InícioEducaçãoComo abordar o dia nacional dos animais na sala de aula?

Como abordar o dia nacional dos animais na sala de aula?

O dia nacional dos animais é comemorado nesta terça, dia 14 de março, uma data importante para que as escolas dediquem um momento para educar seus alunos a importância de cuidar, preservar e respeitar os animais. E uma maneira interessante e divertida de aplicar esses ensinamentos são por meio de atividades lúdicas, rodas de histórias, e até mesmo visita dos pets dos alunos em aula.

A importância de celebrar o dia nacional dos animais

O dia nacional dos animais tem como principal objetivo estimular a conscientização das pessoas a respeito da importância dos cuidados que devem ser destinados tanto aos animais domésticos quanto aos silvestres e exóticos. Um fato inegável é que cada vez mais pessoas tem aberto um espaço para que os pets entrassem em suas vidas, sejam eles cães, gatos ou alguma outra espécie. O importante é conscientizar o público da importância que é cuidar de cada animalzinho.

Como abordar o tema na sala de aula?

Um meio de se explorar o tema dentro da sala de aula, pode ser feito tanto por meio de matérias como ciência e história, como também por meio de atividades dinâmicas que incentivem a criatividade e a dinâmica dos alunos em grupo, seja por meio de rodas de conversas e histórias sobre seus pets, atividades lúdicas e um outro meio interessante de se aprofundar no tema é a de permitir que na data comemorativa os alunos possam levar seus pets e apresenta-los para a sala de aula. Tendo isso em mente nós da Connect Escolas desenvolvemos um jogo da memória para que o dia nacional dos animais seja abordado de uma maneira interativa, basta salvar a imagem abaixo, imprimir e depois recordar e fazer de uma brincadeira um ensinamento para seus alunos: