InícioEscolaGestão5 métodos para que a educação fique em primeiro plano em sua...

5 métodos para que a educação fique em primeiro plano em sua IE

Cada escola é um ecossistema próprio, conhecido apenas por quem estuda e trabalha lá. Por isso, poderíamos compartilhar aqui 50 ações para manter a disciplina escolar, todas totalmente inadequadas para a sua realidade.

Na internet você encontra vários textos que fazem isso, uma receita de bolo, como colocar a disciplina escolar em ordem. Mas como fazer uma receita quando cada escola tem ingredientes diferentes? Por isso vamos trazer aqui técnicas pedagógicas e administrativas para destacar a disciplina escolar e colocá-la em pauta. Se a sua escola está sofrendo de problemas disciplinares, este deve ser o seu primeiro passo.

Confira agora alguns métodos:

1 – Identificação dos métodos de medição da disciplina escolar

Para começar, você precisará medir sua matéria escolar. É importante saber:

Quais são as características da indisciplina – que problemas você tem? Discussões com professores, conversas paralelas, bullying, violência?

Onde acontecem os momentos de indisciplina? Em aula? Quando selecionado? Ao mudar de turno? Ao sair da escola? Na quadra ou em outras áreas da escola?

Quais são as principais causas da indisciplina? – Ambas as situações e os alunos vêm aqui. Como é realizada a formação de professores? Existem alunos problemáticos que todos os professores conhecem?

Como essa indisciplina é caracterizada no regimento? – Para efeitos de aplicação de medidas disciplinares, as situações não disciplinares devem estar descritas no regulamento da escola.

Quais são as medidas para reduzir a indisciplina? – Levando em conta o regimento escolar, existem punições para quem comete indisciplina.

Como monitorar o resultado das medidas tomadas? – A partir do momento em que você toma medidas para reduzir a indisciplina, você deve medir os resultados de suas ações.

Este é um esboço de um plano para ajudá-lo com a disciplina escolar. Use isso como base e construa mais de acordo com as necessidades da sua escola!

2 – Peça ajuda a quem lida com os alunos

Ninguém saberá melhor do que os professores como a indisciplina escolar se manifesta em suas aulas. Da mesma forma, ninguém sabe melhor do que o pessoal do refeitório como a indisciplina se manifesta nesse ambiente. A cada momento de indisciplina e desordem, alguém na escola sente seus efeitos e provavelmente presencia tudo o que acontece.

Essas pessoas são seus principais aliados na escola. Sempre inclua essas pessoas em suas reuniões para ter uma visão mais profunda de como a indisciplina se manifesta.

3 – Sempre leve o assunto a uma reunião colegiada

Essas pessoas, suas aliadas na disciplina escolar, deveriam ser convidadas para discutir esse assunto na faculdade. E o colegiado, sempre que possível, deve propor soluções que vão contra a disciplina escolar.

Com base nessas opiniões divergentes, medidas formais também são apresentadas no colegiado.

4 – Não se esqueça de aplicar medidas educativas

Esse é um ponto específico que pode variar de escola para escola, mas é fundamental que a falta de disciplina escolar tenha consequências para os alunos. Lembra quando falamos sobre como a escola é um ambiente educacional e de aprendizagem? Isso significa que os alunos estão constantemente aprendendo. O ensino também apresenta as consequências das ações tomadas. Não negligencie esta parte!

O que são essas medidas educacionais varia de escola para escola. O que importa é que tem consequências.

5 – Ouça os alunos

Crianças e adolescentes estão cheios de energia. A desordem e a indisciplina escolar decorrem muitas vezes dessa necessidade de correr, brincar e se expressar.

Portanto, um dos passos básicos para melhorar a disciplina escolar é ouvir os alunos e entender suas queixas. Claro, haverá vários, e muitos deles não terão nada a ver com questões disciplinares. Por isso é importante envolver os profissionais que mais lidam com os alunos, como pedagogos, psicólogos e professores. Problemas com disciplina escolar afetarão diretamente seu relacionamento com pais e responsáveis.