essas habilidades, ele então entra no processo de alfabetização, onde aplica os conhecimentos de leitura e escrita em sua vida.

Mas, para que isso aconteça, existe uma conexão entre os processos cognitivos da criança e as práticas de letramento que, quando utilizadas em conjunto, constroem as bases para a própria alfabetização. Assim, é possível inserir fontes de ludicidade para apoiá-la.

Como utilizar a metodologia lúdica?

Geralmente, quando pensamos no lúdico, pensamos em jogos e diversão, além de associar as práticas ao conceito de fantasia. De fato, a palavra tem esse significado, mas no caso da alfabetização pode ir além. Os processos cognitivos utilizados na aprendizagem também estão relacionados com a percepção das emoções. A humanização na alfabetização é, portanto, uma forma de melhorar o ensino porque utiliza tanto o racional quanto o emocional. Graças a isso, a criança consegue absorver melhor o conhecimento e aplicá-lo na prática.

Além disso, o uso de brinquedos também ajuda a motivar as crianças a se envolverem em determinadas atividades, incluindo o processo de leitura e escrita.

Como aplicar na prática essa metodologia?

A ludicidade na alfabetização pode ser aplicada de diversas formas. Confira abaixo alguns deles e perceba sua importância.

Roda de histórias

Ao contar histórias, as crianças podem entrar em contato não apenas com novas palavras, mas também com sua imaginação. Afinal, as histórias os estimulam a pensar sobre os personagens e suas ações. Assim, também é possível utilizar elementos familiares da história, para ler e escrever palavras.

Teatro para se expressar e contar histórias

Com o teatro é possível estimular as crianças a criarem suas próprias histórias. Nesse caso, eles podem participar como personagens ou construindo fantoches. Além de trabalhar funções como a memória, eles também podem aplicar habilidades de leitura e escrita. Por exemplo, em um teatro de marionetes de letras, eles podem ser estimulados a construir personagens como as letras do alfabeto, aprender suas formas e também usar diferentes materiais para criar, o que ajuda a desenvolver outras habilidades manuais.

Música como estímulo

A música é outro recurso lúdico bastante utilizado e com resultados efetivos como o estímulo à memória e à concentração. Nesse caso, com seu uso na alfabetização, é possível trabalhar com músicas que a criança já conhece, com o objetivo de utilizar palavras conhecidas para aprender a ler e escrever.

Recursos e ferramentas digitais

Com alunos nativos digitais, muito se tem discutido nas escolas sobre o processo de ensino, utilizando a tecnologia como suporte. Nesse caso, a aplicação de recursos que incluem o conceito de gamificação foi amplamente utilizada.

Como os jogos geralmente já fazem parte do cotidiano dos alunos, o uso de recursos lúdicos em ferramentas digitais – como personagens, narrativas de jogos e conclusão de missões – ajuda a promover o engajamento, além de estimular o aprendizado.

Além dos jogos, esses recursos podem ser utilizados em plataformas que apoiem a ludicidade na alfabetização e em outras fases da educação.

Quais são os impactos no desenvolvimento dos alunos?

Os benefícios do uso da ludicidade na alfabetização são variados. Confira abaixo alguns e porque é importante adotar essa prática na sua escola!

Trabalho em grupos

Muitas atividades lúdicas são feitas em equipe. As crianças podem, assim, aprender a viver em grupos e trabalhar juntos. No caso da alfabetização, é uma forma de envolver toda a turma ao mesmo tempo no processo.

Explorar novas habilidades e talentos

Quando a criança realiza atividades lúdicas, é possível descobrir novas habilidades, conhecer seus gostos e desenvolver seus talentos. Além disso, um grande estímulo à imaginação é uma das melhores maneiras de fazê-la ler.

Facilita a alfabetização

O processo de alfabetização muitas vezes envolve a repetição de letras e palavras, além da prática da escrita, para que ocorra a memorização. Porém, quando o lúdico é incluído, o processo pode se tornar mais fácil e interessante, pois a criança pode associá-lo a outros elementos de fantasia e memórias divertidas.